Reavivados por Sua Palavra


LUCAS 13 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
25 de setembro de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Há uma tendência da nossa natureza humana em tentar justificar-nos mediante a perspectiva do pecado alheio. Do lado de fora da janela estão aqueles cujas iniquidades nos fazem parecer mais santos. E se, como cristãos, essa tem sido a nossa visão, precisamos urgentemente dar ouvidos à advertência de Cristo: “se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (v.3). A doutrina de que os problemas e as tragédias só acontecem na vida dos infiéis não é bíblica e, portanto, não deve ser considerada. A queda da torre de Siloé representa as fatalidades da vida que podem vir sobre maus ou bons. O que nos diferencia uns dos outros é a singularidade com que fomos criados, mas o que nos iguala é que todos somos pecadores e destituídos estamos “da glória de Deus” (Rm.3:23).

Existe uma barreira entre nós e Deus causada pelo pecado. Cristo Jesus veio à Terra para derrubar essa barreira e nos reconciliar com o Pai. Por Seu sangue expiatório, todos podemos desfrutar do perdão divino e de uma contínua vida de santificação. Isso não significa que neste processo jamais iremos falhar novamente, mas que, ainda que pequemos, “temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1Jo.2:1).

Quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, é necessário que o tempo revele os frutos de uma vida transformada que está crescendo um dia de cada vez. E faz parte desse crescimento o amor e a compaixão uns pelos outros. Notem que a parábola da figueira apresenta um período de esterilidade e outro como uma última tentativa de fazer a árvore frutificar. O Espírito Santo tem uma obra a fazer em cada coração e tem a técnica necessária para cada tipo de “planta”. E a única forma eficaz de verificar os resultados de Seus esforços é se o Seu fruto pode ser percebido na vida (Leia Gl.5:22-23).

Como figueiras estéreis, os líderes judeus se inclinavam ao ministério da acusação quando deveriam ser os primeiros a buscar endireitar os que andavam encurvados pelas enfermidades espirituais. Percebam que Jesus tinha uma compaixão especial por aqueles que sofriam há muitos anos como escravos de Satanás. A mulher que sofria há 12 anos com hemorragia, o homem do tanque de Betesda que há 38 anos padecia de paralisia, a “mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos” (v.11), são exemplos de que o tempo não é capaz de subjugar o amor de Deus em Cristo Jesus; que nunca é tarde para ser liberto do cativeiro do maligno; que as mãos de Cristo ainda estão estendidas para aqueles que estão sob o jugo do inimigo, “sem de modo algum poder endireitar-se” (v.11).

O evangelho do reino de Deus precisa crescer em nosso coração de forma que nossa vida seja uma árvore frondosa e frutífera de apoio e alívio para o nosso próximo, e não um espinheiro de fardos e críticas. Como fermento escondido em Cristo, que os nossos dons, concedidos e guiados pelo Espírito, sejam para o crescimento e edificação da igreja de Deus. O Senhor está chamando os Seus filhos dos quatro cantos da Terra e a nossa missão é guiá-los a Cristo, o nosso único exemplo e suficiente Salvador.

A porta franca que aberta está logo será fechada pelo justo Juiz, que Se levantará para cumprir a Sua promessa: “Eis que venho sem demora” (Ap.22:7). “Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus” (v.29). Alegremo-nos, hoje, com a chegada dos trabalhadores da hora undécima! “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita” (v.24)! E, logo, nos alegraremos e nos uniremos em louvor com todos os salvos: “Bendito o que vem em nome do Senhor” (v.35)!

Nosso Pai do Céu, bendito seja o Teu nome! Necessitamos da Tua graça e do Teu poder operando em nós a transformação necessária para que a nossa vida, escondida em Cristo, frutifique para a Tua glória e louvor. Entrar pela porta estreita não é uma obra humana, mas divina. Por isso, Pai, clamamos que a Tua atuação em nós nos capacite a andar Contigo. Purifica-nos e enche-nos do Espírito Santo! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, salvos pela graça de Cristo!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#Lucas13 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.