Filed under: Sem categoria
“E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas” (v.25).
Em meu estudo, percebi que o capítulo de hoje remonta os primeiros momentos do ministério terrestre de Jesus. Percebam:
- No batismo de Jesus, Deus declarou: “Este é o Meu filho amado, em quem Me comprazo” (Mt.3:17). Na entrada triunfal, Jesus é aclamado como o “Bendito”, “que vem em nome do Senhor” (v.9);
- No deserto da tentação, Jesus “teve fome” (Mt.4:2), e estando em Seu poder transformar pedras em pães recusou-se a fazê-lo e a comer. Ao avistar a figueira, Jesus “teve fome” (v.12) e quis comer, mas não havia fruto;
- Ainda no deserto, Satanás levou Jesus a Jerusalém, ao pináculo do templo, e sua proposta prometia um grande milagre diante do povo, se Ele Se lançasse dali para baixo e fosse amparado por anjos. No capítulo de hoje, ao entrar no templo em Jerusalém, Jesus agiu como nenhum do povo esperava que Ele agisse, lançando abaixo as bancas dos cambistas;
- Na última tentação do deserto, Satanás prometeu a Jesus toda autoridade (Lc.4:6). No capítulo de hoje, “os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos” (v.27) questionaram a autoridade de Jesus.
A Palavra de Deus não é maravilhosa, amados? Deus deseja abrir os nossos olhos a cada dia e nos fazer enxergar mais e mais tesouros dos depósitos celestiais. Felizes os que permitem que o Espírito Santo lhes fale e enterneça o coração com as dádivas de Sua santa Palavra!
Eis o que profetizou Zacarias: “[…] eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (Zc.9:9). A vida de Cristo cumpriu perfeitamente todas as profecias que a Seu respeito estava escrito. Da Sua concepção à Sua morte, tudo nEle foi o perfeito cumprimento da missão em resgatar a humanidade e em revelar o caráter do Pai. Montado num jumentinho, Sua entrada em Jerusalém foi aclamada e ovacionada. Vozes se uniram em louvor Àquele que fez os mudos falarem. Aparentemente, o cenário apontava para um povo que finalmente O havia reconhecido como o Enviado de Deus, o Messias prometido.
A expressão “Hosana”, em hebraico, significa “salva agora” ou “salva-nos, Te imploramos”. O povo clamou para que Jesus estabelecesse o Seu Reino naquele momento. Estavam prontos para coroá-Lo Rei, mas tão logo Jesus entrou em Jerusalém, “no templo, tendo observado tudo” (v.11), partiu para Betânia na companhia de Seus discípulos. Acabaram as homenagens, cessaram os gritos de alegria que, uma semana depois, se tornariam em escárnio e humilhação no cruel e injusto coro: “Crucifica-O!” (Mc.15:13).
Quando retornou a Jerusalém, a realidade do templo provocou o profundo zelo do Senhor dos Exércitos. Com autoridade e intrepidez, Jesus expulsou todos aqueles que não estavam ali para adorar, mas para se beneficiar às custas dos adoradores. O lugar que era para ser movido por orações e súplicas, havia sido “transformado em covil de salteadores” (v.17). E como aquela figueira que, de longe, parecia um convite para saciar a fome, mas na verdade não passava de uma árvore sem frutos, o templo havia se tornado apenas em um belo lugar, mas infrutífero espiritualmente.
A vida espiritual da igreja não pode ser medida por seu aparente fervor (v.9-10). Aclamações e manifestações verbais não são provas de uma igreja viva e poderosa. Precisamos lembrar que o poder do Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos quando estes estavam reunidos em oração a portas fechadas após dez dias de busca pelo reavivamento prometido. E esta busca incluía a resolução de conflitos e a necessidade de reconciliação uns com os outros. Só então, o Espírito Santo foi derramado e a igreja primitiva passou a produzir os frutos de um relacionamento íntimo com Deus.
Deus tem agido com poder e ousadia a fim de alcançar corações ainda endurecidos. E o que Ele espera de nós, como “a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (1Tm.3:15), é que a nossa vida seja frutífera a tempo e fora de tempo. Que ao aproximarem-se de nós aqueles que estão sedentos em conhecer a Deus por meio de Sua Palavra, não sejam decepcionados por se deparar com cristãos de aparência, mas que não têm o alimento espiritual para oferecer. Que a nossa vida glorifique a Deus sendo o verdadeiro louvor de “Hosanas” que o mundo precisa ouvir. “Tende fé em Deus” (v.22) e permita que o Espírito Santo expulse de sua vida tudo aquilo que a tem maculado, porque você é “santuário do Espírito Santo” (1Co.6:19).
Querido Pai Celeste, como é maravilhoso compreender a Tua Palavra e ouvir a Tua voz por intermédio do Teu Espírito! A Tua Palavra é lâmpada, é verdade, é vida, é caminho para a eternidade, pois a Palavra é Cristo. Muda o nosso coração e santifica-nos por Tua santa Palavra. Que tenhamos uma mente clara e lúcida para experimentar a Tua vontade. Faz-nos Tua igreja pura, sem mácula ou ruga, irrepreensível, pelo poder da graça de nosso Salvador. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz sábado, coluna e baluarte da verdade!
Rosana Garcia Barros
#Marcos11 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário