Reavivados por Sua Palavra


MATEUS 21 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
20 de agosto de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Outro dia, ouvindo um programa de rádio no carro, certo pregador usou o texto da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém tão fora de contexto que chegou a ser hilário. Ele dizia que a jumenta representava o dízimo e o jumentinho, a oferta. Ao instigar seus ouvintes a doar usando tal argumento, aquele homem tornou o relato bíblico um meio de angariar dinheiro, impedindo a muitos de entender a real beleza e verdade contidas no texto sagrado.

Até aquele momento, Jesus havia guardado discrição em Seu ministério. Tudo o que fazia procurava ocultar e não permitia que o Seu nome fosse ovacionado como o Messias prometido. Em certas ocasiões, permitiu que alguns O adorassem ou se dirigissem a Ele como Salvador, mas nunca tinha permitido que as multidões O aclamassem como Rei. Entretanto, o grande momento havia chegado. A profecia de Zacarias foi cumprida e o Cordeiro pascal recepcionado por multidões em festa, que “clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito O que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (v.9).

Mas aquela festa logo tornou-se em cenário de inconformidade quando o Dono da Casa deparou-Se com Seu lugar santo sendo profanado pelo comércio. Haviam transformado a “casa de oração” (v.13) em casa de extorsão. O apóstolo Pedro nos adverte quanto a esta heresia destruidora: “E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias […]” (2Pe.2:2-3).

Hoje o engano tem se alastrado no meio cristão de uma forma assustadora! Homens e mulheres têm se autodenominado como ministros do Senhor, e usado a Bíblia para alcançar seus gananciosos objetivos. A Palavra que sai da boca de Deus tem sido distorcida por estes falsos “ministros de justiça” (2Co.11:15), que com os seus altares ao deus dinheiro (1Tm.6:10) têm desviado multidões da verdade para a mentira, transformando-as em figueiras que logo secam (v.19).

Na verdade, Jesus não revela todas as Suas verdades a todos. À semelhança dos “principais sacerdotes e os anciãos do povo” (v.23), muitos há que não desejam conhecer a verdade para serem libertos por ela, mas apenas para criarem seus próprios contra-argumentos. A esses, Jesus não Se revela, simplesmente pelo fato de não ter como revelar-Se para quem não possui a humildade de reconhecer que necessita de um Salvador pessoal. E a maior prova de que o amor de Jesus foi aceito por um filho é quando este o vive na prática. Entre a palavra e a ação há um espaço chamado escolha. O chamado de Deus para nós é exatamente o mesmo, todos os dias: “Filho, vai hoje trabalhar na vinha” (v.28). A que filho da parábola temos nos assemelhado, amados?

Deus enviou os Seus profetas para anunciarem as Suas verdades eternas, e muitos foram rejeitados, torturados e mortos. Então, Ele enviou o Seu Filho, que também foi rejeitado, torturado e morto. Não sejamos, pois, como “aqueles lavradores” (v.40) tolos, mas façamos parte do povo que produza para Deus “os respectivos frutos” (v.43), “fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus” (Fp.1:11).

Adoradores ou salteadores? Primeiro filho ou segundo filho? Lavradores maus ou povo que produz frutos de justiça? A escolha é minha. A escolha sua. Que o Espírito Santo realize a Sua maravilhosa obra em nosso coração e possamos dar ouvidos à Sua voz a nos indicar o caminho: “Este é o caminho, andai por ele” (Is.30:21).

Pai amado, o Senhor sempre teve um povo para chamar de Seu. Infelizmente, nem todos têm compreendido que o Teu chamado não é exclusivista, mas que nos torna instrumentos em Tuas mãos para estender esse chamado a todo o mundo. Querido Pai, faze de nós Teus servos fiéis, filhos obedientes que fazem a Tua vontade porque Te amamos. Expulsa de nossa vida tudo aquilo que Te desagrada e purifica-nos para que sejamos cheios do Espírito Santo. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos.

Bom dia, cidadãos do reino de Deus!

Rosana Garcia Barros

#Mateus21 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.