Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 50 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
12 de janeiro de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

No texto de hoje, o Senhor iniciou Sua fala esclarecendo o fato de que o sentimento de abandono e de descaso que Seu povo experimentava não tinha fundamento nEle, mas em suas próprias escolhas (v.1). Suas iniquidades estavam fazendo separação entre eles e Deus. O Senhor vinha, e ninguém aparecia. Chamava, e ninguém respondia (v.2). E, aos poucos, foram perdendo a comunhão que os podia livrar de toda aquela sensação de desalento.

A palavra erudito significa aquele que é disciplinado, instruído, ensinado. E a “língua de eruditos” é uma promessa condicional. Isto é, ela está disponível a todo aquele em que “todas as manhãs” se dispõe a ser despertado pelo Senhor e dEle ouvir a sabedoria, para que “saiba dizer boa palavra ao cansado” (v.4). O Espírito do Senhor tem nos apelado para que haja entre nós um despertamento. Despertamento para que os Seus servos abandonem toda e qualquer rebeldia que os impeçam de ouvir a Sua voz com clareza (v.5), e que se empenhem por serem encontrados “por Ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis” (2Pe.3:14).

No entanto, parece que a continuação do capítulo mostra um discurso, aos olhos humanos, nada motivador. Ele diz que o erudito ofereceu as costas aos que o feriam e o rosto a quem lhe afrontava e cuspia (v.6). Quem, em sã consciência, é capaz de se humilhar desta forma? Somente aquele que está escondido no esconderijo do Altíssimo (Sl.91:1). Mas quem deu as costas ao açoite sem reclamar, foi afrontado e cuspido na face sem proferir palavra? Aquele que foi ultrajado, mas permaneceu fiel. Aquele que, pelo exemplo, nos ensinou o que significa, de fato, ser um servo do Senhor. Aquele que “todas as manhãs” estava, em primeiro lugar, na presença do Pai: Jesus Cristo.

A vida de Jesus contrasta completamente com o discurso humano de autoajuda. De acordo com a sabedoria humana, a melhor forma de libertar a nossa mente de maus pensamentos é expressando tudo o que pensamos e não levando “desaforo” para casa. Mas a psicologia de Cristo nos ensina que a cura emocional advém de uma cura espiritual, e que este “tratamento” deve ser diário e matinal, diretamente com o Médico dos médicos. Esta “consulta” diária é gratuita, não tem fila de espera e é 100% garantida. Jesus é o único Médico que você não precisa marcar consulta, mas Ele mesmo te chama, manhã após manhã: “Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do Seu Servo?” (v.10).

Jesus disse que as Suas ovelhas vão adiante dEle “porque Lhe reconhecem a voz” (Jo.10:4). A cada dia, as ovelhinhas de Jesus são por Ele alimentadas, dessedentadas e conduzidas a pastos verdejantes. E ainda que se levantem adversários, confiando na companhia e proteção dAquele que as acompanha até no “vale da sombra da morte” (Sl.23:4), com profunda convicção erguem suas vozes: “Perto está O que me justifica; quem contenderá comigo?” (v.8). “Eis que o Senhor Deus me ajuda; quem há que me condene?” (v.9).

Amados de Deus, o que pensamos estar fazendo quando trocamos a voz de Jesus pelo som da televisão? Que loucura é esta de trocar a presença de Deus pela tela de um celular? Onde está o povo cujos joelhos tocam o chão e o coração toca o Céu? Aquele que se fez Servo está às portas de voltar como “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap.19:16). É hora de dizer aos adversários: “Chegue-se para mim” (v.8) e mostrar-lhes que servimos ao Deus Todo-Poderoso que não conhece derrota! Quando colocamos o Senhor em primeiro lugar a cada dia, certamente teremos prazer em andar com Ele durante todo o dia.

Ao contrário do que pensa o mundo, não é vergonhoso sofrer pelo nome de Jesus (v.7). Vergonha e horror sentirão todos os que acenderam fogo e armaram “setas incendiárias” (v.11) contra as ovelhinhas do Senhor! Portanto, ovelhinha do bom Pastor, “confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus” (v.10), “todas as manhãs” (v.4), até a manhã gloriosa.

Pai, necessitamos ter uma vida de oração e de comunhão mais íntima Contigo! Há promessas grandiosas para aqueles que Te buscam e que em Ti confiam. Mas acima de qualquer promessa, há o privilégio incomparável de entreter diálogo com o Senhor da glória. Ensina-nos a orar, e que seja essa a nossa primeira ação todas as manhãs a fim de sermos habilitados a andar Contigo todos os dias. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, amigos de Jesus!

Rosana Garcia Barros

#Isaías50 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.