Filed under: Sem categoria
“Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato” (v.5).
O livro de Eclesiastes é um verdadeiro manual contra a corrupção humana. Orgulho, inveja, ódio, lascívia, presunção, ganância, cobiça, insensatez, arrogância, desobediência, perversidade fazem parte do pacote maligno na vida dos que não temem a Deus, “pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso” (v.18). Sendo um dom divino, a sabedoria não pode ser encontrada em livros e nem concedida mediante mérito pessoal. Enquanto a busca com diligência, o possuidor sincero nunca se exalta em possuí-la e nem mesmo julga tê-la alcançado: “tornar-me-ei sábio, mas a sabedoria estava longe de mim” (v.23).
A nossa geração vive em tempos emprestados enquanto promove a vida como se no auge de sua performance. Em uma época onde influencers com conteúdos inúteis e imorais são admirados e reconhecidos como formadores de opinião e promotores da livre consciência, a única fonte segura da utilidade, a Bíblia, ainda acessível ao homem, é deixada de lado, e até queimada em protestos que, pasme você, declaram ser uma voz contra o preconceito. E enquanto o mundo afundava julgando estar “na casa da alegria”, o Senhor permitiu que entrássemos “na casa do luto” (v.4), a fim de descobrirmos que “com a tristeza do rosto se faz melhor o coração” (v.3). Mas a pandemia passou, a “normalidade” voltou e parece que nada mudou.
Está escrito: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm.3:16). Não está escrito que a Bíblia é útil para acobertar o mal ou fazer pouco caso do pecado. A disciplina é uma necessária e misericordiosa ferramenta de Deus. Mas a influência que se instalou na juventude atual diz que você é o próprio legislador de sua vida e que ninguém tem o direito de contestar, nem mesmo seus pais. A geração de cabeças baixas ante o “deus” smartphone é a geração dos cabeças altivas ante ordens que se recusam a cumprir. E longe da sabedoria que “dá vida ao seu possuidor” (v.12), perdem os privilégios do único mandamento com promessa: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Êx.20:12).
No princípio, “Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (v.29). Por isso que “não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque” (v.20). Somente pela graça e pelo sacrifício de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo somos salvos de nossos delitos. Nos méritos de Jesus encontramos seguro refúgio contra a loucura do mundo. Após uma pandemia desastrosa e em meio a acontecimentos mundiais sem precedentes, o Espírito Santo clama a fim de que alguns possam ouvir o Seu apelo: “Está perto o grande Dia do Senhor; está perto e muito se apressa. Atenção!” (Sf.1:14). Vigiemos e oremos para conservarmos firme a nossa bendita esperança e para que a nossa vida seja a voz da temperança que este mundo tanto necessita!
Oh, Pai, dá-nos o caráter piedoso de Cristo! Não devemos andar aqui como achamos que deve ser ou conforme os padrões deste mundo. Que pela ação do Teu Espírito saibamos reconhecer nas pequenas coisas, as oportunidades de tomarmos decisões bem acertadas segundo a Tua vontade. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia da preparação, testemunhas de Jesus!
Rosana Garcia Barros
#Eclesiastes7 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário