Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: PROVÉRBIOS 28 – Primeiro leia a Bíblia
PROVÉRBIOS 28 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/pv/28
“Quem confia no próprio entendimento é tolo” (Pv 28:26, NVT – Nova Versão Transformadora).
“Nunca confie no que acha que sabe” (Pv 3:5, TEV – Today’s English Version).
Não devemos pensar nossos próprios pensamentos? – ou devemos ser tão desconfiados que sentimos que estamos errados o tempo todo?
A Mensagem é útil:
“Se você acha que sabe tudo, é um tolo com certeza;
sobreviventes reais aprendem a sabedoria com os outros.”
Quanto mais sabemos, mais percebemos que não sabemos. O reconhecimento da vasta extensão de sabedoria, conhecimento e entendimento à espera de serem explorados ajudará a nos manter ensináveis. Certamente a humildade nos ajudará a estar ainda mais dispostos a abrir nossos corações para ouvir as pessoas e nos permitir mudar a partir do que eles aprenderam e experimentaram.
Obviamente, precisamos ser capazes de avaliar se alguém é um “tolo” – e não perder nosso tempo ouvindo aqueles que não têm nada a dizer, apesar de todas as suas palavras. Afinal, “os tolos não têm interesse em entender; eles só querem expor suas próprias opiniões ”(Pv 18: 2, NLT).
Palavras muito duras? Jesus falou que podemos reconhecer como é uma árvore, pelo tipo de fruto que ela produz – e alertou sobre seguir falsos profetas. (Ver Mateus 7:15-20.)
Outra tradução diz: “É tolice ser confiante demais. Quem pede conselhos é sábio e escapará do desastre” (28:26, ERV – English Revised Version).
Virginia Davidson
Artista – projetista e construtora de vitrais
Spokane Valley, Estado de Washington, EUA.
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=902
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli
Filed under: Sem categoria
Filed under: Sem categoria
“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (v.13).
Os provérbios antitéticos são aqueles que trabalham com a ideia do contraditório. Através da comparação, o sábio deixa claro que há uma linha de separação entre justos e perversos, não havendo a possibilidade de misturar a luz com as trevas. “O que guarda a lei” é considerado “filho prudente” (v.7), mas “os que desamparam a lei” (v.4) e “o que desvia os ouvidos de ouvir a lei” (v.9) são tidos por perversos e “até a sua oração será abominável” (v.9). Assim como o criminoso é fruto do descaso para com as leis estabelecidas pelo homem, o perverso é resultado do descaso para com a Lei de Deus.
“Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” (v.14). Há uma forte resistência por parte de muitos que alegam ter sido a Lei de Deus revogada. Com discursos convincentes, semeiam a dúvida e promovem uma religião eclética e parcial à vontade do homem. Os mandamentos que exaltam a imutabilidade do caráter divino são ignorados sob o arenoso fundamento da sabedoria humana. E cada vez mais afastados de Deus, não conseguem se dar conta de que aquele “que confia no seu próprio coração é insensato” (v.26). Pois “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr.17:9).
Ninguém que busque a Deus com sinceridade e procure compreender a Sua justiça é deixado em trevas. Ao diligente e humilde estudante das Escrituras são abertos os tesouros da sabedoria e do conhecimento em proporções incalculáveis. Gozo, paz e contentamento adornam a sua vida. À medida em que cresce na graça e no conhecimento de Deus, os fardos do pecado são removidos e a certeza do perdão o fortalece. Ao reconhecer que até mesmo a confissão e o arrependimento provém do amor e da bondade de Deus, suas orações se tornam nos momentos mais especiais do dia e ascendem ao Santíssimo como aroma agradável ao Senhor (Ap.5:8).
Jesus não veio para revogar a Lei de Seu Pai, mas veio para cumpri-la (Mt.5:17), nos deixando o perfeito exemplo de como devemos observá-la. “Foi do agrado do Senhor, por amor da Sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa” (Is.42:21). Não existe embasamento bíblico para a revogação da Lei de Deus assim como não há um único versículo que aprove a mudança do sábado para o domingo. Aquele que declarou ser pecado roubar, matar e adulterar (Êx.20:3-17), é O mesmo que, na criação, instituiu o sábado como um dia santo (Gn.2:1-3) e, esculpindo-o em pedra, o confirmou como um mandamento e memorial eterno (Is.66:22-23).
Leiam Tiago 2:10-12 e vocês entenderão que os dez mandamentos também serão o fundamento da justiça de Deus no dia do Seu juízo. Somos todos testemunhas oculares do cumprimento profético dos últimos dias. O que Paulo advertiu ao jovem Timóteo está acontecendo bem diante dos nossos olhos: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas” (2Tm.4:3-4). Lembrem-se, amados: “Os homens maus não entendem o que é justo, mas os que buscam o Senhor entendem tudo” (v.5).
Nosso Deus Todo-Poderoso, bendito seja o Teu santo nome! Oh, Pai, tem misericórdia de nós e livra-nos dos enganos desses últimos dias! Nós Te amamos porque o Senhor nos amou primeiro e apesar de tão falhos que somos, clamamos pelo poder do Espírito Santo a fim de que nos resgate de nossa miserável condição e nos ajude a andar em integridade Contigo! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, aqueles que buscam a Deus!
Rosana Garcia Barros
#Provérbios28 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
PROVÉRBIOS 28 – Provérbios aborda todas as áreas da existência. Em nossa breve reflexão não é possível abordar todos os temas de cada capítulo. Sempre ficará algo que não foi possível comentar.
Uma pincelada geral deste capítulo, pode ajudar-nos a perceber uma série de ensinamentos sobre liderança, comportamento e ética:
O que o líder (seja secular ou religioso, político ou eclesiástico), deve fazer:
• Ser corajoso e confiante (Provérbios 28:1).
• Temer ao Senhor em todo tempo e lugar (Provérbios 28:5-6).
• Promover a justiça sempre e tentar entender os liderados (Provérbios 28:12).
• Praticar a humildade reconhecendo seus erros (Provérbios 28:13).
• Buscar entendimento, discernimento e percepção correta das coisas (Provérbios 28:14, 16).
• Ser compreensivo e justo (Provérbios 28:15).
• Usar a justiça de forma imparcial (Provérbios 28:21).
O que nenhum líder deveria fazer:
• Ser arrogante, autoritário e corrupto (Provérbios 28:8).
• Ignorar a Lei de Deus a tal ponto de não ter suas orações atendidas (Provérbios 28:9).
• Ser ímpio, imprudente e displicente (Provérbios 28:12).
• Oprimir, explorar e humilhar os liderados (Provérbios 28:16).
• Alimentar o orgulho, a vaidade, o egoísmo e a ganância (Provérbios 28:25).
• Preferir a soberba antes que a sabedoria divina (Provérbios 28:26).
• Fechar os olhos, os ouvidos e o coração aos necessitados e vulneráveis (Provérbios 28:27).
Provérbios 28:28 oferece esperança em tempos críticos, mostrando que embora ímpios possam subir no poder, seu governo é passageiro. A maldade eventualmente cai, enquanto a retidão persiste.
Provérbios 28 revela que a liderança ímpia, insubmissa aos valores divinos, alheia aos princípios do Reino de Deus, traz consigo opressão e medo. A maldade não só prejudica aqueles que estão diretamente envolvidos nela, mas também cria um ambiente de medo e desconfiança na sociedade.
Quando os ímpios estão no poder, as pessoas se sentem ameaçadas e oprimidas. No entanto, quando a justiça é restaurada e os ímpios caem, há triunfo para os justos. Como carecemos de sistemas justos e líderes íntegros em nossa sociedade!
Considerando a essência de Provérbios 28, podemos crer que mesmo quando a justiça pareça estar ausente em nossa nação, Deus eventualmente trará justiça. Os ímpios não escaparão do julgamento divino, e os justos encontrarão consolo na justiça divina. Isso não deve promover a vingança e rebelião em nosso coração, mas levar-nos à oração pelos nossos governantes (I Timóteo 2:1-2). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.