Reavivados por Sua Palavra


Josué 14 — Rosana Barros by Ivan Barros
3 de novembro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barneia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração” (v.7).

Eleazar, sumo sacerdote e filho de Arão, e Josué, líder de Israel, fizeram “como o Senhor ordenara por intermédio de Moisés” (v.2), dividindo a herança entre as tribos de Israel. Eles, juntamente com Calebe, muito provavelmente eram os únicos (dos que quarenta anos antes tinham idade para o serviço militar) que estavam entrando na terra da promessa. Quando Moisés enviou os doze representantes, um de cada tribo, para espiar a terra, o relatório foi um verdadeiro desastre, que fez sucumbir no deserto todos os homens de vinte anos para cima. Apenas Josué e Calebe se levantaram para protestar contra a murmuração e o Senhor lhes prometeu que herdariam Canaã (Este relato está em Nm. 13 e 14).

Pois bem, era chegada a hora de Calebe receber em herança o que Deus lhe havia prometido. Já se haviam passado quarenta e cinco anos, e Calebe já era da idade “de oitenta e cinco anos” (v.10). Mas seu vigor permanecia como há quarenta e cinco anos atrás, como ele bem salientou: “Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar” (v.11). É impressionante a coragem e a força daquele homem que já havia passado por tantas dificuldades. Sua confiança no poder de Deus não havia mudado, mas se fortalecido na certeza de que o Senhor lhe daria a vitória, “como prometeu” (v.12).

E notem que Calebe não pediu pela ajuda das demais tribos. É bem provável que ele tenha ido com os de sua casa para pelejar contra “os anaquins, e grandes e fortes cidades” (v.12). Os anaquins eram famosos por sua alta estatura. Eram verdadeiros “descendentes de gigantes” (Nm.13:33). Mas foi exatamente a terra dos filhos de Anaque que Calebe reclamou para si. Ele provaria a todo o Israel que bastavam poucos crentes em nome do Senhor para derrotar um exército de gigantes. Calebe testemunhou a todo o povo que aquela conquista poderia ter acontecido há quarenta e cinco anos atrás. Com a bênção de Josué e aprovação de Deus, Calebe conquistou Hebrom, “visto que perseverara em seguir o Senhor, Deus de Israel” (v.14). “E a terra repousou da guerra” (v.15).

Toda aquela geração incrédula tombou no deserto e não pôde ver cumprida a promessa do Senhor. Mas aqueles que confiaram na Palavra de Deus, por intermédio de Seu profeta, prosperaram em avançar até entrar em Canaã com a geração mais jovem. Assim, hoje, Deus nos deixou preciosas orientações proféticas para o tempo do fim. Através de Ellen G. White (e, por favor, primeiro leia um de seus livros em oração antes de fazer qualquer tipo de julgamento), o Senhor não deixou Seu último povo sem profecia. Mas usou os seus escritos como uma luz menor que guia o povo de Deus à luz maior, que é a Palavra de Deus. Calebe tinha vigor e saúde na terceira idade como se ainda fosse jovem, porque ele não estava entre os que reclamaram do maná. Mas ele acreditava que aquele pão era o cardápio do Céu suficientemente necessário para mantê-lo bem e com saúde. E sua fé, perseverança, fidelidade e confiança no “assim diz o Senhor” foram transmitidas à sua família como o esteio da verdadeira educação.

Da mesma forma, amados, o Senhor nos deixou preciosas orientações de saúde, de educação, de estilo de vida cristão, de profecias, de comunhão com Deus, a fim de preparar um povo para o Seu retorno. Em Sua onisciência, Ele sabia dos perigos aos quais estaríamos expostos neste tempo do fim, e cuidou de nos prevenir e orientar através de Sua serva. Ó, amados, se almejamos verdadeiramente o dia em que a Terra repousará da guerra, então é tempo de darmos ouvidos à voz do Espírito Santo: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação” (Hb.3:15). Não sejamos incrédulos como foi a geração que pereceu no deserto, mas que, semelhante a Calebe, façamos parte da geração que entrará em Canaã na força da provisão divina.

Estamos rodeados de gigantes espirituais (demônios) que tentam nos amedrontar. Mas basta um fiel filho de Deus de joelhos para fazer Satanás e seu exército bater em retirada. “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg.4:7). Portanto, “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (2Rs.6:16). Aleluia!

Nosso amado Senhor, Deus forte e poderoso, vitorioso nas batalhas e rico em sabedoria, nós Te agradecemos pela Tua provisão atual em todos os sentidos! Pois é o Teu desejo que sejamos o Teu povo peculiar e que a nossa mente seja preservada dos enganos destes últimos dias. Então, Pai, aqui estamos mais uma vez entregando a nossa vida em Tuas mãos, para que não temamos os gigantes que se levantam contra nós e nem desprezemos as Tuas orientações para hoje. Batiza-nos com Teu Santo Espírito! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, Calebes dos últimos dias!

Rosana Garcia Barros

#JOSUÉ14 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Avatar de Silvio Fernandes

Excelente!

Comentário por Silvio Fernandes




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.