Filed under: Sem categoria
“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos” (v.1).
O tema sobre o ministério dos anjos e a divindade de Cristo é mais importante do que de fato temos compreendido. Paulo se referiu a este tema quando incitou os hebreus cristãos a se apegarem mais firmemente “às verdades ouvidas”. Se os anjos são instrumentos divinos na obra de auxiliar os herdeiros dos tesouros celestes, tanto mais Cristo realizou a fim de assegurar a eterna herança dos salvos. Nas declarações de Cristo encontramos a razão porque somente Ele poderia cumprir o plano da salvação: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo.14:6). “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo.11:25). Jesus é a vida! E só a Vida poderia destruir “aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo” (v.14). Por mais que os próprios anjos se oferecessem para sofrer o martírio de seu Senhor, como seres criados eles não têm vida em si mesmos, portanto, seria um sacrifício inútil e insuficiente.
Prestes a iniciar o Seu ministério, “foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mt.4:1). Como um anjo de luz magnificente, Satanás se revelou como um enviado de Deus a fim de socorrer o Salvador em Sua dificuldade. Como no Éden, o apetite foi apresentado como algo que deveria ser prontamente saciado. Mas ao contrário da queda do primeiro Adão, o segundo Adão, ainda que faminto pelo período de jejum prolongado, revelou a firmeza de quem havia Se alimentado na segura fonte de nutrição divina: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt.4:4). E a vitória de Cristo sobre a adversário é conferida a todo aquele que escolhe se apegar às verdades de Sua Palavra com firmeza, tanto mais quanto percebe “que o Dia se aproxima” (Hb.10:25). “Pois, naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (v.18).
A vida de Jesus era completamente respaldada na Palavra da Verdade. De igual modo, Ele espera não menos fidelidade e integridade por parte de Seu povo. Aquele que, “por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, […] para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem” (v.9), e que por Sua obra vitoriosa nos está preparando um lugar em Seu reino (Jo.14:1-3), nos convida a ir ter com Ele e dEle obtermos o caráter que nos habilitará a morar com os santos anjos: “e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt.11:29). Se “por meio de sofrimentos, o Autor da salvação” (v.10) foi aperfeiçoado, também por meio de sofrimentos Deus há de aperfeiçoar o Seu povo, os provando, purificando e embranquecendo (Dn.11:35).
Semelhante a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego — que por sua fidelidade e inquebrantável confiança em Deus, foram lançados na fornalha grandemente aquecida – como aqueles três jovens foram os únicos dentre o seu próprio povo a negar-se prestar uma adoração espúria, Deus há de revelar diante do Universo, bem no momento de maior prova, quando for exigido que se adore a imagem da besta (Ap.13:15), que Ele possui um remanescente que se apegou com firmeza à Palavra da Verdade: “Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o Meu nome, e Eu a ouvirei; direi: é Meu povo e ela dirá: O Senhor é meu Deus” (Zc.13:9).
Amados, estamos vivendo em tempos difíceis, onde a ganância por territórios e poder têm dizimado a vida até mesmo de inocentes; onde muitos têm sido perseguidos, ou até mortos, pela desumanidade de homens cruéis. Até quando? Tempos ainda mais difíceis virão e precisamos, como nunca antes, seguir a ordem do Mestre: “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lc.21:36). Como os três jovens hebreus, que possamos estar em pé na presença de Deus quando as fogueiras da perseguição forem reacendidas.
Nosso Deus e Pai, nosso coração sofre com os resultados do pecado que têm se manifestado cada vez mais terríveis e chocantes! Oh, Pai, ao mesmo tempo, que alívio e alegria sentimos em saber que este é um sinal do Teu iminente retorno! A esperança da vida eterna em Cristo Jesus é o que ainda anima e fortalece o nosso espírito, e nós queremos estar prontos para o Teu grande Dia. Pai Santo e Bendito, abre bem os nossos olhos para que possamos Te ver e abre bem os nossos ouvidos para que possamos Te ouvir; pois ao contemplar a Tua face somos transformados e ao ouvir as Tuas palavras somos santificados. Capacita-nos para a missão de proclamar o Teu evangelho eterno mediante o poder do Teu Espírito, a fim de que sejamos o Teu último remanescente. Em nome de Cristo Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia da preparação, remanescente do Senhor Jesus!
Rosana Garcia Barros
#Hebreus2 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário