Reavivados por Sua Palavra


JÓ 34 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
28 de abril de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

445 palavras

O segundo discurso de Eliú – sobre a maldade de Jó e o poder de Deus. Bíblia de Estudo Andrews.

Resumo: 1 Eliú acusa Jó de atribuir injustiça a Deus. 10 O Deus todo-poderoso não pode ser injusto. 31 O homem deve humilhar-se diante de Deus. 34 Eliú repreende Jó. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 663.

1-9 Eliú condensa os discursos de Jó em duas queixas: a de acusar a Deus de ser injusto por desferir golpes de puro capricho contra um homem justo, (5,6), idéia esta rejeitada por Eliú (7) e de declarar que de nada aproveita ao homem o comprazer-se em Deus. Bíblia Shed).
8 Jó é acusado de andar em más companhias. Bíblia de Estudo Andrews.
De nada aproveita … comprazer-se em Deus. Uma distorção; Jó havia dito que os perversos pensam que a vida é assim (21:15). Bíblia de Estudo Andrews.

10-33 Eliú afirma que Deus é justo, e que colocou o homem num universo moral, no qual colhe o fruto daquilo que semeia, seja coisa boa ou má (10-12). Declara que a autoridade absoluta só pertence a Deus (13-15), e que o domínio de Deus é perpétuo por ser um domínio de justiça (17-19). A onisciência de Deus é outra garantia de Sua justiça (20-18). [Segundo Eliú,] Jó revelara ignorância ao queixar-se de Deus, pois o Deus justo só envia sofrimento para o benefício do homem, motivo para Lhe prestarmos culto (29-33). Bíblia Shedd.

10-15 Deus não peca e nunca é injusto, afirmou Eliú. Ao longo deste livro, os discursos de Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú têm elementos de verdade. Infelizmente, estas pepitas da verdade estão enterradas sob camadas de falsas suposições e conclusões. Embora possamos ter um rico conhecimento bíblico e experiências de vida, devemos nos certificar de que nossas conclusões sejam consistentes com toda a palavra de Deus, não apenas com partes dela. Life Application Study Bible Kingsway.

11 segundo as suas obras. Crença comum de que as pessoas recebem o que merecem (Gl 6:7). Bíblia de Estudo Andrews.

14, 15 A inversão da criação divina (Gn 2:7). Bíblia de Estudo Andrews.

17 aborrecesse. Não se importar com algo. Bíblia de Estudo Andrews.

20 por força invisível. Subentende ação divina (Dn 2:34, 45). Bíblia de Estudo Andrews.

23 Jó desejava ser julgado pelo tribunal divino (23:3, 4; 24:1), mas Eliú afirma que os juízos de Deus dispensam os processos característicos das cortes terrenas. Bíblia de Estudo Andrews.

34-37 Eliú invoca o veredito dos homens de entendimento em relação às palavras rebeldes de Jó, pois considera que sua atitude rebelde é mais terrível do que as próprias tribulações, que decerto continuarão até Jó se arrepender de sua rebeldia. Bíblia Shedd.

35-37 Explosão de hostilidade da parte de Eliú a Jó. Bíblia de Estudo Andrews.

36 provado até ao fim. Sujeito a mais pressão ou castigo. Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: