Filed under: Sem categoria
“Moisés disse: Assim diz o Senhor: Cerca da meia-noite passarei pelo meio do Egito” (v.4).
Orientados a pedir aos egípcios ouro e prata que pudessem levar na viagem, era como se os hebreus se apropriassem dos despojos de guerra sem que tivessem que levantar uma espada sequer. Deus havia provado ser o defensor e mantenedor de Seu povo e estava prestes a livrá-lo de uma vez por todas de sua escravidão. As palavras ditas por Moisés a Faraó e seus oficiais não mais expressavam a mansidão e a paciência tão características daquele servo de Deus. Pelo contrário, aqueles homens testemunharam, pela primeira vez, um semblante carregado de indignação. “E, ardendo em ira, [Moisés] se retirou da presença de Faraó” (v.8). O anúncio da última praga e a forma como foi dito revelava sua natureza devastadora e o fim da misericórdia e paciência de Deus para com Faraó e seu povo.
A “meia-noite” é um tempo utilizado na Bíblia como um símbolo da hora mais escura e decisiva. É um lapso de tempo apocalíptico que prefigura o fim da oportunidade. Está escrito: “De repente, morrem; à meia-noite, os povos são perturbados e passam, e os poderosos são tomados por força invisível” (Jó 34:20). Exatamente o que foi anunciado por Moisés: que haveria morte na terra do Egito, e a perturbação causaria “grande clamor”, “qual nunca houve, nem haverá jamais” (v.6). E, por mão invisível, o Senhor passaria “pelo meio do Egito” (v.4), realizando o Seu juízo. Mas, novamente, Ele faria “distinção entre os egípcios e os israelitas” (v.7), livrando o Seu povo daquele terrível flagelo.
Vocês já ouviram falar no Relógio do Apocalipse? Este relógio é um símbolo criado em 1947 pelo Boletim dos Cientistas Atômicos, indicando quão perto o mundo está da “meia-noite”, ou seja, da destruição. Este relógio simbólico, porém, que hoje aponta para oitenta e nove segundos para a meia-noite, não está embasado nas profecias bíblicas, mas na situação global com relação às condições climáticas, políticas e ambientais. Contudo, há uma “meia-noite” que realmente representa o fim de todas as coisas. E esta tem a ver com morte eterna ou vida eterna. Em seu sermão profético, Jesus proferiu uma parábola que aponta para o tempo do fim: a parábola das dez virgens.
Nesta parábola, o Salvador ilustra a condição do Seu povo no tempo do fim: as dez mulheres eram virgens, as dez tinham as lâmpadas, as dez dormiram e as dez acordaram juntas. Mas, quando o arauto anunciou, à meia-noite: “Eis o noivo! Saí ao seu encontro!” (Mt.24:6), somente cinco delas tinham azeite reserva e puderam entrar com o noivo para as bodas (Mt.24:10). Quando será a meia-noite da Terra, no entanto, não nos foi dado conhecer. Através do cumprimento das profecias, podemos até saber o quão perto estamos deste momento. Mas o foco da parábola, bem como de cada advertência das Escrituras quanto ao tempo do fim, não é o de “tempos ou épocas” (At.1:7), e sim o da preparação.
Amanhã veremos que a última praga, antes da meia-noite de juízo, foi a única que requereu um preparo por parte do povo de Israel. Da mesma forma, às vésperas da meia-noite deste mundo, necessitamos do azeite reserva, que é o Espírito Santo. Ser conhecedores do tempo não significa somente saber que estamos perto do fim. Muito mais, porém, é que é tempo de buscar ao Senhor enquanto podemos achá-Lo e de invocá-Lo enquanto Ele está perto (Is.55:6). Deus nos deixou suficientes orientações em Sua Palavra de como estarmos preparados e apercebidos para o retorno de Cristo. Permita que o Espírito Santo continue reavivando a sua vida pelas Escrituras e que sua comunhão diária com Deus seja o tempo em que realmente a sua mente esteja fixada.
Nosso Pai do Céu, a meia-noite desta Terra se aproxima e é tempo de estreitarmos ainda mais a nossa comunhão Contigo. Faz-nos como crianças, submissos, confiantes e sinceros. E, para isso, precisamos do Espírito Santo, enchendo as nossas lâmpadas nesse momento de dormência. Queremos entrar com o Senhor pelas portas e sermos conhecidos de Ti. Ajuda-nos, Senhor! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, cheios do Espírito Santo!
Rosana Garcia Barros
#Êxodo11 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário