Reavivados por Sua Palavra


Hebreus 1 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
20 de fevereiro de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

1261 palavras

Os destinatários desta carta parecem ter sido cristãos judeus. Eles eram bem versados nas Escrituras e professavam fé em Cristo. Seja por dúvida, perseguição ou falso ensino, no entanto, eles podem ter corrido o risco de desistir de sua fé cristã e retornar ao judaísmo. Life Application Study Bible Kingsway.

Hebreus começa como tese, prossegue como sermão e conclui como carta. Bíblia Shedd.

1-4 Estes versos explicam que Jesus é o clímax da revelação de Deus. Andrews Study Bible.

1 falado. O escritor enfatiza que foi Deus quem falou por meio dos profetas. Um livro pode conter o nome de Isaías, Amós ou Daniel, mas Deus é o verdadeiro autor (cf. Jo 5:46, 47). Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia – CBASD, vol. 7, p. 423.

muitas vezes e de várias maneiras. As mensagens dos profetas do AT eram como peças de um quebra cabeças – todo fragmentado e diverso – cuja montagem na total descrição de Deus somente foi possível quando o Filho veio (v. 3). Andrews Study Bible.

Era apropriado nos tempos do AT mostrar fé na vinda do Redentor oferecendo um cordeiro sobre o altar. Mas, depois que Cristo veio, seria inapropriado continuar com tais sacrifícios: fazê-lo já não mostraria fé, mas incredulidade. CBASD, vol. 7, p. 423.

É tarefa difícil mudar costumes de séculos; e, em poucos anos, transformar os hábitos de uma nação é quase impossível. No caso da transição do judaísmo para o cristianismo, era particularmente difícil, porque a mudança tinha que ser feita pela liderança de homens [os apóstolos] que, na estimativa da maioria das pessoas, não se comparavam com aqueles que haviam instituído os tais costumes … quem eram [perguntavam] Paulo e os outros apóstolos que achavam que deviam mudar as antigas práticas e instituições? Os judeus provavelmente perguntavam aos apóstolos se eles se consideravam maiores que os profetas do que os profetas e patriarcas do passado (cf. Jo 4:12). CBASD, vol. 7, p. 423, 424.

2 Últimos dias. A vinda do Messias dá início ao período escatológico. Bíblia Shedd.

Filho. Os profetas revelaram que Deus atuaria decisivamente para salvar Seu povo através de um “Filho”/semente (Gn 3:15; 22:15-18; 2 Sm 7:12-16; Is 7:14; 9:6-7). O NT declara que Deus cumpriu aquelas promessas em Jesus (Mt 1:20-23; Lc 1:31-35; Gl 3:13-16), inaugurando os “últimos dias” quando Ele agiria para salvação (Dn 2:28). Andrews Study Bible.

Pelo qual também fez. O Filho é revelado como estando associado ao Pai, sendo um agente ativo na criação. CBASD, vol. 7, p. 424.

3 resplendor da glória de Deus. Como ninguém viu o sol, exceto pelo seu “resplendor”, é somente através de Jesus que temos conhecimento do Pai (Jo 1:18). Andrews Study Bible.

Glória. Do gr doxa … A glória de Deus é a soma total de todos os Seus atributos. … bondade … caráter. … Cristo não se tornou o resplendor da glória de Deus. Ele já era e sempre foi. ... Isso constitui o fundamento essencial e eterno de Sua personalidade. CBASD, vol. 7, p. 42

expressão exata de Seu ser. Jesus é uma representação exata de Deus porque Ele é Deus (1:3-4; 8, 10-12). Andrews Study Bible.

O livro de Hebreus vincula o poder salvador de Deus com seu poder criativo. Em outras palavras, o poder que trouxe o universo à existência e que o mantém operando é o mesmo poder que remove (fornece purificação para) nossos pecados. Life Application Study Bible Kingsway.

4 – 13 Falsos mestres em muitas igrejas primitivas ensinavam que Deus só poderia ser abordado por meio de anjos. Em vez de adorar a Deus diretamente, os seguidores desses hereges reverenciavam anjos. Hebreus claramente denuncia tal ensinamento como falso. Alguns pensavam em Jesus como o anjo mais elevado de Deus. Mas Jesus não é um anjo superior; e, em qualquer caso, anjos não devem ser adorados (veja Cl 2:18; Ap 10:1-10). Não devemos considerar quaisquer intermediários ou autoridades como maiores do que Cristo. Jesus é Deus. Somente ele merece nossa adoração. Life Application Study Bible Kingsway.

1:5 – 2:18 Descreve a entronização de Jesus sobre os anjos – que eram considerados seres poderosos que controlavam o mundo (Ef 6:12; Cl 2:15) – e suas implicações para a salvação dos seres humanos. Andrews Study Bible.

1:5 Tu és meu Filho. Aqui, o autor descarta a alegação  de que Cristo era um anjo elevado a uma posição superior. Se Cristo realmente fosse um anjo elevado à Sua situação atual, então Deus teria dito a um anjo: “Tu é o Meu Filho”. Mas Deus nunca disse isso a nenhum anjo. CBASD, vol. 7, p. 427.

Eu hoje Te gerei. “Filho de Deus” é também um título real prometido ao filho [descendente] de Davi (2Sm 7:14; Sl 2:7). Jesus assumiu esse título através da ressurreição dos mortos (At 13:33-34; Rm 1:4) quando Se assentou no trono eterno prometido ao filho/descendente de Davi (Lc 1:30-33). Nesse sentido real do título, Jesus foi “gerado”em Sua entronização. Andrews Study Bible.

6 Primogênito. Não se refere a nascimento literal, mas a um título davídico real aplicado a Jesus que denota Sua primazia sobre o universo (Sl 89:27). Andrews Study Bible.

8 O Teu trono, ó Deus. Citação de Sl 45:6, 7. Aqui, o Pai Se dirige ao Filho solenemente, chamando- O de Deus. Este pode ser considerado o clímax da argumentação sobre a posição e dignidade de Cristo. … Na forma mais solene, a divindade de Cristo é afirmada, e isso, pelo próprio Pai. A salvação da humanidade e todo o plano da redenção são baseados na divindade de Cristo. Se Cristo não fosse Deus, no sentido mais elevado e por Seu próprio direito, nossa fé seria fé e a salvação se tornaria impossível. CBASD, vol. 7, p. 428.

9 Amaste a justiça. Isto se refere à vida terrena de Cristo. … Amar a justiça é virtude maior que simplesmente fazer justiça. Muitos cristãos sinceros tomam parte ativa em bons empreendimentos mais pelo senso do dever do que por qualquer amor inerente à justiça. Um missionário pode ir a um país carente, com elevado sentido do dever e da responsabilidade que repousam sobre ele, e realizar uma grande obra. No entanto, não terá atingido o padrão estabelecido por Deus até que entre no trabalho por amor e realmente comece a amar as pessoas com quem trabalha. Tendo o dever como motivo, o trabalho é louvável. Mas o trabalho motivado pelo amor é uma experiência ainda maior. Alguns aceitam as doutrinas da igreja e prestam obediência aos mandamentos de Deus por causa da lógica irresistível da verdade e de seu poder de convencer. No entanto, a menos que também recebam “o amor da verdade para serem salvos” (2Ts 2:10), eles podem ser achado em falta. Foi o amor que levou Deus a agir (Jo 3:16). CBASD, vol. 7, p. 429

Iniquidade. Só aquele que aprendeu a odiar o pecado está realmente seguro. Quem se abstém do pecado, mas anseia por ele e o acha atrativo está em terreno perigoso. Precisa aprender a odiá-lo. CBASD, vol. 7, p. 429.

10 Há distinção de natureza entre a Criação e o Criador. Deus não necessita do universo, mas a Criação não pode existir em Deus. Bíblia Shedd.

11,12 Porque os leitores de Hebreus tinham experimentado a rejeição de seus colegas judeus, eles frequentemente se sentiam isolados. Muitos foram tentados a trocar o Cristo imutável por sua fé familiar. O autor de Hebreus os advertiu para não fazerem isso: Cristo é nossa única segurança em um mundo em mudança. Aconteça o que acontecer neste mundo, Cristo permanece para sempre imutável. Se confiarmos nele, estamos absolutamente seguros, porque estamos sobre o fundamento mais firme do universo – Jesus Cristo. Life Application Study Bible Kingsway.

12 O que significa que Cristo é imutável … ? Significa que o seu caráter nunca mudará. Ele persistentemente mostra seu amor por nós. Ele é sempre justo e misericordioso para conosco que somos tão indignos. Seja grato que Cristo é imutável – ele sempre ajudará você quando você precisar e oferecerá perdão quando você cair. Life Application Study Bible Kingsway.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.