Reavivados por Sua Palavra


Cantares 4 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
19 de novembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Dentre os princípios basilares da Bíblia, está a castidade antes do casamento. O casamento deve anteceder o momento de acesso ao jardim de “frutos excelentes” (v.16). Quando este princípio é violado, os resultados são sofrimento, decepção, vergonha e desilusão. Muitos têm transformado o que deveria ser um “jardim fechado” em “aberto ao público”. E quanta tristeza isso tem causado! A pureza tem sido violada já nos primeiros anos de vida, quando crianças são submetidas a ver e ouvir o que lhes obscurece as entradas da alma e enegrece o ingênuo coração. Precisamos compreender que Deus Se preocupa com cada detalhe de nossa vida, inclusive com a nossa conduta sexual, e os Seus pensamentos para nós são “pensamentos de paz e não de mal” (Jr.29:11), para que sejamos felizes em nossos relacionamentos.

As poesias deste livro nos trazem o deleite que Deus deseja nos oferecer dentro do casamento. O amor, a libido entre os cônjuges e a doçura das palavras não podem e não devem ser consumidos pelo tempo. Mas o tempo deve revelar o amadurecimento e o crescimento mútuo do casal que um dia decidiu dar o passo excelente sob a bênção do Senhor. A pureza no sentido de preservar seus corpos para o sexo dentro do casamento deve perdurar no sentido de preservar a pureza matrimonial: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hb.13:4).

Quando eu estava no ensino médio, dois colegas de turma decidiram fazer uma lista secreta. Eles escreveram os nomes das meninas que consideravam não serem mais virgens de um lado, e de outro, as que julgavam ainda ser. O problema é que a lista vazou e o único nome que escreveram como a virgem da sala, foi o meu. As meninas caíram como feras em cima deles. E o escárnio sobrou para quem? Para mim. Apelidos como “Nossa Senhora”, “Santa”, dentre outros, vieram, mas o que achavam que estava me afetando, alimentou em meu coração um sentimento de gratidão por Deus ter me preservado para o homem que Ele escolheria para mim. Não digo isto por vanglória, amados, mas para que os jovens entendam que ser “acusado” de diferente dos demais quando essa diferença está em ser fiel a Deus, deve ser considerado um privilégio.

Contudo, há esperança para todo aquele que foi machucado e maculado por experiências ruins. Lembre-se da mulher samaritana (Jo.4:1-30). Ela é um dos mais lindos testemunhos de que Jesus não desiste de ninguém. Cristo quebrou todos os protocolos da época para oferecer àquela mulher a água “do poço das águas vivas” (v.15). Não permita que o inimigo das almas, que suas más lembranças, que suas feridas e marcas do passado, ou pessoas, te impeçam de ouvir a doce voz do Mestre a te oferecer a água da vida e a te chamar para um recomeço. Enquanto o olhar de reprovação do mundo diz que você nunca vai deixar de buscar água em poços de infelicidade, o olhar do teu Salvador não cessa de repousar sobre você e te oferecer a água da eternidade.

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra” (Sl.119:9). Sejam as esposas como a igreja de Cristo, santas e sem defeito (v.7; Ef.5:27). Que cada marido “ame a própria esposa como a si mesmo” (Ef.5:33) e “como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela” (Ef.5:24). Para todo aquele que seguiu por caminhos errados, o Senhor diz, hoje: “Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida” (Ez.18:27). E para aqueles que foram machucados pelas agruras da vida, Jesus os acalenta hoje, dizendo: “Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt.11:28). Qualquer que seja ou que tenha sido a sua experiência, aceite agora o chamado de Deus e acredite que Ele tem o melhor para você!

Querido Pai, todos nós, em menor ou maior grau, fomos afetados pelas malícias deste mundo. Estamos cercados de tanta corrupção, Senhor! Opera em nosso coração o milagre da pureza, e apaga as nossas transgressões do passado! Ajuda-nos a estarmos em constante comunhão Contigo, orando sempre e mantendo a Tua Palavra em nosso coração todos os dias! E volta logo, Amado de nossa alma! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, igreja pura do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Cantares4 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.