Reavivados por Sua Palavra


JÓ 16 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
10 de abril de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

436 palavras

As palavras de Jó revelam várias maneiras de se tornar um melhor consolador para aqueles que sofrem: (1) não fale apenas por uma necessidade de conversar; (2) não faça sermões dando respostas prontas; (3) não acuse nem critique; (4) coloque-se no lugar da outra pessoa; e (5) ofereça ajuda e encorajamento. Tente estas sugestões de Jó, sabendo que elas foram dadas por uma pessoa que precisava de grande conforto. Os melhores consoladores são aqueles que conhecem algo sobre sofrimento pessoal (Life Application Study Bible).

para responderes assim. Jó estava muito cansado, não pela extensão dos discursos deles, mas porque eles nada diziam que fosse útil. (Bíblia de Genebra).

fortalecer-vos. “Se eu estivesse no lugar de vocês”, declara Jó, na verdade, “não agiria como vocês. Eu confortaria e encorajaria vocês. (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 607).

despedaçou. A figura parece ser a de um animal selvagem que está atacando sua presa. Parece que Deus é seu inimigo, ao passo que, se os fatos fossem conhecidos, Satanás é que seria visto como o responsável pelo ocorrido (ver Jó 10:16; cf. Os 13:7). (CBASD, vol. 3, p. 608).

18-21 O v. 18 (cf. v. 22; 17.1) mostra que Jó não acredita viver bastante tempo para ser vindicado diante dos colegas. Sua única esperança é que tem no céu um amigo (v. 20), um ser celestial (5.1), que será “testemunha”, “advogado”, “intercessor”, pleiteando com Deus a seu favor (v. 21; 9.33 e nota). (Bíblia de Estudo NVI Vida).

19 Jó tinha medo de que Deus o houvesse abandonado. No entanto, ele apelou diretamente a Deus (o seu advogado e testemunha) e ao conhecimento que Deus tinha de sua inocência. Uma testemunha é alguém que viu algo que beneficia o requerente. Ao usar esses termos, Jó mostrou que ele tinha lançado toda a sua esperança de qualquer defesa justa sobre Deus, no Céu, porque ele provavelmente morreria antes de ser justificado na Terra. No Novo Testamento, aprendemos que Jesus Cristo intercede em nosso favor (Hebreus 7:25, 1 João 2:1) e, portanto, não temos nada a temer (Life Application Study Bible).

21 para que Ele mantenha o direito do homem. O rogo de Jó parece ser o de que Deus o declare inocente; que Deus pare de o afligir e Se coloque ao seu lado. No v. 19, Jó havia chamado a Deus de sua testemunha. O . 21 parece um apelo para que Deus realmente dê testemunho em seu favor. (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 608).

22 Este versículo combina melhor co o cap.17 (cf 13.28, nota). Isso lembra que a divisão em capítulos não faz parte do original. Jó anseia a morte como uma libertação da sua dor sem fim (14.13), mesmo que ainda esperasse viver alguns “poucos anos”.(Bíblia de Genebra).


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: