Reavivados por Sua Palavra


DANIEL 08 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
20 de maio de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Um intervalo de dois anos ocorreu entre a primeira e a segunda visão de Daniel (v.1). Como se estivesse em outro lugar, o profeta levantou os olhos e viu (v.3) outros símbolos cujos significados apontavam novamente para o tempo do fim. Desta vez, apenas dois animais lhe são apresentados: um carneiro (v.3) e um bode (v.5). Perante Daniel estava a revelação do que haveria “de acontecer no último tempo da ira” (v.19).

Percebam que os animais representam apenas dois reinos dos quatro que já estudamos (v.20-21). No entanto, um terceiro poder surge no enredo da visão. Vejamos:

O “carneiro com dois chifres, que viste, são os reis da Média e da Pérsia” (v.20). Sobre ser um chifre maior do que o outro, escreveu Henry Feyerabend: “Os medos vieram primeiro, mas os persas tornaram-se os membros dominadores dessa união” (Daniel Verso por Verso, p.134).

O próprio texto bíblico declara que “o bode peludo é o rei da Grécia; o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei” (v.21). No mesmo livro continua dizendo o seguinte: “Os gregos costumavam falar de si mesmos como o povo do bode, e tinham esse animal como símbolo nacional […] Assim como o carneiro do verso 21, o bode é claramente identificado pelo anjo como a Grécia, e o estupendo chifre é identificado como o primeiro rei, Alexandre o Grande” (Daniel Verso por Verso, p.135).

Os “quatro chifres notáveis” (v.8) representam os quatro dos principais comandantes do exército grego que dividiram o império entre si, após a morte de Alexandre (Idem, p.136). Sobre o chifre pequeno requer uma especial atenção. Quando, no verso nove declara que “de um dos chifres saiu um chifre pequeno”, ou, na edição Almeida e Corrigida, de 1995, onde lemos: “E de uma delas”, a melhor forma de compreendermos é extraindo o sentido do original hebraico:

“Numa leitura superficial, pode parecer que o pequeno chifre saiu de um dos quatro chifres. Um especialista no texto hebraico descartaria essa possibilidade. Chifres, em hebraico, são do gênero feminino, e a palavra original correspondente a ‘delas’ está no masculino. Por isso, não pode se referir aos chifres, mas sim aos ventos (v.8), que tanto podem ser masculino ou feminino” (Daniel Verso por Verso, p.136-137). Partindo desta premissa, chegamos a uma linha de perfeita coerência entre esta visão, a visão anterior, do capítulo sete, e o sonho de Nabucodonosor do capítulo dois, considerando que o chifre pequeno se refere a Roma, pelos seguintes aspectos:

  • “Roma segue a Grécia em Daniel 2 e 7. É lógico que Roma também devesse seguir a Grécia em Daniel 8.
  • Roma levantou-se do oeste, encaixando-se assim na descrição de um poder vindo dos quatro ventos.
  • O império romano dominou o Oriente Médio, ‘para a terra gloriosa’ (Daniel 8:9).
  • Roma ‘engrandeceu-se até ao príncipe do exército’ (Daniel 8:11). Pôncio Pilatos e os soldados que condenaram e crucificaram Jesus eram todos romanos.
  • Roma tornou em ruínas o lugar do santuário, em 70 d.C., e terminou permanentemente os sacrifícios que ali ocorriam” (Daniel Verso por Verso, p.138).
  • O domínio romano tomou forma religiosa quando deu início a era de Roma papal, que “deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou” (v.12). A Idade “escura” permaneceu durante o exato período de 1260 anos, como revelado nas profecias. Porém, ainda em meio às trevas espirituais, Deus começou a levantar servos fiéis que encontraram nas verdades da Palavra de Deus a verdadeira fonte de vida. Huss, Jerônimo, Lutero, dentre outros, iniciaram a obra que revolucionaria o mundo e que o prepararia para o cumprimento da profecia de Daniel 8:14 e de Apocalipse 10.

Sabendo que, em profecia, um dia equivale a um ano, as “duas mil e trezentas tardes e manhãs” (v.14), o período de 2300 dias (tardes e manhãs) refere-se, portanto, a dois mil e trezentos anos, cujo início estudaremos no próximo capítulo.

Como Daniel, mesmo que tentemos compreender os propósitos divinos, não somos capazes de fazê-lo a menos que Deus mesmo, de alguma forma, nos revele (v.15). O aparecimento do anjo Gabriel, o mesmo que apareceu a Maria a fim de declarar a sua gravidez sobrenatural (Lc.1:26-27), representa uma maneira muito especial do Senhor nos dizer que o que Ele mostrou ao Seu profeta tem tanta importância quanto a primeira vinda de Jesus a esta Terra: “Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim” (v.17).

“Entende”, meu querido irmão e minha querida irmã: já estamos vivendo no “tempo determinado do fim” (v.19), e o príncipe deste mundo tenebroso tem feito “prosperar o engano” para destruir “a muitos que vivem despreocupadamente” (v.25). Mas, a pedra que arrojou a estátua do sonho de Nabucodonosor, quebrará, “sem esforço de mãos humanas” (v.25), o reino das trevas. Não existem mais diante de nós “dias mui distantes” (v.26), mas uma profecia que “se apressa para o fim e não falhará” (Hc.2:3). O Juiz justo está prestes a declarar: “Feito está” (Ap.16:17). E esta não é uma mensagem que deva nos causar medo, mas, nas palavras do Dr. Jiri Moskala: “O julgamento é uma boa notícia. Deus deseja nos justificar e salvar!”

Portanto, amados, tomemos, hoje, uma firme decisão ao lado da verdade que liberta e salva. Muito em breve, Cristo quebrará de uma vez por todas o jugo do pecado. Levantemos os olhos (v.3) e contemplemos, pela fé, o Deus que Se aproxima: “Olhai para Mim e sede salvos, vós, todos os limites da Terra” (Is.45:22).

Senhor, graças Te damos pelo privilégio de termos em mãos a Tua Palavra e as Tuas profecias! Naquele tempo, Daniel não compreendeu plenamente a significação de suas visões e sonhos, mas o Senhor permitiu que ele vivesse tempo suficiente para ver o início do cumprimento das profecias que lhe foram reveladas. E que tempo solene temos vivido! Nossa geração tem contemplado diversos eventos que revelam o cenário profético do tempo do fim e que apontam para o breve retorno de Jesus. Ajuda-nos a sermos encontrados por Ti como Daniel, íntegros, sábios e humildes! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, libertos pela verdade que salva!

Rosana Garcia Barros

#Daniel8 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.