Filed under: Sem categoria
Uma exortação à fidelidade e à aceitação da oferta divina de salvação. Bíblia de Estudo Andrews.
1 Sendo-nos deixada a promessa. A promessa de entrar no “descanso” de Deus não foi retirada como resultado dos repetidos erros de Israel. A promessa continua válida e se repete a cada geração. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 448.
A repetição da promessa do Sl 95 (Hb 4:6, 7) significa que ela continua válida. Bíblia de Estudo Andrews.
descanso de Deus. Refere-se à promessa do “evangelho”, que é a salvação (v. 2; 1:14; 2:3, 4). Bíblia de Estudo Andrews.
Tenha falhado. Ou seja, assim como o antigo Israel não havia conseguido entrar no prometido descanso de Deus. CBASD, vol. 7, p. 449.
2 Os israelitas dos dias de Moisés ilustram um problema enfrentado por muitos que enchem nossas igrejas hoje. Eles sabem muito sobre Cristo, mas não os conhecem pessoalmente – eles não combinam seu conhecimento com fé. Deixe que as Boas Novas sobre Cristo beneficiem sua vida. Creia nele e então haja de acordo com o que você sabe. Confie em Cristo e faça o que ele diz. Life Application Study Bible Kingsway.
3 Descanso. O descanso em que os cristãos, incluindo os de origem judaica, entram é o mesmo ao qual Deus tinha convidado o antigo Israel a entrar. É um descanso de alma que resulta da entrega total a Cristo e da integração da vida ao propósito eterno de Deus. CBASD, vol. 7, p. 449.
nós, os que cremos, entramos naquele descanso. Assim como o ato de entrar no descanso de Canaã exigia fé na promessa de Deus, também só entramos no descanso da salvação mediante a fé na pessoa e obra de Jesus Cristo. Bíblia de Estudo NVI Vida.
O descanso ao qual Deus nos convida (v. 10,11) não é nosso descanso, mas o descanso dele, que ele nos convida a compartilhar. Bíblia de Estudo NVI Vida.
4 descansou Deus, no sétimo dia. O descanso de Deus foi inaugurado no SÁBADO da criação e está disponível aos que creem, desde então. Bíblia de Estudo Andrews.
Deus descansou no sétimo dia, não porque estivesse cansado, mas para indicar a conclusão da criação. O mundo era perfeito, e Deus estava satisfeito com ele. Este descanso é uma antecipação da nossa alegria eterna quando a criação será renovada e restaurada, toda marca de pecado será removida, e o mundo será aperfeiçoado novamente. Nosso descanso sabático em Cristo começa quando confiamos nele para completar sua boa e perfeita obra em nós. Life Application Study Bible Kingsway.
6 Não entraram. A geração de israelitas que deixou o Egito “não entrou” na terra da promessa, e os que entraram em Canaã, como nação, nunca entraram no descanso espiritual que Deus lhes propôs. CBASD, vol. 7, p. 452.
6-8 A entrada de Israel na terra de Canaã sob o comando de Josué era um modo parcial e temporário de entrar no descanso de Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.
7 Hoje é o melhor momento para encontrar paz com Deus. Amanhã pode ser tarde. Life Application Study Bible Kingsway.
9 um repouso. Literalmente, “um repouso sabático”. O repouso no sábado simboliza e celebra a bondade e a salvação de Deus (Êx 20:11; Dt 5:15). Bíblia de Estudo Andrews.
Povo de Deus. Ou seja, os cristãos, que agora são o povo escolhido de Deus tão verdadeiramente quanto os israelitas o foram no passado. CBASD, vol. 7, p. 455.
10 Descansou de suas obras. Quem confia na obra perfeita de Cristo … não tentará ganhar a salvação por boas obras. Bíblia Shedd.
Se Deus descansou da obra da criação, o crente deixa de empreender esforços para merecer a salvação pelas próprias obras e descansa na obra consumada de Cristo na cruz. Bíblia de Estudo NVI Vida.
11 Esforcemo-nos. Ou, “sejamos zelosos”, “façamos todo o esforço”. É necessário esforço diligente e determinado a fim de entrar no “descanso” de Deus. CBASD, vol. 7, p. 455.
Não um chamado a merecermos a salvação pelas obras, mas uma exortação para entrarmos no descanso da salvação pela fé e não seguirmos o triste exemplo de Israel no deserto. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Se Jesus providenciou nosso descanso pela fé, por que devemos “fazer todo esforço para entrar naquele descanso”? Esta não é luta de fazer o bem para obter a salvação, nem é uma luta mística para superar o egoísmo. Refere-se a fazer todo esforço para apreciar e se beneficiar do que Deus já providenciou. A salvação não deve ser tomada como garantida; apropriar-se do presente que Deus oferece requer decisão e comprometimento. Life Application Study Bible Kingsway.
A fim de que ninguém. Aquele que se esforça para “entrar naquele descanso” se desvia da armadilha da descrença em que o antigo Israel caiu. CBASD, vol. 7, p. 455.
12 A palavra de Deus não é simplesmente uma coleção de palavras de Deus, um veículo para comunicar ideias; ela é viva, transformadora e dinâmica, pois opera em nós. Com a incisividade de um bisturi de cirurgião, a palavra de Deus revela que somos e o que não somos. Ela penetra no cerne de nossa vida moral e espiritual. Ela discerne o que está dentro de nós, tanto o bem quanto o mal. As demandas da palavra de Deus exigem decisões. Não devemos apenas ouvir a palavra; devemos também deixá-la moldar nossas vidas. Life Application Study Bible Kingsway.
alma e espírito, juntas e medulas. A totalidade e a profundidade da pessoa humana. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Pensamentos e propósitos. Ou, “pensamentos e motivos”, “pensamentos e intenções”. Como uma lâmina afiada que separa “juntas” de “medulas”, os claros princípios da “palavra de Deus” discernem entre o bem e o mal, entre os pensamentos e motivos certos e errados. CBASD, vol. 7, p. 456.
14 Conservemos firmes. Do gr. krateō, “ter a posse de”, “reter”, como a própria vida. Cristo é digno de nossa plena fé e confiança, e nada deve ser permitido entre nós e Ele. CBASD, vol. 7, p. 457.
15 A nossa semelhança. Em todos os aspectos, a não ser pelo pecado. Ele Se tornou um conosco. CBASD, vol. 7, p. 457.
16 A oração é nossa aproximação de Deus, e devemos vir “com confiança”. Alguns cristãos se aproximam de Deus mansamente, com a cabeça baixa, com medo de pedir que ele atenda às suas necessidades. Outros oram levianamente, dando pouca atenção ao que dizem. Venha com reverência porque ele é seu Rei. Mas também venha com ousada segurança porque ele é seu Amigo e Conselheiro. Life Application Study Bible Kingsway.
Para socorro em ocasião oportuna. Isto é, em tempos de tentação. Precisamos da graça para suportar as dificuldades e o sofrimento, bem como para vencer a tentação. Aquele que vai diariamente ao trono da graça para novos suprimentos de misericórdia e graça entra no “descanso” que Deus provê a todo crente sincero. CBASD, vol. 7, p. 458.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário