Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 41 – COMENTARIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
3 de janeiro de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

654 palavras

1 Calai-vos. Deus ordena aos povos de terras distantes a ouvir em silêncio Sua voz (sobre o contexto, ver com. de Is 40:1). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 260.

2 O justo (ARC). Isto é, Ciro (ver com. [CBASD] de Is 44:28; 45:1), rei da Pérsia, que destruiu o império babilônico e libertou os judeus (2Cr 36:22, 23; Ed 1:1-4; 5:13-15; 6:3-5). Deus suscitou Ciro em “justiça”, para reconstruir a cidade de Jerusalém e libertar os cativos (Is 45:13). Ciro era u.m símbolo de Cristo, que também foi chamado “em justiça” (Is 42:6) e cuja tarefa era “proclamar libertação aos cativos” (Is 61:1). Assim como Ciro derrotou a antiga Babilônia, também Cristo derrotará a Babilônia mística (Ap 16:19; 17:1, 5; 18:2, 21). Ciro foi muito honrado na Antiguidade como homem íntegro e corajoso, e singular entre os antigos conquistadores do Oriente por seu elevado caráter e pela justiça e sabedoria de seus decretos. CBASD, vol. 4, p. 260.

Um ao outro ajudou. Numa tentativa de deter as conquistas de Curo, as nações se consultavam entre si. Lídia fez aliança contra o Egito e Babilônia contra Ciro. CBASD, vol. 4, p. 261.

10 Não temas. Nos dias de Isaías, havia muitos motivos para temer. O reino do norte havia sido destruído pelo poderio militar da Assíria, e parecia que Judá não resistiria mais. O povo precisava de uma mensagem de conforto e esperança, e Isaías buscava inspirá-lo com coragem e ânimo (ver Is 40:1, 2; 42:13, 14; 43:5; 44:2). CBASD, vol. 4, p. 262.

Eu sou contigo. Nos dias de Isaías, os judeus necessitavam da promessa implícita no nome Emanuel (ver com. [CBASD] de Is 7:14 [Do heb. ‘Immanu ‘El, literalmente, “Deus conosco”, que significa “Deus {está} conosco”, como o contexto torna claro, para livrar Israel de seus inimigos]), de que Deus estaria com eles. CBASD, vol. 4, p. 262.

11 Envergonhados e confundidos. Esta promessa se cumpriu de forma impressionante com a destruição do exército de Senaqueribe. Aquele que luta contra o povo de Deus, luta contra o próprio Deus. CBASD, vol. 4, p. 262.

13 Eu […] te tomo pela tua mão direita. Um sinal de acordo e amizade (ver com. [CBASD] de Am 3:3). Neste caso, é um sinal da aliança. Israel pertencia a Deus e desfrutava da direção, força e proteção divinas. CBASD, vol. 4, p. 262.

14 Ó vermezinho de Jacó. Deus relembra ao povo de Israel que ele não tem valor ou força em sia mesmo. Sem Deus ele era fraco, desvalido e insignificante, prontos a ser desprezado e pisado (ver Jó 25:6; Sl 22:6). CBASD, vol. 4, p. 262.

O teu Redentor. Isaías, com frequência apresenta Deus como seu redentor (Jó 19:25). CBASD, vol. 4, p. 262.

18 Tornarei o deserto em açudes de águas. Com frequência, Isaías descreve as regiões da terra não alcançadas pelas bênçãos do evangelho como lugares secos e áridos que necessitam da refrescante graça divina (Is 12:3; 35:6, 7; 43:19, 20; 44:3). […] Cristo é a água da vida para um mundo sedento (Jo 4:14, 15; 7:37; ver Ap 22:1-3; cf. Zc 13:1). Também é verdade que este mundo outrora belo tem em muitos lugares se tornado um deserto. CBASD, vol. 4, p. 263.

19 Buxo. Provavelmente o cipreste do Líbano. CBASD, vol. 4, p. 263.

21 Apresentai a vossa demanda. Deus desafio os adores dos falsos deuses a apresentar evidências convincentes do poder desses deuses. Nesta passagem (v. 21-26), propõe-se a habilidade de prever o futuro como uma prova do poder divino. CBASD, vol. 4, p. 263.

22 As coisas futuras. Deus […] conhece o futuro e o passado. Satanás sabe algo do que está por vir, mas o que sabe é resultado do que Deus revelou. Ele também pode prever, em parte, o caminho que tomará o homem que está sob seu controle. Mas somente Deus pode realmente predizer o futuro. CBASD, vol. 4, p. 263, 264.

25 Do norte. Ciro é representado avançando desde o norte e o leste. Babilônia estava ao leste de Judá; mas, na Palestina, entrava-se desde a Mesopotâmia pelo norte, próximo a Carquemis, no braço do Eufrates. Por essa razão, com frequência se relaciona Babilônia ou Assíria ao norte (ver com. [CBASD] de Jr 1:14; 3:18; 4:6; etc.). CBASD, vol. 4, p. 264.

Ele invocará o Meu nome. Fica claro que, pelo menos em parte, Ciro conhecia o Deus do Céu (ver 2Cr 36:23; Ed 1:2). CBASD, vol. 4, p. 264.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.