Reavivados por Sua Palavra


Êxodo 14 – Rosana Barros by Ivan Barros
19 de junho de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis” (v.14).

A notícia de que Israel estava em lugar oportuno para a captura chegou aos ouvidos de Faraó, que, reunindo seu exército com “seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito com capitães sobre todos eles” (v.7), foi ao encontro da multidão encurralada. Vendo que “os egípcios vinham atrás deles”, o medo tomou conta do coração dos israelitas, e “clamaram ao Senhor” (v.10). Mas parece que havia uma turma causando murmuração no meio do povo e declarando que não tinha saído do Egito por vontade própria. A missão de Moisés começava a dar os primeiros sinais das dificuldades que teria de enfrentar.

Porém, ao alcançar o lugar em que estavam acampados os filhos de Israel, os egípcios foram interceptados pelo próprio Senhor, que se interpôs entre eles e o Seu povo numa coluna de nuvem que “era escuridade” para Faraó e seus homens e claridade para os hebreus. Mas surpresa maior aconteceu quando perceberam que o mar não era mais um obstáculo para Israel, mas o caminho de sua liberdade definitiva. Aquele caminho em seco, com as águas “qual muro à sua direita e à sua esquerda” (v.22), foi o palco do livramento dos exércitos do Senhor e da destruição dos exércitos de Faraó. Vendo tudo o que havia acontecido e “os egípcios mortos na praia do mar” (v.30), “o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor e em Moisés, Seu servo” (v.31).

A ira do inimigo tem se manifestado sobre o povo de Deus em todos os tempos. E, em cada geração, Satanás tem estudado os melhores meios de “roubar, matar e destruir” (Jo.10:10) a humanidade, mas, principalmente, os fiéis servos de Cristo. Ele arregimenta seus anjos caídos e formula planos de acordo com o que supõe ser a melhor estratégia para cada caso. Sabemos, contudo, que a ira do inimigo será manifestada com toda a sua força nos últimos dias contra “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap.12:17). Quando parecer que o povo de Deus está encurralado, sem ter como escapar, com um inimigo e seu exército irados à sua espreita, Deus manifestará o Seu poder e dará livramento aos filhos do Seu povo, pois “o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com Ele” (Ap.17:14).

E o que Satanás julgava ser a oportunidade de destruir os fiéis será, na verdade, o eterno livramento deles. Temeram a Deus, confiaram nEle e nos Seus profetas; portanto, obterão segurança e prosperidade para sempre. Como está escrito: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis” (2Cr.20:20). Eu almejo fazer parte deste grupo seleto que testemunhará em vida o retorno de Jesus! Tomara que a nossa geração desperte sem ter que passar pela quarentena no deserto! Mas sejamos aquela que, muito em breve, dirá: “Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará: este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos” (Is.25:9).

Pai Santo, qual coluna de nuvem clareia o nosso caminho na noite deste mundo para que a nossa vida esteja escondida com Cristo em Ti. Que o Teu Espírito nos seja qual muro protetor, para que não nos desviemos para a direita nem para a esquerda, mas prossigamos em frente, temendo ao Senhor, confiando em Ti e nos Teus servos, os profetas. Queremos ver Cristo voltar e subir com Ele. Ajuda-nos, Pai! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, remanescente!

Rosana Garcia Barros

#Êxodo14 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.