Filed under: Sem categoria
724 palavras.
Este capítulo apresenta orientações para a igreja em sua seleção de anciãos. A sua reputação na comunidade também diz muito a respeito de quem ele é. O fruto de sua vida deve refletir a Cristo. Paulo também alertou a respeito daqueles que desejam o cargo apenas para conseguir posição e poder. Eles não fazem um bom trabalho para Deus. David Manzano, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2015/05/13/ (pesquisa em 05/08/2018).
1 Episcopado. Lit “superintendência”. … É o pastor da igreja, sem conceito de hierarquia. Bíblia Shedd.
2 Necessário. O líder cristão deve ser um modelo na prática dos princípios que professa, se quer convencer outros da dignidade de sua mensagem. O regato não corre acima de sua fonte, e, em geral, uma congregação não costuma alcançar nível mais alto do que sua liderança. CBASD – Comentário Biblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 305.
Sóbrio. Do gr. sophron, “prudentes”, “de mente sadia”, “que tem domínio próprio”. Esses líderes são sempre necessários para evitar o fanatismo e liderar em tempos de grave emergência. CBASD, vol. 7, p. 306.
3 Não violento. Ou seja, não belicoso nem briguento. Um caráter conciliador e pacificador é uma qualidade indispensável a todo líder da igreja. CBASD, vol. 7, p. 307.
6 Para não suceder que se ensoberbeça. Ou, “seja inchado”, “seja vaidoso”. O orgulho obscurece o entendimento. CBASD, vol. 7, p. 307.
Condenação do diabo. O orgulho, a causa da queda de Lúcifer. Bíblia Shedd.
7 Bom testemunho. A reputação do bispo [líder] na comunidade deve ser de caráter mais elevado, de tal modo que mereça o pleno respeito e confiança das pessoas que não pertençam à igreja (ver com. de 2Co 6:3). CBASD, vol. 7, p. 307.
8 Diácono. Este ofício foi instalado por motivos práticos, segundo a primeira referência em At 6.1-7. As virtudes morais e espirituais exigidas elevam-se ao nível exigido do pastor, em virtude das responsabilidades envolvidas no atendimento das necessidades da igreja. Bíblia Shedd.
De uma só palavra. Ou seja, “não diga uma coisa a uma pessoa e o contrário a outra”. Cada oficial da igreja deve ser um pacificador, não um divulgador de escândalos nem um perturbador. Pode ter sido esta expressão que levou John Bunyan a chamar de “Sr. Duas Línguas”a um dos personagens de O Peregrino. CBASD, vol. 7, p. 308.
Não cobiçosos de torpe ganância. O cristão deve sempre vencer a tentação de se aproveitar de alguém, mesmo que não seja culpado de transgredir qualquer lei específica. Tampouco deve se aproveitar do privilégio de seu cargo para obter favores ou ganho pessoal indireto. O dinheiro não deve ser a meta principal de sua vida. CBASD, vol. 7, p. 308.
10. Experimentados. Ou, “testados”. Aqui, Paulo condena o que às vezes se sugere: de que a nomeação para cargos da igreja seja feita como incentivo aos que têm sido descuidados, ou fracos na fé, na esperança de que esse reconhecimento estimule o zelo e a piedade. CBASD, vol. 7, p. 308.
13 Preeminência (gr bahmos). Normalmente significa “degrau”. É aplicada aos gruas da promoção no exército. Aqui significa a influência moral e eclesiástica do ofício. Bíblia Shedd.
15 Coluna. Ver Gl 2:9. Os cristãos genuínos são testemunhas do poder da graça de Deus e da sabedoria de Seus propósitos. Quando deixam de cooperar plenamente com o plano divino no ser humano, inevitavelmente se atrasa o dia de restauração desta Terra (ver PJ, 69). CBASD, vol. 7, p. 309.
A “igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade” (v. 15, NVI), construída por Cristo, fundada sobre Ele, deve permanecer como um dos pilares para a verdade salvadora de Deus. Empresas seculares ou os governos não atuam como pilares para Deus e Sua verdade. Se a igreja de Deus falhar, onde as pessoas poderão ir a fim de encontrar a salvação? David Manzano, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2015/05/13/ (pesquisa em 05/08/2018).
16 Evidentemente. Ou, “por consentimento geral”. Muitos comentaristas acreditam que este versículo se refira a um hino bem conhecido da igreja primitiva. CBASD, vol. 7, p. 310.
Pensa-se que aqui Paulo está citando um hino da Igreja (cf Ef 5.19), que contrasta o Senhor encarnado com o Senhor exaltado. Bíblia Shedd.
O verso 16 é uma sinopse do “mistério de Deus” – o maravilhoso fato de nossa redenção ter vindo através da encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esta grande salvação é o que a igreja precisa revelar ao mundo. David Manzano, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2015/05/13/ (pesquisa em 05/08/2018).
Mistério da piedade. Ver com. de 1Tm 2:2. O triunfo da graça de Deus sobre as forças do mal na vida será sempre motivo de admiração e gratidão. CBASD, vol. 7, p. 310.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário