Reavivados por Sua Palavra


Êxodo 9 by Jeferson Quimelli
8 de setembro de 2015, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Daqui em diante encontramos mais demonstrações de Deus de que os deuses do Egito eram impotentes. Todo o rebanho dos egípcios: cavalos, jumentos, camelos, bois e ovelhas, começou a morrer em grande número (Êx 9: 3, 6).

Os hebreus devem ter entrado em pânico, uma vez que também sofreram das três primeiras pragas – sangue na água, sapos na cozinha e piolhos em seus corpos (caps. 7 e 8). Israel foi isento de sofrer com as últimas sete pragas que vieram sobre o Egito (Êx 8:22). Não haveria mais pragas para os Filhos de Israel (tipo/modelo). No antítipo [realização do modelo], nenhuma das sete últimas pragas cairá sobre o povo de Deus no tempo do fim. “Nenhum mal te sucederá, praga alguma chegará à tua tenda” Salmo 91:10 (ARA).

Faraó tinha a esperança de que os israelitas estivessem sofrendo como os egípcios e enviou oficiais, que descobriram que nenhuma única vaca dos israelitas morreu na praga! (v. 7). Faraó estava se tornando obstinado ao ponto de ver toda a terra do Egito destruída. Mas ele não se importava!

A dor da perda dos animais e o sofrimento dos egípcios estavam começando a falar a Faraó. Ele tinha noção de que havia pecado e que ele e os demais egípcios tinham sido maus em manterem os israelitas no Egito (v. 27). No entanto, quando o granizo e relâmpagos pararam, ele se recusou a deixar ir Israel (v. 34). A servidão de todo um povo, as construções que faziam, eram benefícios bons demais para que ele abrisse mão. Ele não os deixaria ir!

Kenneth Matthews, Jr.
Membro do Conselho de Arqueologia
Southern Adventist University

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/exo/9
Tradução: JAQ/GASQ
Texto bíblico: Êxodo 9
Comentário em áudio
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: Parábolas de Jesus, caps. 3-5