Filed under: Sem categoria
“Então, o povo dos filhos de José disse a Josué: Por que me deste por herança uma sorte apenas e um quinhão, sendo eu tão grande povo, visto que o Senhor até aqui me tem abençoado?” (v.14).
Mal havia iniciado a distribuição das terras entre as tribos e Josué precisou enfrentar a primeira manifestação de reclamação. Insatisfeitos com sua porção, a tribo de Manassés reclamou para si uma herança maior, alegando que Deus os havia abençoado, ou seja, que Deus os havia multiplicado. Não que sua herança fosse pequena. Pelo contrário, era uma das maiores. Mas dentro de seus territórios haviam regiões montanhosas e, portanto, de mais difícil acesso, e mais desafiadoras para expulsar os cananeus que habitavam “na terra do vale” e que possuíam “carros de ferro” (v.16). Josué, porém, não se deixou levar pela murmuração dos manassitas, mas usou o próprio argumento do tamanho da tribo: “Se és grande povo, sobe ao bosque e abre ali clareira na terra” (v.15), e os motivou a confiar na vitória sobre os cananeus: “porque expulsarás os cananeus, ainda que possuem carros de ferro e são fortes” (v.18).
Apesar de ter entrado em Canaã, é interessante observar que ainda era uma geração que precisava aprender a confiar plenamente no Senhor. Necessitava de força moral e fé firme. O que vemos, contudo, é um certo desleixo com relação à palavra do Senhor, que já havia dito e repetido da necessidade dos filhos de Israel expulsarem completamente os cananeus do meio deles. Mas “os filhos de Manassés não puderam expulsar os habitantes daquelas cidades, porquanto os cananeus persistiam em habitar nessa terra” (v.12). Percebem, amados? Os ímpios eram mais persistentes do que o povo de Deus! A diligência e o êxito em obedecer a Palavra do Senhor não tem a ver com grandes multidões. Na verdade, nunca teve. Basta recordar a experiência de Noé, de Abraão, de Moisés, do próprio Josué, de Calebe, para perceber que Deus não precisa de muita gente; que poucos ou apenas um em Suas mãos é o suficiente para que Ele possa executar os Seus planos.
Precisamos seguir o mesmo princípio espiritual visionário de Josué. Olhar para as nossas provações “montanhosas” e, pela fé, abrir clareira por meio da oração e enfrentar as batalhas da vida, que podem se apresentar como “carros de ferro”, com a “espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Ef.6:17). Estamos a poucos passos da nossa eterna herança, amados! Não é tempo de reclamar. É tempo de orar e confiar. É tempo de combater “o bom combate” (2Tm.4:7). Parece até um paradoxo chamá-lo de bom. É, no entanto, a consciência de quem luta por nós e a vitória que já nos garantiu que nos motiva a olhar para nossa luta como sendo “leve e momentânea” (2Co.4:17). Porque confiamos nas promessas do Senhor, seguimos a passos firmes na certeza de seu cumprimento.
Através dos desafios da vida, Deus está provando um povo que sairá puro como o ouro e como a prata (Zc.13:9). Em meio à impiedade que encherá o cálice da ira de Deus, “poucos homens restarão” (Is.24:6). O Senhor conservará um remanescente fiel e, em sua fraqueza, os fortalecerá. “Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que Eu mesmo procurarei as Minhas ovelhas e as buscarei” (Ez.34:11). “Ele julgará entre muitos povos e corrigirá nações poderosas e longínquas; estes converterão as suas espadas em relhas de arado e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra […] quanto a nós, andaremos em o nome do Senhor, nosso Deus, para todo o sempre” (Mq.4:3 e 5). Você deseja desfrutar desta fiel promessa?
Nosso Deus Todo-Poderoso, vitorioso nas batalhas, graças Te damos por Tua fidelidade! Concede-nos, ó Pai, a fé, a sabedoria e a tranquilidade de Josué diante das dificuldades! Em nossa fraqueza, faz-nos fortes! Responde-nos, Senhor, quando clamamos a Ti e não retires de nós o Teu Santo Espírito! Queremos fazer parte do Teu remanescente fiel. Salva-nos, por Tua graça! Em nome de Cristo Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, fiel remanescente de Deus!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário