Reavivados por Sua Palavra


Rute 1 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO  by Jeferson Quimelli
5 de dezembro de 2025, 1:30
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: Rute 1 – Primeiro leia a Bíblia

Rute 1 – BLOG MUNDIAL

Rute 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse aqui os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson



Rute 1 by Jeferson Quimelli
5 de dezembro de 2025, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/rt/1

A história de Rute é a história de uma família comum que sai de dolorosas tragédias para um lugar de amor e alegria.

Noemi e Elimeleque enfrentam uma decisão difícil: eles deveriam ficar na terra de Belém açoitada por fracas colheitas e passar fome, ou se mudar para a terra fértil, mas pagã, de Moabe? Seus filhos, Malom (doença) e Quiliom (desperdicio), são fracos e vulneráveis. No desespero de dar à sua família a melhor chance de sobrevivência, Elimeleque decide se mudar para Moabe.

Pouco tempo depois Elimeleque morre e Noemi se vê sozinha e com os sonhos destruídos. Ela quer que seus filhos se casem rapidamente e produzam herdeiros, então ela escolhe Rute e Orfa, duas moças moabitas com corações gentis e generosos. Quando Malom e Quiliom morrem, Noemi, de coração partido, decide retornar a Belém. Mas a tristeza, bondade e lealdade criaram laços poderosos entre as três mulheres. A fé, amor e bondade de Noemi foram uma inspiração para Rute. Ela escolhe deixar para trás sua casa, sua mãe, sua cultura e sua fé para cuidar da mulher que tão gentilmente cuidou dela.

Bondade, lealdade e capacidade de consolo mútuo durante as tragédias da vida são ingredientes importantes de todo relacionamento saudável. Como sua bondade, lealdade e conforto irão fortalecer um relacionamento importante hoje?

Karen Holford
Diretora de Ministérios da Família
Divisão Trans-Européia dos Adventistas do Sétimo Dia

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/rut/1
Tradução: Jeferson Quimelli/Luis Uehara



RUTE 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
5 de dezembro de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

1059 palavras

“O livro de Rute não é um romance, mas a história de amor reverente de uma jovem viúva pela mãe de seu falecido esposo. O tipo de amor demonstrado por Rute é o mais puro, altruísta e extraordinário” (CBASD, vol. 2, p. 445).

“O relacionamento entre sogra e nora é tema de muitas comédias, mas entre Rute e Noemi houve um relacionamento de natureza bem diferente. … A nora Rute mostrou uma devoção que revelava os belos traços de caráter tanto dela quanto de Noemi, rompendo com todos os laços familiares e étnicos para acompanhar a estimada sogra. Ao contemplar pela última vez os campos férteis de sua pátria, com profunda demonstração de afeto, Rute exclamou: ‘O teu povo é o meu povo; o teu Deus é o meu Deus’ (Rt 1:16). Então, pôs-se rumo a uma terra estranha, unindo-se com o verdadeiro povo de Deus e tornando-se Sua fiel adoradora. […] Definitivamente, é uma história repleta de magníficos exemplos de fé, piedade, humildade, diligência e amabilidade, reveladas em eventos comuns da vida. […] Os israelitas, pelo estudo dessa narrativa, deveriam ter compreendido o plano de Deus para a salvação de pessoas de todas as nações, que aceitariam, como a moabita Rute, o Deus cujo caráter lhes teria demonstrado pelo testemunho de Seus servos. Dessa forma, era plano de Deus que muitos alcançassem uma transformação de caráteer que os tornasse individualmente preparados para ser cidadãos do eterno reino de Cristo” (CBASD, vol. 2, p. 448, 449).

“O fato de Rute, a bisavó de Davi, ser moabita provavelmente explica por que Davi tenha colocado seus pais sob a a proteção do rei de Moabe quando fugia de Saul (CBASD, vol. 2, p. 445).

Tempo da história e da escrita e autor: Embora Rt 4:22 leva a crer que o livro foi escrito durante o reinado de Davi, o v. 21 indica que ela ocorreu no início do período dos juízes (Boaz era filho de Raabe). O tempo, o estilo de escrita e outros elementos literários indicam que o autor do livro foi Samuel, assim como o de Juízes, provavelmente fazendo conexão entre o tempo de Josué com o da monarquia judaica. Os nomes de Elimeleque e de Noemi (v. 2) são muito significativos. Elimeleque, “meu Deus é rei”, reflete a vida piedosa dos pais de Elimeleque e podem indicar até um reconhecimento a Deus como único e legítimo rei de Israel, numa época em que muitos israelitas já cogitavam um rei humano. Noemi, “agradável”, ou “meu deleite”, indicava que seus pais tiveram muita alegria no nascimento da filha, em uma época que os pais hebreus se regozijavam no nascimento de filhos homens (CBASD, vol. 2, p. 451, 452).

1 fome. Uma das consequências que os israelitas estavam sofrendo por quebrar a aliança com Deus (Lv 26:26; Dt 28:38-42). Bíblia de Estudo Andrews.

2 Noemi. Seu nome quer dizer “agradável”. Bíblia de Estudo Andrews.

7 saiu, pois, ela. A atitude do cristão deve ser a mesma de Noemi: sair do lugar inadequado e trilhar o caminho que conduz aonde Deus quer que ele vá. Como Noemi se dirigiu para a Canaã terrestre, o povo de Deus precisa pôr-se a caminho da Canaã celestial; e, ao empreender essa viagem, levar outros que, à semelhança de Rute, dirão: “Teu povo é o meu povo, teu Deus é o meu Deus” (v. 16) (CBASD, vol. 2, p. 452).

que sejais felizes. A ARC traduz “que acheis descanso”, como a KJV. O descanso, ou felicidade, a que Noemi se referiu não deveria ser encontrado no lar de suas mães, mas em seus próprios lares – “cada uma em casa de seu marido”. Quando os judeus falavam de uma mulher encontrando descanso, estavam se referindo ao casamento (ver tb Rt 3:1) (CBASD, vol. 2, p. 453).

14 Rute se apegou. Feliz é a sogra que conquista suas noras, em vez de afastá-las (CBASD, vol. 2, p. 454).

16 não me instes A resposta de Rute se destacou como a nota tônica de todo o livro. … Não é simplesmente o amor de Rute por sua sogra que a levou a se apegar a ela. Rute se deu conta de que era a fé de Noemi que a tornara uma mulher notável. Rute, com determinação, decidiu-se pelo Deus verdadeiro: “…o teu Deus é o meu Deus”. É difícil encontrar declaração mais sublime de amor e devoção (CBASD, vol. 2, p. 454).

o teu Deus é o meu Deus. O único conhecimento do verdadeiro Deus que Rute possuía era o que ela havia testemunhado na vida de Noemi e dos demais membros de sua família. Esta é a maneira pela qual Deus sempre se revela aos seres humanos: mediante a demonstração do poder de Seu amor operando na vida de pecadores arrependidos e transformados. O poder transformador do amor divino é o melhor argumento em favor da verdade. Sem ele, a religião não passa de “bronze que soa ou […] címbalo que retine” (1Co 13:1) (CBASD, vol. 2, p. 454).

19 não é esta Noemi? …quando seus conterrâneos indagaram “Não é esta Noemi?”, o que queriam dizer era: “Esta é Noemi, voltando sozinha e viúva?” Parecia inacreditável que tanto o esposo quanto os dois filhos tivessem morrido (CBASD, vol. 2, p. 455).

Deus te abençoe a ter um amor verdadeiro, profundo e fiel como o de Noemi e Rute. Este é o amor eterno.

20 Mara. O nome descreve uma mulher cheia de amargura. Bíblia de Estudo Andrews.

1:20, 21 Noemi havia experimentado grandes dificuldades. Ela havia deixado Israel casada e segura; ela retornou viúva e pobre. Noemi mudou seu nome para expressar a amargura e a dor que sentia. Noemi não estava rejeitando a Deus ao expressar abertamente sua dor. No entanto, ela parece ter perdido de vista os tremendos recursos que tinha em seu relacionamento com Rute e com Deus. Quando você enfrenta tempos difíceis, Deus acolhe suas orações sinceras, mas tenha cuidado para não ignorar o amor, a força e os recursos que Ele fornece em seus relacionamentos atuais. E não permita que a amargura e a decepção o impeçam de enxergar suas oportunidades. Life Application Study Bible Kingsway.

1:22 Belém ficava a cerca de oito quilômetros a sudoeste de Jerusalém. A cidade era cercada por campos verdejantes e olivais. Suas colheitas eram abundantes. O retorno de Rute e Noemi a Belém certamente fazia parte do plano de Deus, pois nessa cidade Davi nasceria (1 Samuel 16:1) e, como previsto pelo profeta Miquéias (Miquéias 5:2), Jesus Cristo também nasceria lá. Essa mudança, portanto, foi mais do que meramente conveniente para Rute e Noemi. Ela levou ao cumprimento das Escrituras. Life Application Study Bible Kingsway.



Rute 01 — Rosana Barros by Ivan Barros
5 de dezembro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Disse Noemi: Eis que a tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada” (v.15).

O primeiro livro da Bíblia com o nome de uma mulher é justamente a história de uma estrangeira. Rute era moabita, descendente de Moabe (filho da relação incestuosa de Ló com sua filha mais velha, Gn.19:37). Devido ao período de fome no tempo “em que julgavam os juízes” em Israel, “um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos” (v.1). Elimeleque e Noemi, e seus filhos, “Malom e Quiliom, […] vieram à terra de Moabe e ficaram ali” (v.2). Por mais que as razões de Elimeleque sejam legítimas – afinal de contas, qual pai de família não deseja dar o melhor para os seus – a Bíblia não registra, contudo, que ele tenha consultado o Senhor. Não sabemos a causa de sua morte, mas certamente ela causou um grande abalo emocional à família, principalmente à Noemi.

Apesar de sua grande perda, ela ainda tinha “seus dois filhos, os quais casaram com mulheres moabitas” (v.3-4). Ao que tudo indica, mesmo sendo estrangeiras, elas receberam a aprovação de sua sogra, que as acolheu como filhas. Uma relação que se mostraria preciosa no futuro. A Bíblia também guardou silêncio sobre a causa da morte dos dois filhos de Noemi. O certo é que viúva e sem filhos, Noemi se viu obrigada a voltar à sua terra natal, quem sabe para viver da generosidade de seu povo. Suas noras, porém, insistiram em segui-la enquanto ela insistia que a deixassem e voltassem para a casa de seus pais. “Orfa despediu-se de sua sogra com um beijo, porém Rute se apegou a ela” (v.14). Aquela mulher moabita havia encontrado na relação com sua sogra um amor que ela nunca havia provado antes. E sua firme resolução é digna de ganhar destaque aqui:

“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem Lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” (v.16-17).

Foram estas palavras que convenceram Noemi de que Rute “estava decidida a acompanhá-la” (v.18). E a chegada daquelas pobres viúvas em Belém comoveu toda a cidade. O estado de espírito de Noemi era de uma pessoa sem esperança e, como ela mesma disse, cheia de “grande amargura” (v.20). Mara significa “amarga”, e assim ela considerava a sua deplorável situação. Viúva, sem filhos e preocupada com o bem-estar de sua amável nora, Noemi considerou seu infortúnio como uma manifestação da ira do Senhor. Um pensamento que encontramos, por exemplo, na experiência de Jó (Leia Jó 10:2). O grande conflito que envolveu a vida de Noemi e a de Jó teve o mesmo originador: Satanás; como a vitória final de ambos proveio da mesma fonte: Deus.

Temos que ter muito cuidado com nossas decisões quando elas envolvem toda a família. Consultar ao Senhor, hoje, deve ser tão real quanto o foi com Noé, com Abraão, com Moisés e com tantos outros que deram ouvidos à voz de Deus. A oposição de Satanás, o originador do mal, é constante e tem o objetivo final de nos destruir. Por isso a importância de permanecermos em Cristo. Noé salvou a sua casa do dilúvio, mas bastou desviar os olhos do Senhor por um instante para que sua embriaguez fosse a causa de uma maldição (Gn.9:24-25). Abraão saiu da casa de seu pai e foi à terra que o Senhor mandou, mas deu ouvidos à sugestão de sua mulher em detrimento da promessa divina (Gn.16:2). Moisés foi o homem mais manso da Terra (Nm.12:3), mas deixou que a impaciência e o orgulho dominassem o seu coração por um instante e isso o impediu de entrar em Canaã (Nm.20:12).

Talvez Noemi tivesse insistido com seu marido para não saírem do meio do seu povo. Talvez estejamos vivendo alguma situação indesejada ou sob a ameaça de vivê-la, não por nossa própria vontade, mas pelas circunstâncias familiares nas quais estamos envolvidos. E por mais que o sofrimento tenha alcançado a vida de Noemi pela morte de seus entes queridos; por mais que o inimigo tivesse arrancado seus bens e sua família, como o fez com Jó, aquela mulher carregava consigo um amor que constrangeu sua nora a tal ponto de não pensar em outro estilo de vida a não ser aquele que aprendeu com ela. E Rute foi para Noemi “melhor do que sete filhos” (Rt.4:15).

Rute declarou a Noemi que só a morte poderia separá-las. O objetivo de sua vida tornou-se servir a sua sogra e fazê-la feliz. E esse era considerado um sagrado privilégio para ela. É nosso privilégio erguer a cruz de Cristo bem alto e proclamar: Olhem e vivam! Porque o amor entre pessoas, por mais que seja genuinamente procedente da fonte divina, enquanto estamos aqui possui tempo de duração, pois, até que Cristo volte, a morte continuará agindo como um agente separador. Contudo, “nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm.8:38-39).

Seja por escolhas alheias ou por escolhas pessoais, se existem feridas difíceis de cicatrizar, escolha agora mesmo olhar para Cristo e viver. Mesmo no sofrimento, como Noemi, sejamos instrumentos do amor de Deus na vida de outros.

Senhor, nosso Deus, vivemos em tempos muito difíceis, pois a cada geração, nos tornamos mais frágeis em todos os sentidos. E muitas vezes os sentimentos tentam falar mais alto do que a fé. Ajuda-nos, Pai, para que nos momentos de aflição encontremos nem que seja uma mão bondosa para nos consolar! Ajuda-nos a não desviarmos os nossos olhos de Jesus, nem por um instante! Que, cheios do Teu Espírito de amor, sejamos bênção aos nossos semelhantes! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, amados!

Rosana Garcia Barros

#RUTE1 #RUTE01 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



RUTE 1 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
5 de dezembro de 2025, 0:30
Filed under: Sem categoria

RUTE 1 – A esperança desaparecida no livro de Juízes renasce no livro de Rute. Não foi nenhum juiz/libertador humano que resolveu o caos e anarquia israelitas. “A vitória final viria mesmo com Jesus, nosso divino Libertador, Juiz e Rei (ver Apoc. 5:9-14). Jesus foi descendente de Rute (Mat. 1:5), a mulher moabita que guardou a aliança de lealdade a Deus e às pessoas, durante o período dos ‘juízes’”, arrazoa Roy Gane.

Enquanto o povo de Deus andava na débil faísca de sua própria compreensão, a moabita Rute aprendeu a andar na luz da Palavra de Deus. É possível que pagãos possam avançar mais rápida e intensamente rumo à vontade divina do que os próprios cristãos. Incompreensivelmente! Embora a moralidade e a espiritualidade despencassem na vida do povo de Deus, a vida de Rute se elevou do paganismo para fazer parte do remanescente fiel que Deus sempre preservou na história mundial.

Assim como Raabe (de Jericó), Rute de Moabe converteu-se ao povo de Deus, abriu mão de seus ídolos, e de seu povo pagão para unir-se ao povo que Deus usava para atingir Seus elevados e nobres propósitos evangelísticos. Como Raabe e Rute, todos os pagãos poderiam experimentar os benefícios da conversão, e fazerem parte do povo que tinha a promessa divina de um galardão especial. Mas eles rejeitaram!

A história de Rute começa com a família de Elimeleque fugindo de Belém para as terras pagãs de Moabe. Ao invés de buscar a Deus, buscou-se refúgio entre pagãos (Rute 1:1-2); a única coisa positiva nesta decisão foi o casamento de seus filhos; pois a situação foi pior em Moabe do que era em Belém. Elimeleque e seus filhos morreram deixando Noemi com duas noras. Amargurada… Noemi decidiu retornar a Belém; Rute a acompanhou deixando tudo para trás (Rute 1:3-22).

Rute é moça de caráter. Determinada. Fiel. Segura. Comprometida. Sincera. Aquela situação deploravelmente triste da história de Noemi foi útil para salvar esta excelente jovem moabita, a qual tornou-se parte da genealogia de Jesus (Mateus 1:5).

O livro da ex-pagã Rute conta a história do remanescente fiel do período dos juízes, mostrando que Deus sempre tem os Seus – mesmo em meio ao caos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.