Reavivados por Sua Palavra


OSEIAS 5 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
29 de maio de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

OSEIAS 5 – A infidelidade dos líderes reflete-se em toda uma nação. Líderes religiosos e políticos de Israel são condenados por serem como armadilhas, levando o povo à devassidão e idolatria, traição e adultério espiritual – prostituição da pior espécie.

Em Oseias 5:4 diz que “um espírito de prostituição está no coração” do povo, por isso, “não reconhecem o Senhor”. É triste saber que Deus pode estar amando-nos, chamando-nos e apelando-nos, e nossas “ações não [nos] permitem voltar para o [nosso] Deus”. Não há pior sentença do que Deus dizer: “Efraim aliou-se a ídolos; deixem-no só” (Oseias 4:17).

• Deus não é vingativo; Ele apenas permite que colhamos as consequências de nossas escolhas. Ele não é cruel, Ele é misericordioso e gracioso, e… respeitoso, pois não coage nossas decisões.

As dores, aflições e angústias são consequências de nossas atitudes: “Efraim está oprimido, esmagado pelo juízo, porque decidiu ir atrás dos ídolos” (Oseias 5:11), por mais que os transgressores foquem em Deus como culpado das consequências de suas atitudes (Oseias 5:12-14).

Sim, certamente Deus disciplina, e sempre visando correção (Oseias 5:2). Quando não há mais o que fazer, o juízo visa erradicar ao mal antes que o mal suplante ao bem (Oseias 5:3-10).

Idolatria não é apenas curvar-se diante de ídolos. Alianças políticas também se enquadram neste pecado (Oseias 5:13). A confiança colocada noutras instituições e poderes humanos em vez de em Deus, realça a culpa dos hipócritas religiosos que cobrem-se com uma capa de espiritualidade vazia.

• Quando não há transformação de vida, a religião perde sua essência, servindo para condenar os hipócritas religiosos que intentam maquiar suas práticas pervertidas.
• Jesus advertiu a liderança religiosa quanto ao perigo da hipocrisia (Mateus 23:27-28) comparando os fraudulentos líderes a sepulcros caiados: Bonitos por fora, mas cheios de impurezas por dentro.
• Além disso, Paulo adverte aos crentes contra a idolatria, que é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus no coração (Colossenses 3:5).

Contudo, em Oseias 5:15, Deus promete retirar-Se até que Seu povo reconheça a própria culpa e O busque com sinceridade de coração; desta forma, destaca-se a necessidade de verdadeiro arrependimento para que haja restauração divina.

• Pedro afirma que Deus não quer que ninguém se perca, Ele é paciente esperando nosso arrependimento (II Pedro 3:9).

Arrependimento produz reavivamento! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.