Filed under: Sem categoria
“A Tua salvação espero, ó Senhor!” (v.18).
As últimas palavras de Jacó foram predições que revelavam o que havia de acontecer à sua descendência ‘nos dias vindouros’ (v.1). Mas algumas bênçãos de Jacó a seus filhos mais pareciam maldições. Na verdade, o caráter de cada um também foi revelado, desde Rúben até Benjamim. Mesmo aqueles que receberam palavras mais duras, o objetivo ali era o de abrir-lhes os olhos para a necessidade de uma mudança genuína. Dentre todos, Dã foi chamado de serpente e de traidor. Era o famoso ‘morde e assopra’. Contudo, foi o único filho em que Jacó acrescentou um clamor: ‘A Tua salvação espero, ó Senhor!’ (v.18). O velho pai percebeu a seriedade da situação, caso seu filho não se arrependesse.
Apesar de ser o mais velho, Rúben em certo sentido perdeu a bênção da primogenitura, pois ousou deitar-se ‘com Bila, concubina de seu pai’ (Gn.35:22). A Simeão e Levi foi atribuído um trato violento, devido ao episódio em que mataram todos os homens de Siquém para vingar a humilhação de sua irmã Diná (Gn.34:25). Das bênçãos proferidas, a de Judá certamente é a mais especial. O seu arrependimento provou-se verdadeiro e Deus tinha planos para a sua descendência que ele nunca poderia imaginar. Pois a bênção de Judá apontava para Cristo, o Redentor do mundo. Não sei se Judá entendeu a grandiosidade daquelas palavras, mas certamente, aqueceram e fizeram arder o seu coração.
Outra bênção muito especial foi dada a José. Na verdade, foram bênçãos de toda sorte, ‘bênçãos dos altos céus’, ‘bênçãos das profundezas’, ‘bênçãos dos seios e da madre’ (v.25), para aquele ‘que foi distinguido entre seus irmãos’ (v.26). José realmente era diferente de seus irmãos e em toda a sua vida buscou ser fiel a Deus e andar em integridade na Sua presença. Ele, de fato, poderia ter sido o escolhido para gerar a descendência da qual viria o Messias. Mas acredito que a eleição de Judá revela algo maravilhoso: Deus tem propósitos grandiosos para todo pecador que se arrepende. Se Judá compreendeu, de fato, o que significavam as palavras de seu pai, em seu íntimo deve ter declarado: ‘Eu não mereço!’.
Amados, quando a graça de Cristo atinge em cheio um coração arrependido, a primeira reação é justamente esta: ‘Senhor, eu não mereço!’. Essa é a condição que permite ao Espírito Santo encontrar entrada e fazer morada. Mas é por não merecermos, é por nossa grande necessidade, que a graça de Deus encontra a sua razão de ser. Talvez se na genealogia de Jesus encontrássemos apenas homens como Enoque, José, Elias, Daniel, poderíamos pensar: ‘Que chance há para mim?’. Porém, na genealogia do Salvador do mundo encontramos homens e mulheres que cometeram muitos pecados e até mesmo crimes graves, mas que encontraram lugar de arrependimento e foram transformados pelo poder da graça divina.
Portanto, as palavras de repreensão de Jacó a alguns de seus filhos foram profecias condicionais. Se permitissem que Deus lhes transformasse o caráter, a última palavra a respeito de seu futuro seria do Pai Celestial. A tribo de Levi, por exemplo, por ter demonstrado zelo pelas coisas de Deus, recebeu a bênção divina (Êx.32:25-29) e foi eleita como a única tribo que poderia servir no templo (Nm.3:11-12). Da mesma forma, Deus pode mudar a sorte de qualquer pessoa que, sinceramente, O busque de todo o coração. Ele tem o poder de transformar prostitutas em mulheres puras, assassinos em homens de paz, bêbados em homens sóbrios, orgulhosos em humildes, avarentos em caridosos. Ou seja, há oportunidade para todos. ‘Porque para com Deus não há acepção de pessoas’ (Rm.2:11).
Ainda existe graça disponível para você. Aceite, hoje, esse dom gratuito! Entregue ao Senhor o papel da história de sua vida. Se você permitir, Ele apagará os seus pecados com a borracha do sangue de Jesus e escreverá o seu nome no Livro da Vida do Cordeiro com tinta que jamais se apaga.
Pai Eterno, nós Te agradecemos porque ainda que tenhamos tomado decisões erradas no passado, o Senhor deseja cuidar de nós no presente, nos preparando para um futuro glorioso. Tantos são os defeitos de caráter que precisam ser corrigidos em nossa vida! Ajuda-nos, Pai, por Tua graça e misericórdia! Como Davi, clamamos: ‘Cria em nós um coração puro e renova dentro de nós um espírito reto’! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, transformados pela graça!
Rosana Garcia Barros
#Gênesis49 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário