Reavivados por Sua Palavra


Números 20 by Jeferson Quimelli
25 de novembro de 2015, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Depois do Sinai, o povo pediu para que Moisés falasse por Deus, porque não podia suportar a presença direta de Deus. Esta foi uma grande responsabilidade para Moisés.

No texto de hoje, Moisés não conseguiu refletir o caráter de Deus para o povo como deveria ter feito. Ele estava zangado com o povo, ampliando suas falhas e destruindo a lição de misericórdia e amor que Deus queria comunicar naquele momento. Este é um alerta a todos os líderes: nunca devemos ceder à tentação de agir de forma não apropriada para com aqueles que lideramos.

A punição aplicada foi que Moisés e Arão não introduziriam Israel na terra prometida. Primeiras lições são importantes – era necessário que a entrada do povo nesta nova terra não fosse maculada por uma liderança que tinha tão recentemente deturpado Deus e Seu modo de agir com a humanidade.

Em um sentido muito real, todos nós estamos liderando aqueles que nos rodeiam. Eles sabem Quem nós representamos. Para algumas pessoas, nós somos a única evidência que eles têm sobre como é Deus. Então, a lição de Moisés é para todos nós.

Você tem se comportado indulgentemente de modo a confundir as pessoas a respeito do caráter de Deus? Torne suas as palavras da canção: “que o mundo possa ver Jesus em mim”.

John Beckett
Professor of Computing
Southern Adventist University

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/num/20 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/num/20 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/20/
Tradução: JQuimelli/GQuimelli
Texto bíblico: Números 20
Comentário em áudio
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: Parábolas de Jesus, cap.23



Números 20 – Comentários pr Heber by Jeferson Quimelli
25 de novembro de 2015, 0:45
Filed under: Sem categoria

NÚMEROS 20 – A Bíblia responde nossas maiores inquietações; porém, pecadores têm medo da verdade. A verdade divina revelada expõe a ruindade humana; consequentemente, muitos desprezam a Bíblia, outros fogem da igreja.

Moisés e Arão tiveram que lidar com a verdade da parte de Deus: Eles não entrariam na Terra Prometida. Deus, graciosamente, deu satisfação, explicando-lhes a razão: “Já que vocês não confiaram em mim, não me trataram com reverência diante do povo de Israel, os dois estarão impedidos de conduzir a comunidade para a terra que estou dando a eles” (v. 12).

Que triste! Moisés que deixara o sossego do trabalho pastoril, família; que enfrentara o irredutível Faraó; guiara o povo; sofrera rebelião do povo; permanecera manso frente à acusação infundada sobre sua esposa…

Nesse contexto Moisés estava muito indignado pela atitude do povo pela falta de água (vs. 2-13), triste pela morte de sua irmã (v. 1). Em seguida recebeu resposta negativa à solicitação para passar nas terras de Edom (vs. 14-21). Logo depois lidou com a morte de seu irmão Arão (vs. 22-29). No mesmo capítulo, seus dois irmãos morrem. Parece injusto?

Parece justo chorar um mês por Arão e nenhum dia por Miriã (vs. 1, 29)?

Neste mundo…

1. A vida é injusta: sofremos pressões, reclamações, críticas, acusações…;
2. Somos pecadores: Estragamos tudo;
3. Liderar é complexo: Lidar com pessoas é difícil;
4. Grandes homens: Cometem erros.

O problema é que endeusamos nossas opiniões e desprezamos a Deus. Questionamos e reclamamos, mas Moisés não resmungou. Não ficou depressivo/fugindo. Ele submeteu-se a Deus humildemente.

Amplie tua visão:

• “Os filhos de Israel nunca foram afeiçoados ou fieis a seus líderes. Moisés não constituiu a prova disso? Seus contemporâneos lhe causaram tanto sofrimento que poderíamos nos perguntar se a decisão divina de barrar-lhe o acesso à terra prometida não foi um prêmio em vez de castigo. Só depois de sua morte sua gente entendeu sua singular grandeza” (Elie Wiezel).

• “Não houvesse a vida de Moisés sido mareada por aquele único pecado, deixando de dar a Deus a glória de tirar água da rocha, em Cades, e teria entrado na Terra Prometida, e seria transladado para o Céu sem ver a morte” (Ellen G. White).

Deus sabe o que faz! Nós, não sabemos! Daremos-Lhe glória? – Heber Toth Armí.



Números 20 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
25 de novembro de 2015, 0:30
Filed under: Sem categoria

1 primeiro mês. O ano não é citado, mas uma comparação entre os vs. 22-29 com 33.38 leva à conclusão de que esse capítulo começa no quadragésimo ano depois do êxodo. A maioria do povo que tinha 20 anos ou mais na ocasião da rebelião de Cades (caps. 13, 14) já teria morrido [os mais velhos do povo teriam, portanto, 60 anos]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Cades. Esta seca Cades não é provavelmente o fértil oásis de Cades Barnéia (chamado hoje de Ein el-Qudeirat), onde os israelitas acamparam quando enviaram os espias (13:26). Andrews Study Bible.

morreu Miriã. A irmã de Moisés era uma mulher piedosa. Quando Moisés era ainda um bebê, ela ajudou a salvá-lo da morte (Êx 2.4-10). Após o livramento às margens do mar Vermelho, ela liderou o povo na celebração pela vitória (Êx 15.20-21). Contudo, 12.5-15 mostra-nos seu grave pecado e o castigo resultante. Bíblia de Genebra.

não havia água … se ajuntaram contra Moisés. Fica claro que a água proporcionada desde o milagre em Horebe [Sinai] (Êx 17:1-7), cerca de 40 anos antes, fora interrompida. Com isso, Deus queria provar a fé da nova geração que crescera no deserto (ver PP, 411). CBASD-Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 968.

Os filhos da nação rebelde desejam, agora, morrer com seus pais; as queixas contra o pão dos céus são repetidas pelos filhos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

o povo contendeu. A palavra [em heb] “contender” significa “opor-se de forma barulhenta”, às vezes, até mesmo com violência física. CBASD, vol. 1, p. 968.

8 A rocha aqui é uma figura de Cristo (1 Co 10.4). Foi ferido uma vez para nós, e agora só resta a oração da fé, pela qual entramos em contato com Ele. A rocha já tinha sido ferida uma vez (Êx 17.6), e daí o significado especial de apenas falar para a Rocha. Bíblia Shedd.

De acordo com Paulo, a rocha simbolizava Cristo (1 Co 10:4), que foi ferido pela morte apenas uma vez para trazer a “água vivificadora” (Jo 4:10; 19:34; Hb 9:26-28; 1 Jo 5:6). Andrews Study Bible.

10 rebeldes. A mesma linguagem usada por Deus a respeito dos pais daquela geração (Nm 17:10). CBASD, vol. 1, p. 969.

12 não crestes em Mim. Foi neste ponto que Moisés errou. CBASD, vol. 1, p. 969.

A palavra de condenação divina foi dirigida tanto a Moisés quanto a arão, pois arão tinha acompanhado Moisés e estava envolvido na precipitação do ato de seu irmão. O ministério de ambos estava chegando ao fim. Bíblia de Genebra.

não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel. A falta de fé impediu a exibição de santidade de Deus por meio de Moisés e ArãoCBASD, vol. 1, p. 969.

Líderes tem uma grande responsabilidade de sustentar a santa reputação de Deus (comparar Lv 10:3). Se eles falham, Deus deve se distanciar deles para que a comunidade da fé não seja desviada por interpretações erradas. Andrews Study Bible.

13 águas de Meribá. Meribá quer dizer “Contenda”. Bíblia Shedd.

Significa rebelião.  Nota textual NVI.

O mesmo nome foi empregado 40 anos antes, na primeira ocasião de tirar água da rocha (Êx 17.7, em que também é chamado Massá, “teste”). Sl 95.8 lamenta a rebelião em Massá e Meribá. Bíblia de Estudo NVI Vida.

17 estrada do rei. A principal rota comercial norte-sul na Transjordânia [terras a leste do rio Jordão], que ligava Damasco com a Arábia. Bíblia de Estudo NVI Vida.

20 não passarás. Os edomitas temeram permitir a passagem de Israel por seu território. No entanto, venderam para eles as provisões necessárias à jornada (Dt 2:28, 29). CBASD, vol. 1, p. 970.

21 Israel se desviou. O próprio Deus ordenou que Israel se desviasse, mas instruiu a compra das provisões necessárias das mãos dos edomitas (Dt 2:5, 6). CBASD, vol. 1, p. 970.

Às vezes, o conflito é inevitável; às vezes, entretanto, não compensa por conta das consequências. O conflito aberto pode parecer heroico, corajoso e mesmo correto, mas não é sempre a melhor escolha. Devemos considerar o exemplo de Moisés e encontrar outro modo de resolver nossos problemas, mesmo que isto seja difícil de fazerLife Application Study Bible Kingsway.

22 monte Hor. Nada de certo se sabe a respeito da sua localização, a não ser sua proximidade com a fronteira de Edom (v. 23). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Eleazar sucedeu a seu pai como sumo sacerdote. Arão teve a alegria dever seu trabalho levado adiante por seu filho; Moisés, cujo ministério como mediador da aliança no Sinai, era sem igual (12.8; Êx 18-1-24-18), não teve igual ventura. Bíblia de Genebra.

24 reunido aos seus antepassados. Eufemismo da morte (v. eg., Gn 25.8, 17; 35:29). Bíblia de Estudo NVI Vida.