Reavivados por Sua Palavra


MARCOS 10 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
6 de setembro de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Por alguma razão, o evangelho de Marcos é o único que contém todas as predições de Cristo a respeito de Sua morte e ressurreição. E em todas elas Ele falou com bastante clareza. O que impedia os discípulos de não as entender era, provavelmente, a negação em aceitar que seriam separados de seu Mestre e o conceito de que o Messias viria como um guerreiro que libertaria o Seu povo do jugo romano. Aquilo era demais para suas mentes ansiosas por grandeza e liberdade política. O percurso de Cristo na Terra, no entanto, tinha um plano sequencial que os discípulos não souberam reconhecer pelo cumprimento do que a Seu respeito estava escrito. A vida de Jesus – Seu ministério, morte e ressurreição – pode ser claramente vista no Antigo Testamento.

Mais uma vez podemos vislumbrar Jesus cumprindo as Escrituras, pelo fato de que, assim como Josué liderou Israel na travessia do Jordão para conquistar Jericó, também “Jesus, foi […] para o território da Judeia, além do Jordão” (v.1), e, com Seus discípulos, “foram para Jericó” (v.46). Vocês compreendem a beleza da Palavra de Deus e como a vida de Cristo estava sempre em comunhão com a Palavra? Jesus não dava um só passo sem seguir a orientação do Pai. Sua comunicação com o centro de comando do Universo era a oração e Sua bússola, a santa Palavra de Deus. Mas entre o Jordão e Jericó havia obstáculos para Josué (que, por sinal, é o nome hebreu equivalente a Jesus, que significa “Salvador” ou “O Senhor salva”).

Semelhantemente, Jesus teve de lidar com obstáculos: com mais um grupo de fariseus e suas armadilhas verbais, com a insensibilidade dos discípulos em tentar impedir que Ele abençoasse as crianças, com o questionamento de um jovem de coração dividido e com o pedido sem cabimento de Tiago e João. Mas assim como o povo de Israel gritou e “ruíram as muralhas” de Jericó (Js.6:20), o grito insistente de Bartimeu também resultou em um milagre. E sabem o que é mais lindo nisso tudo? É que o nosso Deus Se preocupa com o nosso casamento (v.7-8), com as crianças (v.14), com os jovens (v.21), com os ricos (v.27), com os ambiciosos (v.37) e com os pobres (v.46). Ou seja, Jesus Se compadece de todos e tem palavras de apreço e de orientação para todos nós.

A uns Jesus respondeu com outra pergunta reflexiva (v.3). A outros, simplesmente chamou para perto de Si, tomando-os nos braços (v.16). Outros, Ele olhou com amor, mesmo sabendo que seria rejeitado (v.21). Outros ainda, Ele gentilmente chamou “para perto de Si” (v.42) a fim de protegê-los do que eles próprios buscaram. E houve aquele que, mesmo aparentemente ignorado por um tempo, foi chamado por Ele (v.49). Sabem, amados, cada relato escrito da vida de Jesus também tem o objetivo de alcançar a minha e a sua vida. No capítulo de hoje Jesus nos diz que Ele deseja fazer parte da nossa história, da nossa vida. Ele nos diz que a nossa travessia está chegando ao fim e logo entraremos na terra prometida.

É só um pouco mais, e não seguiremos “Jesus estrada fora” (v.52) somente, mas “estaremos para sempre com o Senhor” (1Ts.4:17). Eu creio nisso! Você crê? Então, com um só coração e espírito, oremos amados:

Pai nosso que estás nos Céus, santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque Teu é o reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, filhos amados do Pai!

Rosana Garcia Barros

#Marcos10 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Avatar de José Magalhães

“[…] Jesus Se compadece de todos […]”. Ele é inclusivo!

Comentário por José Magalhães




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.