Filed under: Sem categoria
1970 palavras (com destaques)
1. Disse Jesus. Não há indicação direta acerca de tempo e local dos eventos relatados nesta seção. Parece haver pouca ou nenhuma ligação com o capítulo anterior., pelo menos no que se refere ao tema. … o mais provável é que exista uma transição de tempo e lugar entre os cap. 16 e 17. Com base no relato do cap. 17, parece que a jornada levou Jesus pela Samaria e pelas fronteiras da Judeia, até cruzar o Jordão e chegar à Pereia mais uma vez. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, p. 922, 923.
1-3 Jesus pode ter direcionado esse aviso aos líderes religiosos que ensinavam aos seus convertidos seus próprios costumes hipócritas (ver Mateus 23:15). Life Application Study Bible Kingsway.
1 escândalos. “Pedras de tropeço”. Aquilo que afasta do Senhor (cf 17.23; 21.8; Mc 9.43ss; Rm 14.13ss) um crente menos maduro na fé. Bíblia Shedd.
A palavra grega originalmente designava o alimento colocado na haste de uma armadilha; veio a significar, depois, qualquer coisa que faz tropeçar e cair numa armadilha. Bíblia de Genebra.
3 Acautelai-vos. [Quantas vezes se deve perdoar um irmão, Lc 17:3-10 = Mt 18:21, 22]. … A recusa a perdoar é uma forma de provocar as pessoas à impulsividade e ao pecado. … Deve-se evitar fazer os outros tropeçarem e, ao mesmo tempo, usar de misericórdia para com eles quando nos fazem tropeçar. CBASD, vol. 5, p. 923.
5, 6 Aumenta-nos a fé. O pedido dos discípulos era genuíno. Eles queriam a fé necessária para tal perdão radical. Mas Jesus não respondeu diretamente à pergunta deles porque a quantidade de fé não é tão importante quanto sua genuinidade. O que é fé? É dependência total de Deus e disposição para fazer sua vontade. Fé não é algo que usamos para fazer um show para os outros. É obediência completa e humilde à vontade de Deus, prontidão para fazer o que quer que ele nos chame para fazer. A quantidade de fé não é tão importante quanto o tipo certo de fé: fé em nosso Deus todo-poderoso. Life Application Study Bible Kingsway.
6 Fé. Jesus afirma que ter fé não é uma questão de quantidade. Ou a pessoa tem fé ou não a tem. Até mesmo a menor porção de fé é suficiente para realizar tarefas aparentemente impossíveis. O mais importante não é o tanto de fé, mas se ela é genuína. CBASD, vol. 5, p. 923.
Não precisamos de mais fé; uma pequena semente de fé é suficiente, se ela for viva e crescente. Life Application Study Bible Kingsway.
Transplanta-te no mar. É provável que Jesus tenha escolhido essa ilustração como uma hipérbole. É evidente que ele não queria que os discípulos realizassem feitos mágicos como estes. A ilustração é semelhante à do camelo passando pelo fundo de uma agulha (ver com [CBASD] de Mt 19:24). Ambas são tão difíceis que esbarram na impossibilidade literal, e Jesus não tinha a intenção de que os discípulos as entendessem literalmente. Nenhum dos milagres do próprio Cristo foram dessa natureza. CBASD, vol. 5, p. 923.
7-10 Jesus não está tornando nosso serviço sem sentido ou inútil, nem está eliminando recompensas que possamos receber. Ele está atacando a autoestima injustificada e o orgulho espiritual. Life Application Study Bible Kingsway.
7. A fé capacita os seres humanos a cumprir seus deveres como servos de Deus. CBASD, vol. 5, p. 923.
Na lavoura. A casa deste suposto senhor ficaria numa vila ou cidade não muito distante. Em geral, os servos saíam de manhã para trabalhar nos campos e voltavam à noite. CBASD, vol. 5, p. 924.
10 servos inúteis. Cf 1Co 9.16. Deus não é nosso devedor, mesmo quando fazemos tudo quanto Ele pede. O escravo não tem direitos. Bíblia Shedd.
Paulo refletiu o espírito de serviço verdadeiro quando observou que tudo que ele havia suportado e sofrido em nome de Cristo não era motivo de se “gloriar” (1Co 9:16). Seu serviço era motivado por um senso profundo de obrigação a Seu Mestre. Ao pregar o evangelho, estava desempenhando uma pesada obrigação: “Ai de mim se não pregar o evangelho!” CBASD, vol. 5, p. 924.
12 A lei exigia que os leprosos ficassem longe das pessoas sadias (Lv 13.46); estes leprosos chegaram tão perto quanto possível e gritaram com estardalhaço. Bíblia de Genebra.
14 Indo eles. Quando saíram de perto de Cristo, ainda eram leprosos. Fica claro que, se houvessem esperado uma evidência visível de cura antes de partir para Jerusalém, onde seriam considerados “limpos”, o milagre não aconteceria. Era necessário que agissem pela fé, como se já estivessem sarados, antes que a cura chegasse de fato. CBASD, vol. 5, p. 925.
15 Dando glória a Deus. Ao reconhecer que o poder divino o libertara das cadeias de sua doença, “um dos dez” colocou o mais importante em primeiro lugar: ele louvou a Deus. Este samaritano se destaca na narrativa como um grande exemplo de gratidão. CBASD, vol. 5, p. 925.
16 Era samaritano. É possível que os outro nove achassem que, por serem filhos de Abraão, mereciam ser curados. Mas este samaritano, que não devia se considerar merecedor da bênção da saúde recebida de forma súbita e inesperada, valorizou e agradeceu o presente derramado pelo Céu. Os que se esquecem de agradecer a Deus as bênçãos recebidas e de apreciar o que Ele lhes faz correm o risco de se esquecer por completo do Senhor (ver Rm 1:21, 21). CBASD, vol. 5, p. 925.
17 Onde estão os nove? Esta é uma evidência de quão importante é para Deus a reação de agradecimento pelas coisas recebidas de Suas mãos. CBASD, vol. 5, p. 925.
18 estrangeiro. Os nove ingratos leprosos representam a maioria do povo judaico diante da missão e a mensagem de Cristo. O samaritano é como uma amostra do acontecimento da antecipada aceitação do evangelho pelos não-judeus. Bíblia Shedd.
O fato de ser ele um samaritano torna tudo mais interessante, pois não se esperaria que ele mostrasse gratidão a um judeu que o curou. Bíblia de Genebra.
19 a tua fé te salvou. “Salvar” tem um duplo significado, de curar e redimir. Fé não é obra meritória mas graça recebida, e portanto motivo de gratidão. Bíblia Shedd.
20-37 Jesus ensina sobre Sua Segunda Vinda. Bíblia de Genebra.
20 Quando viria o reino. Durante pelo menos dois anos, o povo da Galileia ouvira Jesus proclamar a mesma mensagem [após mais quatro anos da pregação de João]…Então, os fariseus chegaram perguntando quanto tempo mais eles deveriam esperar para ver alguma evidência tangível de que o reino estava, de fato, vindo. Ao fazer esta exigência, os fariseus foram claros em desafiar o caráter messiânico de Jesus, sugerindo que Ele fosse um falso messias. … Uma vez que seus sonhos egoístas ainda não haviam se tornado realidade, os fariseus tinham certeza que que o “reino” não chegara. Em seu modo de pensar, tal conceito pertencia ao futuro. CBASD, vol. 5, p. 926.
Não vem … com visível aparência. O reino que João e Cristo anunciaram, o reino da graça, já estava presente, mas os fariseus não enxergavam porque viam apenas aparência exterior das coisas (ver 1Sm 16:7). … Era necessário discernimento espiritual para detectar a chegada do reino da graça divina aos corações humanos (ver com. [CBASD] de Lc 17:21). CBASD, vol. 5, p. 926.
21 o reino de Deus está dentro de vós. Ele poderia simplesmente estar dizendo a Seus opositores: “O reino de Deus não é algo que vocês devem esperar por meio de observação cuidadosa da visão natural. Se ele for descoberto, será dentro do coração de vocês.” CBASD, vol. 5, p. 926.
Através do ministério de Jesus, o reino de Deus já está presente nos corações de Seus seguidores. Andrews Study Bible.
22 Desejareis ver. Se refere ao anseio no coração de todo discípulo verdadeiro pela realização plena do reino vindouro. O desejo dos doze seria intensificado ao se lembrarem das oportunidades que tiveram no passado, mas não apreciaram plenamente na época, de andar e conversar com o amado Mestre (ver DTN, 506). Cristo estava com eles naquele momento; porém, muitos não estimavam Sua presença como deveriam. CBASD, vol. 5, p. 926, 927.
Isto é, o reino está presente como uma realidade interior, uma coisa escondida no coração das pessoas (cf. Rm 14.17). Bíblia de Genebra.
23-25 Ainda que alguns procurem falsos messias (21.8-9), a vinda final de Cristo será tão pública que todos saberão. Bíblia de Genebra.
