Filed under: Sem categoria
1536 palavras
1-15 Paulo passa a tratar agora das coisas que Tito, em oposição aos falsos mestres, deve ensinar. E conclui com uma reflexão sobre a graça de Deus. Bíblia de Genebra.
1-10 Paulo descreve “o que está de acordo com a sã doutrina” (v. 1), ou seja, o tipo de vida que corresponde ao evangelho. Alguns argumentam que o comportamento ordenado aqui não é universalmente exigido, e sim que está culturalmente ligado ao séc. 1. Eles argumentam que a razão para este comportamento é evitar escândalo … Contudo, o v. 1 enraiza esse comportamento na própria “sã doutrina” em si, e não em ideias culturais. Bíblia de Estudo SBB.
1 Note a ênfase na “sã doutrina” nas instruções de Paulo a Tito. Este é o conteúdo de nossa fé. Os crentes devem ser alicerçados nas verdades da Bíblia – então eles não serão influenciados pela poderosa oratória dos falsos mestres, pela possível devastação de circunstâncias trágicas ou pela atração de emoções. Aprenda a Bíblia, estude teologia, aplique os princípios bíblicos e pratique o que aprender. Life Application Study Bible Kingsway.
Fala. Paulo descreve a tarefa tripla de Tito: (1) organizar a igreja e familiarizar os irmãos de Creta com essa organização, (2) refutar os que ensinavam doutrinas falsas e arruinavam a moral da igreja e (3) comunicar a verdade do evangelho com clareza e precisão. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 386.
2-10 A sã doutrina exige a conduta correta de todos os crentes, independente de idade, posição ou sexo. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Ter pessoas de todas as idades na igreja a torna forte, mas também traz potencial para problemas. Paulo deu a Tito conselhos sobre como ajudar vários grupos de pessoas. Os mais velhos devem ensinar os mais jovens por palavras e pelo exemplo. É assim que os valores são passados de geração a geração. Sua igreja realiza essa função básica? Life Application Study Bible Kingsway.
2,5 O autocontrole era um aspecto importante no cristianismo primitivo. A comunidade era composta de pessoas de diferentes origens e pontos de vista, tornando o conflito inevitável. Os cristãos viviam em um mundo pagão e frequentemente hostil. Para permanecerem acima de qualquer reprovação, homens e mulheres precisavam de sabedoria e discernimento para serem discretos e dominar suas vontades, línguas e paixões para que Cristo não fosse desonrado. Como está seu autocontrole? Life Application Study Bible Kingsway.
2 Sadios na fé. Uma fé pessoal sadia surge de um ensino bíblico são. Bíblia Shedd.
3-5 As mulheres que eram novas cristãs deveriam aprender a ter harmonia no lar observando mulheres mais velhas que foram cristãs por algum tempo. Temos a mesma necessidade hoje. Esposas e mães mais jovens devem aprender a viver de maneira cristã – amando seus maridos e cuidando de seus filhos – observando mulheres exemplares de Deus. Se vocês está em uma idade ou posição em que as pessoas admiram você, certifique-se de que seu exemplo esteja motivando os crentes mais jovens a viver de uma maneira que honre a Deus. Life Application Study Bible Kingsway.
3 Mulheres idosas. O cristianismo elevou o status da feminilidade a uma posição até então desconhecida. No entanto, essa nova condição exigia um compromisso correspondente das mulheres cristãs. Elas deviam cumprir o propósito original de Deus como baluartes de ternura e devoção. Deviam definir o padrão de pureza e devoção para o lar e os filhos, tanto para os seus próprios quanto para os vizinhos pagãos. CBASD, vol. 7, p. 387.
Sérias (gr hiroprepeis). Lit “próprias para o templo”. Idôneas para uma vida religiosa, com a dedicação e consagração de sacerdotisas. Bíblia Shedd.
a não serem caluniadoras. A calúnia era, segundo parece, vício comum entre as mulheres cretenses. Bíblia de Estudo NVI Vida.
4 amarem seus maridos. Assim como o marido é exortado (Ef 5.25) a amar a esposa. Bíblia de Estudo NVI Vida.
6 Criteriosos. Talvez Tito, sendo jovem, fosse mais bem-sucedido no aconselhamento aos de sua idade. CBASD, vol. 7, p. 388.
De mesmo modo, encoraje os jovens a ter autocontrole (NIV). Este conselho dado aos jovens era muito importante. Na antiga sociedade grega, o papel do marido/pai não era visto como um papel de cuidado, mas meramente funcional. Muitos jovens de hoje foram criados em famílias onde os pais negligenciaram suas responsabilidades para com suas esposas e filhos. Maridos e pais que são bons exemplos e vida cristã são modelos importantes para os jovens. Life Application Study Bible Kingsway.
7 Quando Paulo encorajou Tito e, através de Tito outros jovens, ele queria que fossem reverentes e com propósitos de vida. O cristianismo nunca deve ser intencionalmente chato ou sombrio. Não deixe que a seriedade do evangelho faça com que você afaste os outros com sua disposição sombria. Life Application Study Bible Kingsway.
7, 8 Se você quer que alguém aja de uma certa maneira, certifique-se de você mesmo viva dessa maneira. Então você ganhará o direito de ser ouvido, e sua vida reforçará o que você ensina. Life Application Study Bible Kingsway.
8 Adversário. O pagão que está procurando algo para criticar. Bíblia Shedd.
Paulo aconselhou Tito a estar acima de críticas sobre o modo como ele ensinava. Essa qualidade de integridade vem do estudo cuidadoso da Bíblia e de ouvir antes de falar. Isso é especialmente importante ao ensinar ou confrontar outro sobre questões espirituais ou morais. Se formos impulsivos, irracionais e confusos, provavelmente começaremos discussões em vez de convencer as pessoas da verdade. Life Application Study Bible Kingsway.
9, 10 A escravidão era um elemento básico da sociedade romana, e o impacto do cristianismo sobre os escravos era uma preocupação vital. Orientações quanto à conduta dos escravos cristãos eram essenciais. Bíblia de Estudo NVI Vida.
9 Obedientes (gr kosmeō). Em textos não bíblicos descreve a disposição agradável de joias. Mostra como o bom comportamento do cristão faz aparecer no mundo a beleza do evangelho. Bíblia Shedd.
senhores. A palavra grega assim traduzida, da qual se origina a português “déspota”, denota a autoridade absoluta do dono sobre o escravo. Os escravos romanos não possuíam direitos legais, e sua sorte ficava inteiramente nas mãos dos seus donos. Bíblia de Estudo NVI Vida.
10 tornem atraente … o ensino. Os escravos cristãos podiam dar testemunho incomparável e poderoso do evangelho pela espontânea fidelidade e obediência a seus senhores. Bíblia de Estudo NVI Vida.
11 Porque. Introduz a base doutrinária das exigências éticas que acabam de ser ressaltadas. A conduta certa deve alicerçar-se na doutrina certa. Bíblia de Estudo NVI Vida.
a graça de Deus. A imerecida compaixão de Deus. Bíblia de Genebra.
Graça. Do gr. charis. Somente pela graça de Deus podem os homens idosos, as mulheres idosas, as moças, os rapazes, Tito e os escravos assumir as responsabilidades de sua posição particular na vida. Todos os mandamentos de Deus são acompanhados por Sua graça, que capacita o crente a cumprir os propósitos divinos. CBASD, vol. 7, p. 389.
salvadora. O propósito de Deus no oferecimento da graça aos pecadores é a salvação deles (3.4-7; 2Tm 1.9). Bíblia de Genebra.
Todos os homens. A todos são oferecidas oportunidades suficientes para a salvação, mas a obstinada recusa de muitos em aceitar a graça de Deus resulta em morte eterna. CBASD, vol. 7, p. 389.
12 Educando. A graça salvadora não só ajuda as pessoas a eliminar as práticas pecaminosas, mas leva a cultivar hábitos novos e dignos. Essa instrução diária de Deus pode ser descrita como o processo de santificação. CBASD, vol. 7, p. 389.
13 O grego para aguardando (prodeschomai) frequentemente traz a conotação de ansiedade. Esperar ansiosamente o retorno de Cristo é o modo pela qual a graça treina os cristãos a renunciarem ao pecado e viverem de um modo piedoso (veja vs. 11 e 12). Estimular a mente de alguém com a verdade sobre o retorno de Cristo impele a pessoa à santidade (veja 1Jo 3.2-3). Bíblia de Estudo SBB.
Nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Paulo defende firmemente a divindade de Jesus (sobre a pessoa e a divindade de Cristo, ver Mt 1:23). Bíblia de Estudo Andrews.
14 o qual a si mesmo se deu por nós. Isto é, na cruz. Paulo prossegue apresentando dois aspectos da obra de Cristo. Bíblia de Genebra.
remir-nos de toda iniquidade. O primeiro enfoque de Paulo é sobre o indivíduo: Cristo pagou o preço necessário a fim de libertar as pessoas dos pecados deles (Mt 20.28; Mc 10.45; 1Tm 2.6; 1Pe 1.19-19). … purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu. O segundo enfoque de Paulo é sobre a Igreja. Cristo purifica pessoas dos seus pecados (Hb 9.14; 1Jo 1.7, 9) para que, unidas, formem um povo exclusivamente para Deus (Ez 37.23). Bíblia de Genebra.
Remir-nos (gr lutroō). “Resgatar”, libertar alguém mediante preço. Bíblia Shedd.
um povo exclusivamente seu traduz uma expressão incomum (gr laon periousin) com ecos intencionais do AT (veja esp. Êx 19.5; Ml 3.17). A expressão tem o sentido de “possessão estimada e preciosa”. Esse povo deve ser dedicado à prática de boas obras, de modo que, novamente, a redenção é especificamente ligada ao viver de maneira piedosa. Não há lugar para alegar que se é redimido enquanto não há evidência de transformação prática. Bíblia de Estudo SBB.
Zeloso. Enquanto aguarda o segundo advento, a igreja deve cumprir a missão, designada no passado à nação judaica, de revelar os princípios do governo de Deus por palavras e atos. CBASD, vol. 7, p. 391.
15 Despreze. Tito devia apresentar seus ensinos de maneira tão convincente que seus ouvintes não pudessem ignorar o que ele pregava nem perder a confiança por achar seus argumentos destituídos de lógica. CBASD, vol. 7, p. 391.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário