Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Reuniões de família são frequentemente experiências doces, principalmente quando a separação ocorre por um longo período de tempo. Moisés tinha enviado Zípora e seus filhos de volta à segurança de seu pai durante os confrontos com Faraó, no Egito, e agora Jetro os traz para a Montanha de Deus, Horebe.
Como sacerdote piedoso de Midiã, Jetro oferece alguns conselhos a respeito do que vê no período de um dia na vida do líder escolhido por Deus. Muitos vieram a Moisés com queixas e problemas a serem resolvidos “desde a manhã até à noite”. Por que não delegar os seus encargos, para líderes sobre mil, sobre cem, e aos líderes das unidades familiares ou dezenas? Esses governantes não eram apenas juízes, mas cabeças de seus grupos em tempos de paz e de guerra. Suas posições eram tanto civis como militares. Desse modo, com a aprovação de Deus, Moisés seria capaz de suportar e servir a seu povo de forma mais eficaz e enérgica com esse sistema.
Aqui está uma grande lição para a igreja e para a liderança: o trabalho de uma organização eficaz não pode ser realizado por uma só pessoa. À medida que a igreja cresce, deve haver líderes piedosos nomeados que suportarão as cargas uns dos outros e tornarão eficazes as decisões sob a santa orientação de Deus. Líderes servos e corajosos compartilham seus deveres uns com os outros e trabalham em harmonia para alcançar o objetivo final de entrar na Terra Prometida, com as pessoas que lhe foram confiados a guiar.
Michael Hasel
Departamento de Arqueologia
Southern Adventist University
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/exo/18 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/18/
Tradução: JAQ/GASQ
Texto bíblico: Êxodo 18
Comentário em áudio
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: Parábolas de Jesus, caps. 6-7
Filed under: Sem categoria
Alguns dizem que, “se conselhos fossem bons não seriam de graça, seriam cobrados/vendidos”. Talvez o que realmente está por trás desta frase seja a incapacidade natural de aceitar conselhos. Nosso orgulho não admite que alguém saiba mais que nós quando cremos “ter experiência”.
De um lado Jetro, um não hebreu, pastor de ovelhas, não presenciou os grandes eventos providos por Deus desde a chegada de Moisés ao Egito até sua saída com os israelitas. De outro lado Moisés, um grande e fantástico líder, exausto de tanto trabalhar, cheio de experiências de liderança de um povo difícil, e, agente dos propósitos divinos.
Quem deveria dar conselhos a quem? Pode alguém sem filhos aconselhar pais? Como pode solteiro dar conselhos a casais? Certamente você já ouviu tais questionamentos…
Jetro aconselhou Moisés! É preciso humildade para aceitar conselhos. Arrisco dizer que os melhores conselhos podem vir de quem menos esperamos. O sábio ouve conselhos, pondera; reflete nas observações de quem está de fora, aplica-os; e, então, percebe a importância de seguir os bons conselhos (vs. 17-27).
Você aceita conselhos? Eu já aceitei; valeu a pena! Observe estes:
1. Pais devem promover o casamento de seus filhos, não conspirar contra ele. Sogros que esforçam para aproximar-se do genro preza pela família de seus netos. Jetro tomou sua filha Zípora (que, embora casada com Moisés, não esteve com ele no duelo com o Faraó), e a levou ao deserto (com os filhos) junto ao marido (vs. 1-6);
2. Genros educados e atenciosos com o sogro possuem amizade e respeito da família de sua esposa. Com tal espírito familiar é possível testemunhar sobre Deus de forma impactante. Moisés narrou o que Deus fizera através dele; consequentemente, Jetro alegrou-se e bendisse ao Senhor, reconhecendo a superioridade do Deus de Israel sobre todos os outros deuses; então, rendeu-se ao Senhor (vs. 7-12);
3. Afinidade entre genros e sogros resulta em momentos incríveis. Preocupado com a sobrecarga de Moisés frente a tantos problemas para resolver, Jetro sugeriu treinar líderes que o auxiliassem; aliviando, assim, sua carga. Moisés aplicou o conselho e teve mais tempo para sua família (vs. 13-27).
Se conselhos humanos podem ser bons, quanto mais conselhos divinos. Aplique-os a tua vida e verás quão bom será!
Reaviva-te pela Palavra!
Filed under: Sem categoria
1-27 Antes de narrar os eventos no Sinai, Moisés fez uma pausa para relatar a visita que recebeu de Jetro, o sacerdote de Midiã e seu sogro. O âmago do conselho de Jetro foi a organização governamental de Israel. Bíblia de Genebra.
1 Este capítulo provê uma chave para o entendimento do relacionamentos dos israelitas e não israelitas com Deus e espelha o ideal de Deus para estes relacionamentos. Midiã é um descendente de Abraão e Quetura, esposa de Abraão depois da morte de Sara (Gn 25:1, 4). Andrews Study Bible.
3 Gérson. Quer dizer "um estranho ali". Bíblia Shedd.
4 Eliézer. Quer dizer: "meu Deus é socorro". Bíblia Shedd.
2-4 Os nomes dos filhos de Moisés (2:22) reforçam a experiência de Israel. Eles eram continuamente lembrados de sua condição como estrangeiros (22:21; 23:9) e de seu livramento do Egito (20:2). Andrews Study Bible.
11 agora sei. Essa fórmula pode indicar ou o começo da fé em Jetro (2Rs 5.15) ou o fortalecimento dessa fé (1Rs 17.24). Seja como for, Jetro ofereceu sacrifício e participou da refeição de comunhão como um líder, e não como um suplicante. Bíblia de Genebra.
9-11 Ao ouvir da experiência de Israel, Jetro (ver nota em 2:18 [É possível que Reuel fosse o nome pessoal e Jetro algum tipo de título]), um não israelita, é levado a um melhor entendimento de Deus. Conhecer envolve mais do que estão ciente dos fatos e envolve intimidade e comprometimento (1:8). Através de seus tratos com Israel, Deus queria trazer o mundo todo a Ele. Este foco em missão se tornará um importante tema no restante do Antigo e do Novo Testamentos. Andrews Study Bible.
11 Agora sei. Jetro era sacerdote de Deus, mesmo sem ter recebido a revelação específica que Deus confiou aos israelitas no Egito. Bíblia Shedd.
12 A expressão final de fé envolve um sacrifício e uma refeição comunal [pública]. Aqui os anciãos e Arão representam a comunidade. Andrews Study Bible.
holocausto. O holocausto, como sacrifício de dedicação, vinha em primeiro. Sacrifícios pacíficos, compartilhados pelos adoradores, se seguiram. Bíblia de Genebra.
13 julgar. Fazer as decisões em todas as questões e contendas que surgissem no decurso da vida diária.Bíblia Shedd.
14 vendo. Às vezes um estranho pode observar com mais calma as nossas tradições e ver até que ponto caem no ridículo. Bíblia Shedd.
17-18 A lei de Deus deve ser acompanhada de um bom sistema administrativo. Andrews Study Bible.
19-22 Jetro propõe quatro níveis administrativos. Com esta proposta, Moisés seria o advogado perante Deus … assumiria o papel do ensino geral, um sistema de cortes de apelação seria estabelecido e, finalmente, Moisés funcionaria como julgamento de suprema corte em casos complexos ou difíceis (18.26). Andrews Study Bible.
21 Procura … homens capazes. Delegar é, com frequência, difícil para um líder capaz. Homens foram aqui escolhidos sobre bases morais, e não intelectuais, para cuidar de questões simples. Casos difíceis, talvez até sem precedentes, eram trazidos a Moisés. Assim é que funcionaria mais tarde o sistema jurídico. Nenhuma diferença foi estabelecida entre questões sagradas e questões seculares. A lei inteira era um dom de Deus, e a obediência à mesma equivalia à obediência a Deus. Bíblia de Genebra.
23 Note que o sistema administrativo e as leis não se originaram de dentro da comunidade. Jetro, como forasteiro, é usado por Deus para os apresentar. Andrews Study Bible.