Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 47 – Rosana Barros by Ivan Barros
2 de junho de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Assim, habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gósen; nela tomaram possessão, e foram fecundos, e muito se multiplicaram” (v.27).

José teve todo o cuidado de preparar sua família para encontrar o rei do Egito. Na verdade, ele levou apenas ‘cinco de seus irmãos e os apresentou a Faraó’ (v.2). Essa visita e a resposta de seus irmãos à pergunta do monarca confirmou sua posse na terra de Gósen e lhes garantiram o ofício de cuidar de todo o gado de Faraó. Então, chegou a vez de José apresentar seu pai a Faraó. A realidade no Antigo Egito era que a expectativa de vida girava em torno de trinta anos. A maioria das múmias, por exemplo, é de jovens que morreram entre os dezessete e os vinte e cinco anos. Por isso, a primeira coisa que despertou a curiosidade de Faraó foi perguntar a idade de Jacó, que era de ‘cento e trinta anos’ (v.9).

Aquela informação o impressionou profundamente. É bem provável que Faraó nunca tivesse visto alguém com aquela idade. ‘E, tendo Jacó abençoado a Faraó, saiu de sua presença’ (v.10). Certamente, a longevidade e a fertilidade do povo de Israel foram consideradas por Faraó e seu povo como mais uma prova da bênção de Deus sobre José e sua família. E tendo a fome prevalecido a cada ano do período de sete anos, José engrandeceu ainda mais o reino do Egito, pois, em troca de alimento, o povo entregou a José todo o seu dinheiro, todo o seu gado, todas as suas terras e, inclusive, a sua própria vida. Para quem havia sido vendido como escravo, acredito, José não tinha a intenção de escravizar o povo, mas ao estabelecer que eles poderiam permanecer na terra, plantar e colher, e entregar a Faraó apenas um quinto de tudo o que plantassem, o próprio povo declarou: ‘A vida nos tens dado!’ (v.25).

E como Jacó havia desfrutado da companhia de José em seus primeiros dezessete anos, Deus lhe concedeu a alegria de estar perto de José por mais dezessete anos. De modo que os anos da vida de Jacó ‘foram cento e quarenta e sete’ (v.28). Percebendo que se aproximava do fim de sua vida, Jacó chamou José e o fez prometer não o enterrar no Egito, mas que o sepultasse no túmulo de seus pais, na caverna de Macpela, lembram?

Amados, o Egito passou por um tempo de grandeza e prestígio por causa de José. Tudo o que ele empreendia, Deus abençoava. Se a influência de um só homem impactou toda uma nação e até mesmo o mundo daquela época, o que o Senhor não poderia realizar hoje, se todos nós tivéssemos o mesmo caráter daquele homem de Deus? O mundo já teria sido iluminado com a glória de Deus (Ap.18:1), e Jesus já teria voltado. Diante de Faraó, o testemunho do povo de Israel revelou prosperidade espiritual, inteligência e longevidade. E o mesmo Deus que guiou o Seu povo no passado, deseja guiar a Sua igreja hoje, a fim de que sejamos cheios do Espírito Santo, inteligentes e longevos.

Nós temos em mãos a mensagem completa: a do evangelho eterno, da verdadeira educação e da saúde plena. O que temos feito com essa preciosa mensagem, amados? Temos guardado? Temos pregado, mas sem vivê-la? Temos ignorado? Ou temos buscado, pela graça de Deus, vivê-la e transmiti-la? Precisamos estudar o método de Cristo para entender qual a nossa missão: ‘Percorria Jesus toda a Galileia, ENSINANDO nas sinagogas, PREGANDO o evangelho do reino e CURANDO toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo’ (Mt.4:23). O grande Médico-Missionário tinha o tratamento 100% eficaz para a cura do corpo e da alma. E Ele nos confiou o seu protocolo contra o pecado para que possamos, como José, abençoar a vida de muitos.

Se você aceitar ser um instrumento do Espírito Santo, sua longevidade será eterna.

Pai, ilumina o nosso caminho com a luz da Tua Palavra e nos santifica pelo poder que nela há. Não temos luz própria, Senhor. Dependemos totalmente de Cristo para que Ele brilhe em nós e nos torne Suas testemunhas. Desejamos fazer parte da profecia de Apocalipse 18:1, para que o mundo todo seja alcançado com a Tua mensagem de esperança. Usa-nos, Pai! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, luz do mundo!

Rosana Garcia Barros

#Gênesis47 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.