Filed under: Sem categoria
1357 palavras
Paulo escreveu esta carta entre sua primeira e segunda prisão em Roma (antes de escrever 2 Timóteo) para orientar Tito no trabalho nom as igrejas na ilha de Creta. Paulo havia visitado Creta com Tito e o havia deixado lá para ministrar (1:5). Havia uma forte influência pagã nesta pequena ilha porque Creta pode ter sido um centro de treinamento para soldados romanos. Portanto a igreja em Creta precisava de uma forte liderança cristã. Life Application Study Bible Kingsway.
1 Em uma frase curta, Paulo nos dá uma visão sobre sua razão de viver. Ele se autodomina um servo de Deus, isto é, alguém que estava comprometido em obedecer a Deus. Essa obediência o levou a passar a vida falando aos outros sobre Cristo. Como você descreveria seu propósito na vida? A que você é devotado? Life Application Study Bible Kingsway.
Eleitos. No AT, o termo designa a escolha de Israel e sua missão no mundo; no NT, designa os crentes em Cristo (Rm 8.33; Cl 3.12; 2 Tm 2.10; 1 Pe 1.1). Bíblia Shedd.
Pleno conhecimento. Do gr. epignosis. Paulo se refere não só à compreensão intelectual, mas a um conhecimento experimental do evangelho. Com base na fé, o conhecimento é construído e fortalecido. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 381.
Deus que não mente. Em contraposição aos cretenses (v. 12) e ao diabo (Jo 8.44). Bíblia de Estudo NVI Vida.
2 Vida eterna. A vida eterna é a meta do ministério de Paulo e o objetivo do verdadeiro cristão, que constrói sua vida sobre os princípios da verdade. CBASD, vol. 7, p. 381.
3 Tempos devidos. Paulo nos ensina, em Gl 4.4; Rm 5.6; Ef 1.10 e no argumento nos caps 1-3 de Romanos, que a encarnação de Cristo veio no momento exato e mais oportuno. A história não é fruto do acaso. Cf Mc 1.15, “O tempo está cumprido”, designando um plano preciso. Bíblia Shedd.
Deus é chamado “nosso Salvador”, assim como Jesus Cristo (1:4). “Deus” se refere ao Pai. … Ambos Pai e Filho agiram (e agem) para nos salvar de nossos pecados. Life Application Study Bible Kingsway.
4 De Deus Pai e de Cristo Jesus. Como é comum nas epístolas de Paulo, Cristo e Deus são colocados no mesmo plano, na mesma cláusula gramatical, indicando a divindade de Jesus Cristo. Bíblia Shedd.
5 deixado em Creta. Subentende que Paulo e Tito tenham estado juntos em Creta, ministério este não mencionado em At. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Presbíteros. A nomeação de presbíteros incluía a cerimônia de ordenação. CBASD, vol. 7, p. 382.
Paulo desejava que Tito fizesse isso em cada cidade da ilha, sugerindo que a igreja cristã tinha crescido e havia várias congregações fundadas em vários locais. A lista de qualidades para o presbítero ou bispo é semelhante à encontrada em 1Tm 3:1-7, embora esta passagem dê mais ênfase ao compromisso do líder com a doutrina e a correção daqueles que a menosprezam (v. 9). Bíblia de Estudo NVI Vida.
6 marido de uma só mulher. Como os presbíteros (ou anciãos) eram escolhidos dentre os homens mais idosos da congregação, Paulo tomava por certo que seriam casados e teriam filhos. Os solteiros qualificados não eram necessariamente excluídos. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Filhos crentes. Ou seja, filhos que sejam cristãos e que, por seu comportamento, demonstrem lealdade aos princípios cristãos. CBASD, vol. 7, p. 382.
A preocupação, na passagem, é para que seus filhos se comportem de maneira adequada e não estejam sujeitos a serem acusados, nem sejam insubordinados. A palavra “filhos” (plural do gr. teknon) se aplicava apenas aos filhos que viviam em casa e que ainda estavam sob a autoridade de seu pai. Bíblia de Estudo SBB.
7 bispo. O emprego de “presbítero” no v. 5 e de “bispo” (ou “supervisor”) no v. 7 mostra que os termos eram usados de modo intercambiável (cf. At 20.17, 28; 1Pe 5.1, 2). “Presbítero denota qualificação (maturidade e experiência), ao passo que “bispo” dá a ideia de responsabilidade (vigiar o rebanho de Deus”. Bíblia de Estudo NVI Vida.
8 Domínio de si. Esta é uma pedra angular apropriada às qualidades positivas a serem exercidas. Pelo fato de uma boa qualidade poder ser prejudicada pelo excesso, o domínio próprio em todas as coisas é um requisito para a bem-sucedida liderança da igreja. CBASD, vol. 7, p. 383.
9 sã doutrina. O ensino correto, em harmonia com o dos apóstolos (v. 1Tm 1.10; 6.3; 2Tm 1.13; 4.3). Essa doutrina é chamada “sã”, não somente porque edifica a fé, mas também porque protege contra a influência corruptora dos falsos mestres. Bíblia de Estudo NVI Vida.
10-16 Paulo descreve os mestres enganosos em diversos detalhes, mas parece se referir a algo mais do que apenas a problemática da circuncisão. Fica claro que, quaisquer que fossem os ensinos dos mestres, eles obtiveram êxito em convencer casas inteiras, e Paulo insiste em ser preciso fazê-los calar (v. 11). Bíblia de Estudo NVI Vida.
10 especialmente os da circuncisão. Os falsos mestres surgiram particularmente entre cristãos judeus. Bíblia de Estudo SBB.
insubordinados. Contra a palavra de Deus e contra Paulo e Tito como ministros autorizados do Senhor. … 1. Pertenciam ao “grupo da circuncisão”, assim como os de Gl 2.12… 2. Apegavam-se a lendas judaicas não-bíblicas (v. 14) e a genealogias (3.9; v. 1Tm 1.4…)… 3. Eram ascetas (v. 14, 15), com escrúpulos contra coisas que eus declarara boas. Bíblia de Estudo NVI Vida.
11 Calar. Expressão forte. Usada no sentido de “amordaçar cães”. Bíblia Shedd.
12 um de seus próprios profetas. De forma sábia, Paulo não critica diretamente a decadência da sociedade cretense, mas, em vez disso, cita um autor cretense e, então, concorda com ele. Bíblia de Estudo SBB.
Cretenses, sempre mentirosos. Originalmente dito por Epimênides de Creta (c. 600-500 c.C.), conforme Clemente de Alexandria. Bíblia Shedd.
13 Severamente. Assim como o bisturi do cirurgião corta o tecido doente, em benefício da preservação da saúde, as palavras e a disciplina de Tito e dos anciãos cretenses deveriam cortar o que expunha o bem-estar da igreja ao perigo. CBASD, vol. 7, p. 385.
14 Fábulas judaicas. A prática judaica de interpretar o AT pelo método alegórico obscurecia a verdade e gerava especulações e conflitos. Esse método agradava o coração, mas deixava a mente estéril. As fabulas judaicas davam origem a contendas e não mantinham o poder regenerador do Espírito Santo. CBASD, vol. 7, p. 385. Cf. 1 Tm 1.4. Bíblia Shedd.
Mandamentos de homens. Cf 2.21-22, que sugere uma mistura de judaísmo legalista e gnosticismo. Bíblia Shedd.
A igreja cristã sempre enfrentou o problema de ensinos falsos que se apresentam como verdades. Satanás sempre faz mais danos ao avanço da verdade, trabalhando dentro da igreja do que atacando-a de fora. CBASD, vol. 7, p. 385.
15 Para os puros, todas as coisas são puras. … estabelecem proibições arbitrárias, inventadas por seres humanos, contra o que consideram impuro (v. Mt 15.10, 11, 16-20; Mc 7.14-19; At 10.9-16; Rm 14.20). O princípio nesse versículo não entra em conflito com os muitos ensinos do NT contra práticas moral e espiritualmente erradas. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Mente. Os “impuros e descrentes” têm a mente governada pelos desejos não santificados (Rm 12:2). CBASD, vol. 7, p. 385.
Algumas pessoas veem o bem ao seu redor, enquanto outras não veem nada além do mal. Qual e a diferença? Nossas almas se tornam filtros através dos quais percebemos o bem ou o mal. Os puros (aqueles que tem Cristo no controle de suas vidas) aprendem a ver o bem e a pureza neste mundo mau. Mas pessoas corruptas e descrentes encontram o mal em tudo porque suas mentes e corações maus colorem até mesmo o bem que veem e ouvem. O que quer que você escolha para preencher sua mente afetará a maneira como você pensa e age. Volte seus pensamentos para Deus e sua palavra, e você descobrirá mais e mais bondade, mesmo neste mundo mau. Uma mente cheia de bem tem pouco espaço para o que é mau (veja Filipenses 4:8). Life Application Study Bible Kingsway.
Consciência. O discernimento do certo e errado fica entorpecido quando a pessoa se entrega a desejos não santificados. Sob essas circunstâncias, a consciência não pode funcionar de forma eficaz. Como uma bússola defeituosa, ela deixa de ser um guia preciso e confiável. CBASD, vol. 7, p. 385.
16 São abomináveis. A pretensa fé dos mestres religiosos corrompidos e dos membros da igreja “insubordinados” constituía uma ofensa aos olhos de Deus. Seria melhor que tais pessoas nunca tivessem ouvido falar do cristianismo. CBASD, vol. 7, p. 385.
boa obra. O conhecimento certo é extremamente importante porque leva à piedade (v. 1). Bíblia de Estudo NVI Vida.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário