Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Nos primeiros 15 versos há uma continuação das leis relacionadas à propriedade pessoal. Essas leis são um detalhamento do oitavo mandamento “Não roubarás.” Deus deu aos filhos de Israel exemplos de casos específicos de modo que eles compreendessem plenamente o alcance da lei. Israel vivia sob uma teocracia. Neste contexto sacrificar a outros deuses significava alta traição e o equivalente a declarar nova nacionalidade.
Este capítulo também oferece atenção especial e proteção a estranhos, viúvas e filhos órfãos. Deus quis assegurar a seu povo que o indigente entre eles deveria receber atenção. Em uma recente descoberta em Khirbet Qeiyafa – Israel, uma inscrição foi encontrada em 2008, sendo o mais antigo texto em hebraico já descoberto. Estudiosos acreditam que pode ter sido uma instrução para que se cuidasse das viúvas e órfãos. Se esta interpretação é correta, é um bom exemplo dessa crença na história de Israel.
Isto levanta questões importantes sobre o nosso atendimento aos necessitados e nossa lealdade. Aqueles que seguem a Deus como sua autoridade suprema cuidarão dos pobres e dos menos afortunados.
Michael Hasel
Departamento de Arqueologia
Southern Adventist University
Também publicado em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/exo/22
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/exo/22 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/22
Tradução/adaptação: JQuimelli/GQquimelli/IBrossi
Texto bíblico: Êxodo 22
Comentário em áudio
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: Parábolas de Jesus, caps. 8-10
1 Comentário so far
Deixe um comentário
gloria ao nosso bom Deus ,ajudo os necessitados ,uma benção obedecer os mandamentos do meu Deus .!!
Comentário por Janai Padilha Pessoa . 21 de setembro de 2015 @ 19:53