24 como o relâmpago. Ver com. [CBASD] de Mt 24:27. Como um relâmpago ou raio, o retorno de Jesus virá de repente, de maneira inesperada (ver 1Ts 5:15), mas visível e dramática. CBASD, vol. 5, p. 927.
De forma diferente aos falsos messias que tem aparecido desde os tempos de Jesus, a Volta de Jesus será súbita e amplamente visível (21.27; Ap 1:7). Andrews Study Bible.
Sua vinda será repentina, inesperada e pública (cf 12.40). Bíblia de Estudo NVI Vida.
25 Mas importa que Ele primeiro padeça. A cruz deveria vir antes da coroa (ver com. [CBASD] de M7:21; Mc 9:31; etc.). Os discípulos não deveriam esperar o reino de glória imediatamente (ver com. [CBASD] de Mt 25:31). CBASD, vol. 5, p. 927.
27-29 comiam… A ênfase deste trecho não recai sobre a pecaminosidade, mas sobre a indiferença relativa às coisas espirituais e ao juízo. Bíblia Shedd.
As pessoas nos dias de Noé e de Ló levavam uma vida normal neste mundo (Jesus não fala de seus pecados) e negligenciaram sua espiritualidade. Bíblia de Genebra.
Foram embrutecidos por suas iniciativas mundanas e seus prazeres, embalados até dormir por uma falsa sensação de segurança. Não se preocupavam com o que lhes sobreviria. CBASD, vol. 5, p. 927.
Não sabemos quando Jesus retornará, mas sabemos que Ele está vindo. … Seja qual for o dia de Sua vinda, devemos estar moral e espiritualmente prontos. Viva como se Jesus estivesse retornando hoje. Life Application Study Bible Kingsway.
30 Filho do Homem for revelado. Na segunda vinda, Jesus está claramente visível a todos (1Co 1.7; 2Ts 1.7; 1Pe 1.7, 13; 4.13). Bíblia de Estudo NVI Vida.
31 Naquele dia. Comparar com a profecia de dupla aplicação encontrada em Mateus 24:14 a 20, na qual a experiência dos cristãos de Jerusalém na época em que a cidade caiu diante dos romanos, em 70 d.C., representa, até certo ponto, a experiência dos cristãos antes da segunda vinda de Cristo (ver com. [CBASD] de Mt 24:16, 17). CBASD, vol. 5, p. 927.
32. Lembrai-vos da mulher de Ló. A mulher de Ló se transformou num trágico exemplo dos resultados do apego às coisas materiais. Foi o amor às coisas que ela deixara em Sodoma que causou sua morte (ver com. [CBASD] de Gn 19:26). CBASD, vol. 5, p. 927.
A esposa de Ló esteve bem perto do livramento, porém, ao olhar para trás, perdeu-se. Bíblia de Genebra.
33 Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á. Este grande paradoxo do cristianismo expressa uma das maiores verdades eternas do evangelho (ver com. [CBASD] de Mt 6:33). CBASD, vol. 5, p. 927.
Jesus repete o ensino de 9.24 de que a vida egoísta e de auto-afirmação significa morte espiritual. Bíblia de Genebra.
34-35 Uma estreita proximidade com algumas pessoas salvas não ajudará no dia da vinda de Cristo. Bíblia de Genebra.
A escolha de estar pronto para a Volta de Cristo é uma decisão que deve ser tomada por cada um, individualmente. Os versos 34-36 não estão falando de um arrebatamento secreto porque, de acordo com o v. 24, a Vinda de Jesus será um evento público. Será então que os anjos reunirão Seu povo dos quatro cantos da terra (Mt 24.31). Andrews Study Bible.
37 Onde, Senhor? (NKJV). Isto é, “em que circunstâncias, Senhor?” Os discípulos pareciam confusos quanto a como e quando ocorreriam as coisas que Jesus estava mencionando (ver com. [CBASD] de Mt 24:3). CBASD, vol. 5, p. 928.
Onde estiver o corpo. “Assim como o ajuntamento de abutres indica que existe perto uma carcaça, então estes sinais indicam que o fim está próximo”. New Living Translation [de Lc 17:37].
O provérbio sugere que ele será tão óbvio quanto o ajuntamento de abutres em volta de um animal morto. Andrews Study Bible.
Um abutre voando em círculos não representa muito, mas um grupo deles significa que um cadáver está próximo. Do mesmo modo, um sinal do fim pode não ser significante, mas quando muitos sinais ocorrerem, a segunda vinda está próxima. Life Application Study Bible Kingsway.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário