Reavivados por Sua Palavra


ROMANOS 14 by Luís Uehara
8 de dezembro de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/rm/14

Paulo concluiu seu discurso sobre sacrifício vivo com conselhos sobre liberdade cristã para dois tipos de crentes: os fracos que se ofendiam com a falta de escrúpulos dos fortes; os fortes que procediam de maneira que fazia os fracos tropeçarem (Romanos 14:20–21).

Os fortes comiam “todas as coisas”; os “fracos” comiam “vegetais” — presumivelmente para evitar comprar carne sacrificada a ídolos (14:2; compare 1 Coríntios 10:24 e contraste 10:20–21). Ao contrário das carnes imundas, que sempre contaminam, a carne sacrificada a ídolos não é “comum em si mesma”, mas sim era considerada na tradição judaica como tendo se tornado “comum” por meio de contaminação de segunda ordem, como mãos sujas ou animais limpos misturados com imundos (Romanos 14:14; compare Marcos 7:2 e Atos 10:14). Os fortes consideravam “um dia” — presumivelmente o sétimo dia — “acima de outro”; os fracos consideravam “todos os dias” — presumivelmente também os outros festivais judaicos — como importantes (14:5, note que “igual” não está na língua original; compare Colossenses 2:16).

Quando as práticas de alguns vão além dos requisitos mínimos das Escrituras, devemos ser fiéis às nossas convicções pessoais e amorosos para com os companheiros crentes que não as compartilham (Romanos 14:19–23). Nessas questões, os fracos não devem condenar os fortes pelo que apenas Deus exige deles, e os fortes não devem agir de forma que enfraqueça a segurança dos fracos em suas convicções. (14:12–13).

David Hamstra
Pastor sênior da IASD de Edmonton Central e aluno de doutorado na
Andrews University

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/rom/14
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.