Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Desde que Aarão e Miriã tinham sido escolhidos por Deus para ajudar Moisés, eles partilhavam com ele o peso da liderança. Eles consideravam desnecessária a sugestão de Jetro para que assistentes adicionais fossem designados.
Miriã e Arão estavam cegos pela inveja e disseram: “Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós?” (Nm 12:2).
A inveja é um dos traços mais satânicos que podem existir no coração humano. Tivesse a conduta de Miriã e Aarão continuado sem controle e teria isto resultado em um grande mal. Em vez disso, Deus os humilhou e eles confessaram seu pecado. Este foi um aviso a todo o Israel para que controlassem o crescente espírito de descontentamento e insubordinação.
Somos responsáveis por nossas palavras e o modo como tratamos aqueles a quem Deus deu a pesada responsabilidade de liderança.
O juízo de Deus, entretanto, foi temperado com misericórdia. Arão e Miriã foram perdoados e, embora ferida com lepra, Miriã foi curada. As pessoas se entristeceram por ela e aguardaram seu retorno, acolhendo-a de volta carinhosamente. Essa deve ser a nossa atitude para com aqueles que caíram.
Nancy Costa
It Is Written Television [Programa Está Escrito]
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/num/12 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/num/12 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/12/
Tradução: JQuimelli/GQuimelli
Texto bíblico: Números 12
Comentário em áudio
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: Parábolas de Jesus, caps.21-22
Filed under: Sem categoria
NÚMEROS 12 – Nossos pecados impendem-nos de avançar em direção ao Céu. Pecados surgem de forma inesperada, inclusive em profetas verdadeiros. Quem procura perfeição em seres humanos afogará em profundas decepções.
Logo após a caminhada do povo de Deus à Terra Prometida, Moisés lidou com três tipos de reclamações: Uma relacionada com dificuldades, outra com alimentação e, agora, com a liderança. A reclamação surgiu da profetisa Miriã e do sumo sacerdote Arão. Todas as reclamações atraíram o juízo divino.
Deus ama Seus servos, sejam estes mansos ou indisciplinados. Deus age para salvar os irreverentes e proteger aos mansos. Veja abaixo três reações de Deus frente à reclamação infundada de Arão e Miriã:
1. Deus ouviu atentamente a confusão que Miriã e Arão estavam causando com suas palavras proferidas irracionalmente contra Seu servo Moisés, irmão deles (vs. 1-5);
2. Deus advertiu rigorosamente àqueles que provocavam confusão com suas reclamações, mesmo sendo líderes espirituais de alto nível (vs. 6-9);
3. Deus julgou e castigou Miriã por ter influenciado Arão a murmurar contra seu irmão (vs. 10-16).
O povo perdeu uma semana aguardando Miriã recuperar-se e purificar-se da lepra causada pelo “pecado tolo e impensado” (vs. 11, 16). A murmuração/reclamação é uma peste diabólica que atinge qualquer pessoa, e Deus não é tolerante com tal pecado mesmo que seja de Sua profetisa, como era Miriã.
Portanto, a MURMURAÇÃO…
• …de um líder espiritual afeta todo o povo de Deus;
• …impede o crescimento, avanço e desenvolvimento do povo de Deus;
• …causa indignação em Deus;
• …é um atraso de vida;
• …é pecado!
• …não fica sem punição de Deus…
Deus é misericordioso! Arão intercedeu diante de Moisés, e Moisés intercedeu perante Deus. Como resultado, Miriã foi perdoada (embora precisou ser disciplinada com lepra).
Pergunto, que razão tinha Miriã para reclamar? O que a esposa de Moisés fez contra ela? Qual era realmente a raiz do problema? Creio que Miriã ficou chateada por não ter sido consultada quanto à divisão de responsabilidade aos 70 líderes realizada por Deus, visando aliviar a carga de Moisés (11:24-25).
Miriã estava com o ego ferido… Contudo, Deus a curou/salvou! Se você anda reclamando, deixe Deus curar-te/salvar-te também para que não sejas um atraso de vida para Seu povo!
Insatisfação sempre é a mãe da reclamação. Busque restauração espiritual! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
1-16 A murmuração de Miriã e Arão contra Moisés. Os dois eram mais velhos que Moisés e, por pretensões em assuntos de família, estavam dispostos a desafiar a autoridade de Moisés. Deus, porém, não deixa de punir os que maltratam e desrespeitam Seus servos. Bíblia Shedd.
1 Falaram. Este verbo está no feminino e no singular, indicando que Miriã foi a instigadora. “Ela falou”. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 935.
cuxita (ARA; NVI: “mulher etíope”). A crítica contra a mulher era mero pretexto; o seu enfoque era o dom profético de Moisés e seu relacionamento especial com o Senhor (v. 2). Bíblia de Estudo NVI Vida.
Alguns estudiosos tem entendido que este verso indica que Moisés tomou uma mulher africana negra, em adição a sua esposa midianita, Zípora(Êx 2:16, 21), ou após a sua morte. Contudo, o texto bíblico não relata a morte de Zípora e Moisés recentemente conversara com seu cunhado midianita (Nm 10:29). Outra possibilidade é que “mulher etíope/cuxita” fosse uma declaração racial contra Zípora, cuja pele seria mais escura do que as dos israelitas. Andrews Study Bible.
