Filed under: Sem categoria
1089 palavras.
8:1-10:18 A instituição da nova aliança é apresentada como um benefício do sacerdócio de Jesus. Bíblia de Estudo Andrews.
1-5 O ensino a respeito do santuário é encontrado em toda a Bíblia, desde o simbolismo do sacrifício em Gn 3-4 até os últimos capítulos do Apocalipse. … Porém, é o livro de Hebreus que nos ajuda a entender o pleno significado do santuário terrestre (Hb 8:1-5), pois explica que o original no céu do que o terrestre em todos os aspectos. … embora ajude os seres humanos a compreender o formato geral do plano da salvação, o serviço terrestre não provia um entendimento completo de tudo que acontece no Céu. Bíblia de Estudo Andrews.
1 Essencial. A palavra no original indica que aqui temos um resumo do argumento até este ponto. A superioridade do sacerdócio de Cristo já foi demonstrada. Prossegue agora demonstrando a superioridade do Seu serviço (6, 7) e da Aliança que inaugura (8-13). Bíblia Shedd.
Tal sumo sacerdote. Cristo não é um sumo sacerdote comum, como os do sacerdócio araônico. Eles serviam na Terra (v. 4). Ele atua ao lado do trono de Deus. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 479.
Majestade nos céus. Expressão judaica que significa Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.
2 Verdadeiro. Do gr. alēthinos, “genuíno”, real”. O santuário terrestre era apenas um tipo do celestial. CBASD, vol. 7, p. 479.
O autor argumenta que o santuário celestial é a realidade da qual o tabernáculo terreno era uma mera “figura e sombra” (v. 5). Bíblia de Estudo Andrews.
Toda a realidade humana é limitada e maculada pelo pecado; é passageira como a sombra. Bíblia Shedd.
4 Nem mesmo sacerdote seria. As regras do sacerdócio levítico eram aplicadas rigorosamente, e, se Cristo estivesse na Terra, Ele não Se qualificaria. Somente os da tribo de Levi eram elegíveis, e Cristo pertencia à tribo de Judá. Seu sacerdócio era independente e celestial, segundo a ordem de Melquisedeque. CBASD, vol. 7, p. 479.
Pelo seu nascimento humano, Jesus pertencia à tribo de Judá, que não era a tribo sacerdotal (v. 7.12-14). Bíblia de Estudo NVI Vida.
aqueles que apresentam as ofertas prescritas pela lei. Membros da tribo de Levi. O tempo presente do verbo “apresentar”, aqui e em outros textos, mostra que o templo de Jerusalém ainda estava de pé. Essa carta, portanto, deve ter sido escrita antes da destruição do templo, em 70 d.C. Bíblia de Estudo NVI Vida.
6 Ministério tanto mais excelente. Com este versículo, o autor começa a discussão de Cristo como “Mediador de superior aliança”. O argumento para o ministério superior de Cristo é baseado no fato de Ele ser mediador de uma aliança superior estabelecida sobre superiores promessas. CBASD, vol. 7, p. 480.
Mediador. (mēsitēs, i. e., alguém que fica no meio, unindo duas pessoas). Cristo é o único mediador, sendo que Ele é verdadeiro homem e verdadeiro Deus (cf Jo 9.33), capaz de realizar a Nova Aliança. Bíblia Shedd.
7 Sem defeito. A implicação é que a antiga aliança continha defeitos. No entanto, a culpa disso estava com as pessoas que a aplicavam mal. A lei, por si só, não aperfeiçoava ninguém. Mas, se corretamente empregada, teria apontado o Salvador e a salvação a todos. Os repetidos apelos dos profetas ao povo para que aceitasse as disposições da aliança eterna não foram atendidos. CBASD, vol. 7, p. 480.
8-12 Esta passagem é uma citação de Jeremias 31:31-34, que compara a nova aliança com a antiga. Life Application Bible Kingsway.
8 O problema da primeira aliança é que Israel não se apropriou das promessas; em vez disso, entendeu que a aliança consistia de ritos e instituições. Eles se esqueceram de que era o próprio Senhor quem dava perdão e poder para cumprir o concerto. Não buscaram a justificação pela fé em Deus, mas pelas obras da lei (Rm 9:31, 32). Portanto, a primeira aliança teve “defeito” porque uma das partes (os israelitas) falhou em cumpri-la (Hb 8:7, 9; 9:15). Bíblia de Estudo Andrews.
9 não segundo a aliança que fiz com seus pais. Ela [a Antiga Aliança] foi ineficaz, não porque a aliança era falha, mas porque as pessoas falharam (v. 9). O problema era que as pessoas não foram capazes de ver além das cerimônias do santuário para o ministério de Jesus, que traria verdadeiro perdão. Eles abraçaram o símbolo e esqueceram-se da realidade, como o garoto que prefere a caixa em vez do brinquedo! Isto significa que mesmo a nova aliança pode ser ineficaz para nós. Na nova aliança há cerimônias e práticas (batismo, ceia do Senhor, etc.). Elas também serão ineficazes se perdermos de vista o seu propósito. A oração, por exemplo, é inútil se não entendermos (ou se esquecermos) que é simplesmente o incrível privilégio de entrar na casa de nosso Pai – o santuário celestial – para falarmos com Ele! Felix H. Cortez, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2015/06/01/.
10 Imprimirei as Minhas leis. No monte Sinai, o Senhor escreveu Suas leis em tábuas de pedra (Dt 4:13) e em um livro (Dt 31:24, 26). Ele espera que estas leis também sejam escritas no coração das pessoas. Só Deus pode “imprimir” a lei no coração de Seus seguidores, embora, é claro, não sem consentimento e cooperação (Ap 22:17). CBASD, vol. 7, p. 480.
sobre o seu coração. A experiência da nova aliança não existe separada da lei de Deus; encontra-se intimamente ligada a ela (comparar com Mt 22.36-40; Rm 13:8-10; 2Co 3:3, 6; sobre a nova ALIANÇA, ver Jr 31:31-34; 1Co 11:25; Hb 9:15, 20-22; 10:11-18; sobre a relação do cristão com a LEI de Deus, ver Mt 5:17-19; Jo 14:15; Ef 2:8-10; Tg 2:10; 1Jo 2:3-6). Bíblia de Estudo Andrews.
Eu serei o seu Deus. Este é o objetivo da aliança de Deus (Ex 6:7). Deus é reconhecido como tal e os fiéis se tornam Seus filhos. CBASD, vol. 7, p. 480.
Se nossos corações não forem mudados, seguir as regras de Deus será desagradável e difícil. Nós nos rebelaremos contra sermos informados sobre como viver. O Espírito Santo, no entanto, nos dá novos desejos, ajudando-nos a querer obedecer a Deus (veja Filipenses 2:12, 13). Com novos corações, descobriremos que servir a Deus é nossa maior alegria. Life Application Bible Kingsway.
12 Usarei de misericórdia. Quando Jeremias disse estas palavras, na véspera do cativeiro, elas eram uma promessa do que Deus estava disposto a fazer se o povo rebelde se voltasse para Ele. Para o cristão, elas são uma promessa de perdão completo e gratuito por meio do sangue de Jesus, sem o derramamento de sangue de animais sob o sistema levítico. CBASD, vol. 7, p. 482.
Jamais Me lembrarei. Isto é, Deus não vai mais exibir esses pecados contra o transgressor. Deus lança todos os pecados confessados para trás. Ele os lança nas profundezas do mar. CBASD, vol. 7, p. 482.
13 Prestes a desaparecer. Os leitores da epístola estavam sendo preparados para o momento em que o antigo sistema seria abandonado completamente. CBASD, vol. 7, p. 482.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário