Filed under: Sem categoria
“Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas” (v.11).
Certa vez, eu estava com minha família na fazenda de um amigo e fiquei observando as ovelhas. Elas estavam sempre andando juntas. Então, meu filho mais velho e eu fomos atrás delas e elas correram para dentro do estábulo. Lá dentro, chegávamos bem perto enquanto elas se apertavam contra a parede, sempre juntas. Até que uma ovelhinha, das mais novas, se desgarrou das demais e conseguimos pegá-la. Colocamos a ovelhinha assustada no colo, tiramos umas fotos e, ao colocá-la no chão, ela correu novamente para perto do seu rebanho. Essa experiência nos faz refletir em algo muito importante, não é mesmo, amados?
Se tem um Salmo que bem expressa a história de amor de Deus para com os Seus filhos é o Salmo 23. Este Salmo davídico é um dos textos bíblicos mais conhecidos e populares no meio cristão. E até as criancinhas sabem recitar, nem que seja o seu primeiro verso: “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”. A figura de um pastor de ovelhas ficou conhecida por ter sido a ocupação de Davi antes de tornar-se o grande rei de Israel. Foi por conhecer tão bem as atribuições de um pastor, e seu apreço pelas ovelhas, que Davi compôs o que Jesus mais tarde confirmou ao declarar: “Eu sou o bom Pastor” (v.11).
Nos muros de Jerusalém, a Bíblia faz registro de doze portas de acesso à cidade, assim como na Nova Jerusalém (Ap.21:12). A palavra porta indica lugar de entrada/saída e também denota escolha, decisão. Cada porta tinha um nome e um significado espiritual diferentes. Mas uma delas, a “Porta das Ovelhas” (Jo.5:2), de todas as portas, foi a única que, à época da reconstrução dos muros da cidade após o exílio babilônico, foi consagrada ao Senhor (Ne.3:1). Portanto, esta porta tinha um significado especial com relação às demais. Era por ela que entravam os cordeiros que seriam sacrificados no templo. Quando Jesus diz: “Eu sou a Porta das Ovelhas” (v.7) e ao mesmo tempo declara ser o bom Pastor, está afirmando a Sua declaração seguinte, a de que ninguém tiraria a Sua vida, mas Ele a entregaria espontaneamente (v.18).
As ovelhas são o bem mais precioso do bom Pastor. Ele as conhece e elas O conhecem também (v.14). A Sua voz lhes é familiar, de forma que “de modo nenhum” seguem estranhos, “porque não conhecem a voz dos estranhos” (v.5). Mas observem que Jesus afirmou ter “outras ovelhas” (v.16). Ou seja, ovelhas fora da casa de Israel. E aqui estamos inclusos você e eu. O mundo todo é alvo do amor do Pastor Celestial e Ele tem chamado “pelo nome as Suas próprias ovelhas” (v.3). Conhecer o Pastor é tão importante quanto reconhecer a Sua voz. É sinônimo de vida e vida em abundância (v.10). Jesus mesmo afirmou: “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo.17:3).
As obras que Jesus fazia em nome de Deus, testificavam a favor dEle mesmo (v.25). E Ele bem sabia quem era ovelha e quem era lobo. Sua vida e missão estavam registradas em cada enfermo curado, em cada criança amparada, em cada pecador perdoado, de forma que “iam muitos ter com Ele” (v.41) e “muitos ali creram nEle” (v.42). Precisamos ser ovelhas, amados! Jesus disse que as Suas ovelhas receberão a vida eterna e “jamais perecerão” (v.28), “e a Escritura não pode falhar” (v.35). Serão as ovelhas que estarão à Sua direita quando Ele regressar, e que dEle ouvirão: “Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt.25:34).
Até lá, Ele espera que vivamos como Ele e o Pai: “Eu e o Pai somos um” (v.30); uma ovelha cuidando da outra, aquecendo a fé da outra, cumprindo “a lei de Cristo” (Gl.6:2). Continuemos ouvindo a voz do nosso bom Pastor aqui e logo a ouviremos em alto e bom som quando Ele voltar para nos levar aos pastos verdejantes da eternidade.
Nosso bom Pastor, nós somos Tuas ovelhas e necessitamos do Teu cuidado e da Tua guia. Através da comunhão diária Contigo por meio da Tua Palavra e de uma vida de constante oração, não seguiremos a voz do estranho, pois conhecemos a Tua voz. Senhor, o Teu povo está prestes a enfrentar o tempo do vale da sombra da morte. Que o Teu Espírito nos mantenha firmes na fé, confiantes de que Tu estás conosco, que a Tua vara e o Teu cajado serão o nosso consolo. Guia-nos, Pastor divino, ao Teu Santo e bom lugar! Em nome de Cristo Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, ovelhas do bom Pastor!
* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.
Rosana Garcia Barros
#João10 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Bom dia!!!
Comentário por Alda Casanova 16 de outubro de 2024 @ 6:45