Filed under: Sem categoria
“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (v.13).
Fica claro no livro de Romanos a preocupação de Paulo quanto ao quesito relacionamento. Tanto dos crentes com Deus, quanto de uns com os outros. Uma igreja desunida e apática certamente não era uma opção, nem tampouco uma igreja egoísta e incrédula. Paulo exortou seus irmãos a viverem o altruísmo conforme o modelo deixado por Cristo. “Porque também Cristo não Se agradou a Si mesmo” (v.3). E apontando para as Escrituras, assinalou a sua finalidade: “para o nosso ensino foi escrito” (v.4). A Palavra de Deus é nosso guia infalível e, ao estudá-la com humildade de coração, somos transformados, “de glória em glória […], como pelo Senhor, o Espírito” (2Co.3:18).
A forma como lidamos uns com os outros define quem de fato nós somos. Quem possui um coração mal intencionado geralmente não revela a sua malícia a todos, mas somente àqueles que deseja atingir. Aquele, porém, que é guiado pelo Espírito Santo glorifica o nome de Deus diante de todos, ainda que nem todos queiram reconhecer. Somos convocados para fazer parte de um só povo “que concordemente e a uma voz” glorifique “ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.6). E para tanto, precisamos ter o mesmo sentimento “de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus” (v.5), “pelo poder do Espírito Santo” (v.19).
O Espírito Santo é constantemente mencionado, e destacados alguns de Seus atributos: poder (v.13 e 19), santidade (v.16) e amor (v.30). Poder para “o sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus” (v.16). Santidade para que nossa vida glorifique a Deus “por palavra e por obras” (v.18). Amor “a serviço dos santos” (v.25) e “para conduzir os gentios à obediência” (v.18). A companhia do Espírito de Deus é viver constantemente “na plenitude da bênção de Cristo” (v.29). É travar a mais árdua batalha espiritual até que do alto recebamos a tão sonhada chuva serôdia e “o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp.3:14). O Espírito Santo na vida promove a troca do egoísmo pelo altruísmo e do ressentimento pela simpatia.
Paulo pediu que seus irmãos lutassem com ele em oração a seu favor (v.30). Em sua peregrinação teria de enfrentar algumas dificuldades, mas que não o impediriam de avançar conforme o Espírito Santo o guiasse. E resoluto em ajudar seus irmãos pobres que viviam em Jerusalém (v.26), continuou sua viagem blindado de “valores espirituais” (v.27) a fim de que logo pudesse ver os frutos do “evangelho de Cristo” (v.19). Percebam que Paulo afirmou que já não tinha mais opção de campo missionário onde estava (v.23). Certamente, aquele servo de Deus, guiado pelo Espírito Santo, havia cumprido o propósito pelo qual Deus o havia chamado. O mesmo, o Senhor deseja realizar através de nós nesta geração.
“Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação” (v.2). Sigamos o exemplo de Paulo e “no poder do Espírito Santo” (v.13), sejamos transformados conforme o caráter de Cristo “para a glória de Deus” (v.7) e para que estejamos “possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para [nos admoestarmos] uns aos outros” (v.14), a fim de que estejamos prontos para o breve retorno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
“E o Deus da paz seja com todos vós. Amém!” (v.33).
Pai eterno, nós reconhecemos que dependemos do Teu agir em nossa vida, mediante a boa obra do Espírito Santo. Nada podemos fazer por nós mesmos, mas se Cristo viver em nós, como Paulo, poderemos cumprir a missão em nosso tempo e fazer parte da geração que verá Cristo voltar nas nuvens do céu. Até lá, Senhor, queremos viver aqui como Teus servos, em amor não fingido uns pelos outros, nos alegrando e nos recreando mutuamente, com a alegria que provém do Teu Espírito. Não vivemos dias fáceis, mas as profecias nos dizem que falta pouco tempo para Te encontrar. Portanto, reanima o nosso coração na bendita esperança do advento e enche-nos do Espírito Santo. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, cheios do Espírito Santo!
Rosana Garcia Barros
#Romanos15 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário