Reavivados por Sua Palavra


II TIMÓTEO 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Maria Eduarda
12 de fevereiro de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

1136 palavras

1 Vida … em Cristo. Termos inseparáveis nas cartas do apóstolo Paulo, como em Gl 2.20. Bíblia Shedd.

2 Amado. Uma emoção intensificada pela firmeza e pela fidelidade de Timóteo. Cf Fp 2.20-22; 1 Tm 1.15; 4.11, 16. Bíblia Shedd.

3-5 As orações de Paulo por Timóteo nos inspiram a orar pelos missionários e líderes cristãos. Bíblia de Estudo Andrews.

4 Tuas lágrimas. Os anciãos de Éfeso verteram “lágrimas” quando se separaram de Paulo em Mileto, acreditando “que não mais veriam o seu rosto”(ver At 2):17, 36-38). Esse terno compadecimento entre missionários jovens com os mais idosos é um modelo que todos os pastores e aspirantes ao ministério devem procurar imitar. CBASD  – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 342.

A mãe e a vó de Timóteo, Eunice e Lóide, Foram as primeiras convertidas ao cristianismo, possivelmente por meio do ministério de Paulo em sua cidade natal, Listra (Atos 16:1). Elas comunicaram sua forte fé cristã a Timóteo, embora seu pai provavelmente não fosse um crente. Não esconda sua luz em casa: nossas famílias são campos férteis para plantar sementes do evangelho. Deixe seus pais, filhos, cônjuge, irmãos e irmãs saberem de sua fé em Jesus, e certifique-se de que eles vejam o amor, a ajuda e a alegria de Cristo em você. Life Application Study Bible Kingsway.

Por esta razão. Ou seja, enquanto estava deitado na masmorra romana, o apóstolo mantinha sua certeza de que as igrejas da Ásia estavam em mãos competentes e que a fé demonstrada por Timóteo constituía uma base sólida para as exigências rigorosas do futuro. CBASD, vol. 7, p. 342.

Reavives o dom. Timóteo tinha que permitir que o dom, dado pelo Espírito Santo na hora de sua ordenação ardesse no seu íntimo. Bíblia Shedd.

6, 7 Timóteo estava enfrentando grande oposição à sua mensagem e a si mesmo como líder. Sua juventude, sua associação com Paulo e sua liderança estavam sob fogo de crentes e não crentes. Paulo o exortou a ser ousado. Quando permitirmos que as pessoas nos intimidem, neutralizamos nossa eficácia para Deus. O poder do Espírito Santo pode nos ajudar a superar nosso medo do que alguns podem dizer ou fazer conosco, para que possamos continuar a fazer a obra de Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

Covardia. Segundo parece, a falta de confiança era problema sério para Timóteo (ver 1Co 16.10, 11; 1Tm 4.12). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Do gr. deilia, “covardia”, “timidez”. O fato de que o cristianismo genuíno não produzia covardes  se comprova perfeitamente em Cristo e em Paulo. Nenhum covarde teria escrito semelhante epístola sob a ameaça da espada do carrascoCBASD, vol. 7, p. 343.

Amor. Ver com. de 1Co 13:1. Qualidade que deve acompanhar o “poder” para que este último não seja empregado de forma dura, sem piedade e pouco fraternal. O Senhor Jesus é um exemplo notável do poder usado com amor. CBASD, vol. 7, p. 343.

Não te envergonhes. O texto grego implica que, até então, Timóteo não tinha sido envergonhado. Paulo exorta seu fiel colaborador a que nunca se envergonhe. Expressões de confiança como esta inspiram os obreiros mais jovens a conquistas ainda mais elevadas. CBASD, vol. 7, p. 343.

Encarcerado. Uma evidência adicional de que Paulo escreveu esta epístola enquanto estava na prisão romana (ver p. 339). CBASD, vol. 7, p. 343.

Do evangelho. Paulo estava sendo humilhado por causa do evangelho, e qualquer coisa menos que plena comunhão com Paulo, em público e e particular, teria sido covardia. CBASD, vol. 7, p. 343.

8-11 Esta síntese do evangelho (comparar com Rm 1:16, 17; Ef 2:8-10) é um lembrete inspirador do dom divino da vida eterna (ver Jo 3:16). O fato de não sermos salvos por nossas obras, mas pela graça de Deus em Cristo Jesus (v. 9), é central para o entendimento do pensamento paulino (ver Rm 3:21-31; 4:2-5, 16; 11:6; Gl 2:16; Ef 2:8,9; 2Tm 1:8-11). Isso nos impele a dar graças a Deus e rejeitar o legalismo. Bíblia de Estudo Andrews.

10 Destruiu. Do gr. katargeo (ver com. de Rm 3:3). Quando Cristo ressuscitou, um poder mais forte do que a morte se manifestou. Cristo oferece o mesmo poder sobre a “morte” a todos os que aceitam o plano de salvação. Não se deve, pois, temer a “morte”CBASD, vol. 7, p. 344.

A morte perdeu sua capacidade de ser o ponto final na vida humana. Bíblia Shedd.

12 Crido. A flexão do verbo destaca que Paulo tinha começado a confiar anos atrás, e a confiança continuava. Ele mantinha sua fé, mesmo em meio a diferentes experiências nas quais era tratado como um criminoso comum. CBASD, vol. 7, p. 345.

12-14 aquele dia. Paulo entende que o objetivo do cristão é ser fiel até o retorno de Cristo. Nossa fé não é produzida por nossas próprias forças, mas mediante o poder de Deus e do Espírito. Bíblia de Estudo Andrews.

13 fé e amor em Cristo. A fé e o amor mediante a união com Cristo – outra maneira de dizer “a fé e o amor cristão (ver 1Tm 1.14). Bíblia de Estudo NVI Vida.

14 Guarda o bom depósito. Paulo se refere à escolha de Timóteo como fiel ministro do evangelho, confiada a ele tanto por homens quanto por Deus. … O período e serviço de Paulo estava prestes a terminar, o apóstolo havia guardado o depósito da verdade livre de erro doutrinário ou de mácula moral. Entretanto, a obra confiada a Paulo, seu depósito, estava colocada sobre os ombros de Timóteo e de outros. A partir de então, deveriam ser guardiões do tesouro inestimável do evangelho e, por sua vez, transmiti-lo fielmente a outros responsáveis. CBASD, vol. 7, p. 346.

15 Todos … me abandonaram. Nada se sabe das circunstâncias específicas desta experiência. No entanto, deve ter sido algum evento que requereu uma demonstração de coragem e honra daqueles que professavam lealdade ao cristianismo. Paulo sentia esse desapontamento e sabia que, se todos os seus cooperadores fugissem da perseguição, a estrutura que tanto havia trabalhado para construir entraria em colapso. No entanto, a confiança na devoção de Timóteo animava o apóstolo e era o motivo para sua exortação para que o jovem líder se erguesse ousadamente em favor do evangelho. CBASD, vol. 7, p. 346.

Figelo e Hermógenes. As Escrituras não fornecem mais informações a respeito desses homens ou de sua deserção. É trágico ser lembrado unicamente por vergonha ou covardia. Esses homens não haviam guardado o depósito da verdade a eles confiado. CBASD, vol. 7, p. 347.

Estes homens servem como uma advertência de que mesmo líderes podem cair. Life Application Study Bible Kingsway.

16 Onesíforo (ver 4:19). Na antiguidade, os prisioneiros tinham a obrigação de providenciar o próprio alimento e vestuário. Onesíforo visitava Paulo e provia suas necessidades, dando um exemplo vívido de zelo cristão. Bíblia de Estudo Andrews..

[Onesíforo] me deu ânimo. Onesíforo foi como uma brisa das montanhas para Paulo, que respirava o ar viciado da prisão romana. Em vez de lamentar com o apóstolo, inspirava-lhe coragem, alegria de viver e companheirismo. CBASD, vol. 7, p. 347.

17 Tendo ele [Onesíforo]… chegado a Roma me procurou. Tentar encontrar Paulo era um empreendimento arriscado, porque depois do incêndio de Roma todos os cristãos eram suspeitos. CBASD, vol. 7, p. 347.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.