Filed under: Sem categoria
553 palavras
Eliú … introduziu um novo ponto de vista. Enquanto os três amigos de Jó tenham dito que ele estava sofrendo por algum pecado passado, Eliú disse que o sofrimento de Jó não iria desaparecer até que ele percebesse o seu pecado presente. Ele sustentava que Jó não estava sofrendo por causa do pecado, mas que estava pecando por causa do sofrimento. Eliú apontava que a atitude de Jó se tornara arrogante ao ele tentar defender sua inocência. Eliú também disse que sofrimento não significa punição tanto quanto pode significar correção e restauração, para manter-nos no caminho certo. Há muita verdade na fala de Eliú. Ele estava pedindo para que Jó olhasse para seu sofrimento de uma perspectiva diferente e com um propósito maior em mente. Enquanto seu discurso esteja num nível espiritual mais elevado do que os de seus amigos, Eliú ainda assume equivocadamente que uma resposta correta ao sofrimento sempre trará cura e restauração (33:23-30) e que sofrimento está, sempre, de algum modo, conectado a pecado (34:11). Life Application Study Bible Kingsway.
1 Cessaram … de responder. Apesar da magnífica defesa de Jó, seus amigos desistiram dele, pois o consideraram teimoso, obstinado e cheio de justiça própria. Não puderam responder aos argumentos dele, mas não ousaram abrir mão de suas próprias tradições. Jó os teria satisfeito apenas se confessasse, humilhado, que pecara. isto ele não podia, em sã consciência, fazer; portanto, a discussão entre Jó e Elifaz, Bildade e Zofar terminou num impasse. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 658.
7-9 o fôledo do Todo-Poderoso, que lhes dá entendimento. Não é suficiente reconhecer uma grande verdade; ela deve ser vivida em cada dia. Eliú reconheceu a verdade de que Deus é a única fonte da real sabedoria, mas ele não usou a sabedoria de Deus para ajudar a Jó. Enquanto que ele reconhecia de onde a sabedoria vinha, ele não buscou adquiri-la. Tornar-se sábio é uma busca constante, de uma vida inteira. Não se contente em apenas saber sobre a sabedoria, faça ela parte da sua vida. Life Application Study Bible Kingsway.
8 Espírito. Aqui Eliú dá a razão para se aventurar a falar, embora fosse o mais novo do grupo. ele concluiu que o entendimento vem, não da idade, mas do Espírito de Deus. Uma vez que a sabedoria é dom divino, tanto os jovens quanto os idosos podem possuí-la. CBASD, vol. 3, p. 658.
18 não me faltam palavras. Os discursos de Eliú continuam sem trégua até o fim do cap. 37. Tem, porém, uma contribuição genuína a oferecer para o problema que Jó está enfrentando. Ao mesmo tempo, não se rebaixa a falsas acusações a respeito da vida pregressa de Jó, mas em geral limita suas críticas às citações extraídas das próprias palavras de Jó. Talvez seja essa a razão porque Deus, no epílogo, não condena Eliú junto com os três amigos de Jó (v. 42.7). Bíblia de Estudo NVI Vida.
19 odres novos prestes a se romper. Odres velhos tendem a rachar ou rebentar-se (v. Mt 9.17), mas não os novos. Obviamente, Eliú está ansioso para falar. Bíblia de Estudo NVI Vida.
21 acepção. Eliú sinceramente deseja ser justo. Nega que tenha preferências pessoais. Não deseja ser influenciado pela idade, posição social ou amizade pessoal. Sua filosofia certamente vai desagradar alguns de seus ouvintes; portanto, ele sente a necessidade de fazer esta declaração com respeito a sua objetividade. CBASD, vol. 3, p. 659.
2 Comentários so far
Deixe um comentário
Life Application Study Bible Kingsway, tem essa Bíblia em português?
Comentário por Afonso Henrique 26 de abril de 2023 @ 12:05Infelizmente, não, caríssimo Afonso. Só temos conhecimento da versão em Inglês.
Comentário por Jeferson Quimelli 26 de abril de 2023 @ 23:18