Filed under: Sem categoria
“Disse o Senhor: Viste bem, porque Eu velo sobre a Minha Palavra para a cumprir” (v.12).
Jeremias, mais conhecido como “profeta chorão”, foi constituído como “profeta às nações” antes mesmo de ser formado no ventre materno (v.5). Deus o escolheu antes que ele existisse e não poupou esforços para que Jeremias entendesse que a sua vida tinha um propósito específico e que nunca, jamais, o abandonaria. Apesar de seu emocional sensível e do fato de não ter constituído uma família, o profeta foi desafiado a superar seus medos e incertezas, confiante na constante presença de Deus: “porque Eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar” (v.19).
Mesmo sem saber, a humildade do profeta seria o seu ponto mais forte. Ao reconhecer a sua condição incapaz: “Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança” (v.6), Jeremias estava “assinando” um contrato de completa dependência de Deus. Mas, assim como usou Isaías para proclamar: “a boca do Senhor o disse” (Is.58:14), na sua boca, Deus colocaria as Suas palavras (v.9). À semelhança do profeta anterior, sua boca foi tocada e purificada pelo toque do poder divino. E a sua missão seria a de ir aonde Deus o enviasse e falar o que Deus o mandasse falar (v.7). Uma dura mensagem de juízo deveria ser transmitida ao povo de Judá, mas também uma mensagem de esperança ao restante que permanecesse fiel às palavras do Senhor, ditas por intermédio de Seu profeta (v.10).
A primeira visão de Jeremias indica a primazia e a fidelidade da Palavra de Deus. “Do heb. shaqed, do radical shaqad, ‘estar desperto’, a amendoeira é a primeira árvore a ‘despertar’ na primavera, fato que possivelmente marcou a grafia de seu nome. Ela floresce na Palestina logo em janeiro” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 378). O que significa que o Senhor sempre está atento à Sua Palavra e a cada uma de Suas promessas para as cumprir (v.12).
Já a visão da panela ao fogo indicava o mal que sobreviria ao povo exatamente como os profetas de Deus haviam predito. Judá sofreria os resultados de sua resistência ao “assim diz o Senhor”, mas Jeremias, como Seu fiel sentinela, não deveria se espantar perante a oposição de seus compatriotas. Apesar de seu quadro de timidez, o profeta foi encorajado com a promessa de Deus de torná-lo uma barreira instransponível (v.18). Por mais que pelejassem contra ele, seus inimigos não prevaleceriam, porque o próprio Deus seria com ele para o livrar (v.19).
Diante de uma introdução tão linda e tão cheia de promessas edificantes, há uma mensagem de cunho urgente: Deus está prestes a derramar a Sua ira justa sobre esta terra injusta. E Ele tem levantado “Jeremias” atuais que, como “muros de bronze”, têm sido enviados aos quatro cantos deste mundo para falar as Suas palavras. Assim como Jesus veio “a este mundo para juízo” (Jo.9:39), o Senhor não nos chama para falar o que o mundo queira ouvir, mas o que precisa ouvir. Eu não gosto de ser repreendida e sei que você também não. Mas uma das maiores provas do amor de Deus para com a humanidade tem sido a Sua longanimidade em esperar por aqueles que ainda não O conhecem, enquanto apela a cada coração: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo! Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Ap.3:19).
Deus não está esperando que simplesmente abandonemos costumes mundanos, amados. Deus está esperando que Lhe entreguemos o nosso coração. Então, quando O amarmos de todo o nosso coração e ao nosso próximo como a nós mesmos, abandonaremos os velhos hábitos como resultado do que permitimos que Deus operasse em nós, uma obra que é realizada de dentro para fora. O Senhor não chamou Jeremias porque ele era o mais capacitado para a obra, mas porque ele permitiu que o Senhor lhe abrisse os olhos da fé. E a primeira coisa que Deus faz depois de nos constituir Suas testemunhas, é colocar diante de nós a Sua Palavra como fonte de toda sabedoria e conhecimento.
Que nossa boca seja tocada por Deus, que os nossos olhos se abram e do Céu possamos reconhecer a voz do Senhor a nos dizer: “Viste bem” (v.12).
Pai de amor, sabemos que há tanto em nós para ser mudado. A santificação é o processo de toda uma vida. E queremos andar Contigo, Senhor. Coloca as Tuas palavras em nossa boca e batiza-nos com o Teu Espírito, a fim de que nossa vida seja transformada, de glória em glória, na Tua própria imagem! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, chamados para um propósito divino!
Rosana Garcia Barros
#Jeremias1 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário