Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Depois de tudo o que Deus tinha feito para satisfazer a todas as necessidades de seus filhos israelitas, eles se envolveram no ato verdadeiramente terrível de se queixar. Sabemos que o comportamento de alguns do acampamento foi particularmente ruim, porque o Senhor teve que intervir e destruir aqueles que mais se queixaram.
Possivelmente teríamos sido mais indulgentes com os reclamantes, mas Deus conhecia o coração das pessoas. Como se pode ver, as pessoas não só se queixaram sobre as circunstâncias do momento, mas eles queriam voltar para o Egito. Eles valorizaram mais a cebola, o alho, e os peixes que tinham no Egito do que os atos maravilhosos de Deus para a salvação.
Na verdade, Deus tolera uma enorme quantidade de reclamações. Em Números 11, Moisés mesmo reclama amargamente e duvida do poder de Deus para fornecer carne para satisfazer o desejo de um número tão grande de pessoas. Deus ouviu e então decidiu intervir, resolver os problemas de Moisés, e dar ao povo o que eles queriam. Mas aquilo que as pessoas queriam gerou algumas más consequências.
O contraste entre os dois tipos de queixas, a de Moisés e a do povo, deveria nos dar conforto. Às vezes, servos fiéis de Deus simplesmente não aguentam mais. Deus remove suas cargas. Por isto devemos ser gratos.
Mark Sheffield
Universidade Adventista do Sul
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/num/11 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/num/11 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/11/
Tradução: JQuimelli/GQuimelli
Texto bíblico: Números 11
Comentário em áudio
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: Parábolas de Jesus, caps.21-22
Filed under: Sem categoria
NÚMEROS 11 – Reclamar parece bom no momento, entretanto, o resultado deve conduzir-nos a rejeitar a reclamação. Reclamação oriunda da insatisfação com as bênçãos divinas é afronta a Deus, resultando em destruição.
Este capítulo será dividido com base em três termos extraídos do texto:
1. TABERÁ significa ‘incêndio’: Logo no início da viagem à Terra da Promessa, o povo, ao invés de alegrar-se, “começou a murmurar da vida difícil”; consequentemente, a ira de Deus “se ascendeu. Então, irrompeu um fogo que queimou as extremidades do acampamento”. O incêndio cessou quando procuraram a Moisés e ele intercedeu perante Deus (vs. 1-3).
2. POPULACHO eram estrangeiros entre o povo de Deus: Estes estrangeiros eram incrédulos que influenciavam os crentes infantis. Eles começaram a reclamar de falta dos prazeres do Egito quando tinham a sua disposição comida do Céu gratuita. “Moisés ouviu a queixa, todas aquelas famílias reclamando à porta das tendas, e a ira do Senhor se ascendeu”. Reclamar de Deus significa rejeitá-lo! Ele atende a reclamação para demonstrar que ela resulta em maldição (vs. 4-29).
3. QUIBROTE-HAVAATÁ significa ‘túmulos da luxúria’: Assim que Deus enviou carne de codornizes aos montes para os pidões/reclamões/insatisfeitos, “mal tendo engolido o primeiro bocado, a ira do Eterno se acendeu contra o povo. Ele os feriou com uma praga terrível. Eles chamaram o lugar Quibrote-Hataavá (Túmulo dos desejos). Ali enterraram as pessoas que queriam comer muita carne” (vs. 30-34).
“Um estudo da concordância mostrará que nas Escrituras há mais referências à cólera, fúria e ira de Deus do que ao Seu amor e bondade” (Arthur W. Pinnk). (Leia a tese doutoral de Emilson dos Reis: “A ira de Deus: Um estudo teológico e proposta homilética”).
Aplicações: QUANDO…
• …Deus faz o melhor pelo Seu povo e este almeja pelo pior, Deus pode atender a reclamação para que veja quão idiota é ignorar o que Ele faz.
• …o líder espiritual é pressionado pelos insatisfeitos incrédulos que deveriam ser gratos pelas bênçãos, Deus alivia a carga e distribui suas responsabilidades.
• …os desejos carnais estão acima da vontade divina o resultado sempre será negativo.
• …a incredulidade domina o povo de Deus tendo a reclamação baseada nos desejos perversos, ligados à insatisfação, o fim será a sepultura.
É tempo de reavivar, não de reclamar! Sejamos agradecidos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
1 Queixou-se o povo… extremidades. O populacho… ficava nas extremidades do arraial, pois, pelas disposições das tribos (Nm 2) só lhes restava essa posição. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia , vol. 1, p. 932.
1, 6-15 Os israelitas reclamaram e Moisés reclamou. Mas Deus respondeu positivamente a Moisés e negativamente ao resto do povo. Por quê? O povo reclamou um para o outro, e nada se fez. Moisés levou suas reclamações a Deus, que poderia resolver qualquer problema. Muitos de nós somos muito bons em reclamar para os outros. Precisamos aprender a levar nossos problemas para Aquele que pode resolvê-los. Life Application Study Bible Kingsway.
Deus lhes satisfez o apetite físico, mas suas almas emagreceram, Sl 106.15. Bíblia Shedd.
3 Taberá. Esse local só é mencionado mais uma vez (Dt 9:22). O lugar nunca foi identificado. Seu nome provém de um verbo que significa “queimar”, “consumir” ou “exterminar”. CBASD , vol. 1, p. 932.
4 populacho (ARA; NVI: “”). Essa gente não se compunha de israelitas, mas de pessoas que vieram do Egito juntamente com os filhos de Israel (Êx 12.38, nota). Bíblia de Genebra.
4-6 A insatisfação nos vem quando nossa atenção se muda do que temos para o que não temos. … Não deveríamos permitir que nossos desejos não realizados fizessem nos esquecer dos dons de Deus da vida, alimento, saúde, trabalho e amigos. Life Application Study Bible Kingsway.
4-9 Eles não pediram a Deus para satisfazer suas necessidades; em vez disso, eles pediram por comida e pararam de confiar no cuidado de Deus por eles. … Quando você pede algo a Deus em atitude pecaminosa, conseguir o que você quer pode se mostrar muito custoso. Life Application Study Bible Kingsway.
6 seca-se a nossa alma. Isso se dava por causa da falta de frutas e legumes com alto teor de água, que são refrescantes em clima quente e seco. CBASD , vol. 1, p. 933.
maná. Jesus usou o maná como símbolo do alimento oferecido em abundância pelo Céu (Jo 6:30-35; 41-58). O cristão vencedor tem a promessa de receber o “maná escondido” (Ap 2:17). CBASD , vol. 1, p. 933.
Este pão gostoso, milagroso e celestial, é figura de Jesus Cristo, Jo 6.48-50. Bíblia Shedd.
10 cada um. Os orientais têm o costume de dizer a todos sobre seus pesares e luto. Neste caso, ao que tudo indica, houve um plano pré-concebido de ação conjunta: cada família choraria em voz alta na porta de sua tenda. CBASD , vol. 1, p. 933.
14 não posso. Na verdade, Moisés estava sendo tão irracional quanto o povo, pois Deus nunca o deixara sozinho, nem esperava que ele, por si mesmo, fornecesse alimento para o arraial. CBASD , vol. 1, p. 933.
17 do Espírito. Este verso retrata como os dons e a atuação do Espírito Santo são fatores que conferem energia ao espírito humano a fim de que cumpra os planos de Deus. CBASD , vol. 1, p. 933.
rejeitastes o SENHOR. O povo preferia a vida sob Faraó à vida com o Senhor que providenciava maná. Andrews Study Bible.
20 Comer até sair pelos narizes é comer até vomitar. Bíblia Shedd.
rejeitaram o SENHOR. A questão principal em pauta não era realmente carne – era a falta de demonstração de gratidão apropriada ao Senhor, que estava no seu meio e era fonte constante de todo o bem. Bíblia de Estudo NVI Vida.
21, 22 Quando começamos a confiar em nosso próprio entendimento, estamos em perigo de ignorar a avaliação de Deus para a situação. Ao recordarmos Suas obras passadas e Seu poder no presente, podemos garantir de não estarmos a interromper Seu auxílio potencial. Life Application Study Bible Kingsway.
23 Estará limitado o poder do Senhor? (NVI). A impossibilidade humana é uma ocasião para demonstrar o poder do Senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.
a mão do Senhor (ARA). Significa a parte ativa da personalidade de Deus. Sua atividade no mundo. Estas mãos são prontas a ajudar. São prontas a socorrer e consolar. São prontas a guiar. Bíblia Shedd.
25 profetizaram. Esse fenômeno aparentemente temporário [apesar de algumas versões indicarem que este dom podia ser permanente] serviu para autenticar a liderança dos anciãos. Bíblia de Genebra.
mais depois nunca mais tornaram a fazê-lo. Parece que o dom temporário da profecia que as autoridades receberam visava sobretudo a estabelecer suas credenciais como líderes revestido do poder do Espírito. Bíblia de Estudo NVI Vida.
29 Mas Moisés respondeu: “Você está com ciúmes por mim … “. Aqui está demonstrado qual a verdadeira atitude de Mosiés. em vez de se sentir ameaçado pela demonstração pública dos dons do Espírito por Eldade e Medade, Moisés desejava que todo o povo tivesse os plenos dons do Espírito (cf Fp 1.15-18). Esse versículo é uma introdução apropriada ao desafio indesculpável à liderança de Moisés no cap. 12. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Moisés, depois de suas queixas apresentadas numa má hora, vv. 10-15 e 21-22, revela sua volta à plenitude da comunhão com Deus, pela sua verdadeira humildade, e pelo seu zelo com vistas ao verdadeiro progresso espiritual do povo de Deus, em geral. Bíblia Shedd.
31 Não se trata da espessura da camada de codornizes pelo chão, mas sim que os pássaros esgotados pela migração estavam voando nesta altura (mais de um metro), e por isso mesmo, eram uma presa fácil para os israelitas. Bíblia Shedd.
32 as estenderam para si. Cada pessoa pendurava as codornizes que recolhera, para deixar escorrer o sangue antes de [prepará-las e ] comê-las. Bíblia Shedd.
34 Quibrote-Hataavá. Esse local não é identificado com precisão. O significado do nome é “as sepulturas de seus desejos”. CBASD , vol. 1, p. 934.