O pai de Zípora era, na verdade, midianita (Êx 2:16-19; 3:1) e, portanto, descendente de Abraão(Gn 25:1, 2; PP, 383). Ao se unir a Moisés no monte Sinai … Zípora observou o pesado fardo que seu esposo carregava e expressou a Jetro seu temor pelo bem-estar de Moisés. Por esse motivo, Jetro aconselhou o genro a escolher outros para compartilhar com ele as responsabilidades da liderança. Quando Moisés seguiu esse conselho sem consultar Miriã e Arão, estes ficaram com inveja e culparam Zípora pelo que julgaram ser uma desconsideração de Moisés com eles (ver PP, 383). O fato de Zípora ser midianita, muito embora adorasse o Deus verdadeiro, foi apenas uma desculpa usada por Miriã e Arão para se rebelar contra a autoridade de Moisés. ele não violara o princípio de não se casar com pagãos quando a tomou como esposa, conforme alegava a acusação feita. CBASD, vol. 1, p. 935.
Não tendo achado falta no modo como Moisés liderava o povo, eles escolheram criticar sua mulher.Ao invés de enfrentar o problema diretamente, tratando diretamente com sua inveja e orgulho, escolheram criar um afastamento da verdadeira questão. Quando você se encontrar em meio a uma desavença, pare e pergunte a si mesmo se você está discutindo sobre a real questão ou se você está produzindo uma cortina de fumaça ao atacar o caráter de alguém.Se você está sendo injustamente criticado lembre-se que seus críticos podem estar receosos de enfrentar o verdadeiro problema. Não tome este espírito de crítica pessoalmente. Peça a Deus que o ajude a identificar o problema real e trate com ele. Life Application Study Bible.
2 Também não tem Ele falado por meio de nós? É claro que sim. Mq 6.4 fala de Moisés, de Arão e de Miriã como a provisão misericordiosa de Deus para Israel. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Aqui estava a questão primária: poder. … Ao desprezar a sua escolha de esposa, eles tentaram rebaixá-lo ao seu nível. Andrews Study Bible.
3 manso. Esta mansidão ou humildade é uma virtude necessária para a vida cristã. … Aos que dizem que a humildade não permitiria a Moisés escrever isto a seu próprio respeito, respondemos que o dever de Moisés de transmitir uma parte da Palavra de Deus não se coadunaria com a modéstia que alterasse os fatos da história. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Isto explica porque ele não procurou defender a si mesmo, mesmo tendo falado poderosamente, honrado por Deus em muita ocasiões. A humildade de Moisés era notável, considerando que ele havia sido um príncipe do Egito (Êx 2). Ele havia perdido sua auto confiança durante décadas no exílio, cuidando de ovelhas (Êx 3-4). Toda a sua confiança estava em Deus. Esta foi a chave de seu sucesso como líder. Andrews Study Bible.
Só um homem manso sabe ser submisso a Deus e a seus subordinados, ao mesmo tempo em que exerce corajosa e dinâmica liderança. Não há lugar na obra do Senhor para um líder que pensa ter o privilégio de dominar sobre seus colaboradores, agindo como ditador. CBASD, vol. 1, p. 935.
6-8 A forma poética dessas palavras acrescenta-lhes um ar de solenidade. Fica clara a lição dessa poesia: todas as visões proféticas genuínas provêm do Senhor, mas no caso de Moisés a sua posição e a sua fidelidade ressaltam o seu relacionamento especial com o Senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.
8 falar contra o Meu servo. O grande erro de Miriã foi a falta de respeito por uma autoridade constituída – neste caso pelo próprio Deus – e a rebelião contra a mesma. CBASD, vol. 1, p. 936.
10 Miriã achou-se leprosa, branca como a neve. O fato de Miriã ser mencionada antes de Arão no v. 1 sugere que ela fora a instigadora da crítica contra Moisés. Por ter sido a “primeira dama de Israel” (ver Êx 15:20-21), provavelmente tenha sentido ciúmes da esposa de Moisés. A punição divina de Miriã foi uma doença que tornou sua pele como neve (“branco/branca” não se encontra no original em hebraico) porque estava como se tivesse escamas (comparar com Lv 13; 2Rs 5:27; 2Cr 26:19-21). A punição por desprezar uma pele escura foi adequada ao crime. Andrews Study Bible.
12 como um aborto. Ou seja, condenada a morrer. Ela foi afastada como se fazia com os criminosos. CBASD, vol. 1, p. 936.
14 depois. O v. 14 informa que Miriã poderia voltar para o arraial uma semana depois de ter sido acometida de lepra. Isso indica que ela foi curada imediatamente (ver v. 13) e logo em seguida começou o ritual de purificação (Lv 13:4). CBASD, vol. 1, p. 936.
Uma semana era o tempo que ela deveria ser excluída se seu pai tivesse cuspido em sua cara. Quanto mais ela merecia por ter agido incorretamente contra Deus! Mais uma vez, o Senhor foi misericordioso ao não aplicar uma disciplina efetiva. Life Application Study Bible.
06:05 17/11/2015