Reavivados por Sua Palavra


Êxodo 6 by Jeferson Quimelli
5 de setembro de 2015, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Por que o Senhor espera para libertar até o momento quando as coisas parecem impossíveis de serem corrigidas? Moisés faz este questionamento em 5:23-23. A resposta do Senhor é magnífica! “Agora você verá o que farei ao faraó.” (Êx. 6:1 NVI).
Deus quer deixar claro aos hebreus E aos egípcios que é por Seu braço e mão direita (Salmo 44:2, 3) que eles foram libertos. Toda a glória vai para Deus, e não para o homem. Ele diz a Moisés no verso 6, que redimirá Israel com “braço forte e com poderosos atos de juízo.” (Êx. 6:6 NVI). Moisés precisava de ânimo e encorajamento.
Linhagem é algo importante para Deus e para a nação hebraica. Moisés e Arão NÃO eram egípcios [cf. vv. 14-27]. Eles eram hebreus e foram escolhidos da tribo de Levi para liderar a nação para fora do Egito. Foi a tribo de Levi que mostrou lealdade a Deus, após o incidente da adoração do Bezerro de Ouro, e que ficou ao lado do Senhor. Apesar de todo o encorajamento, Moisés ainda se sente inadequado para falar com Faraó: “Como o faraó me dará ouvidos, se não tenho facilidade para falar?” (v. 30 NVI).
Olhe para a Palavra de Deus quando montanhas de impossibilidade aumentarem à sua frente. Será pelo poder de Deus que você será liberto de seus problemas.

Kenneth Matthews, Jr.
Membro do Conselho de Arqueologia
Southern Adventist University

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/exo/6
Tradução: JAQ/GASQ
Texto bíblico: Êxodo 6
Comentário em áudio
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: Parábolas de Jesus, cap. 2
Leituras da próxima semana do programa Crede em Seus Profetas: Parábolas de Jesus, cap. 3



Êxodo 6 – Comentários pr Heber by Jeferson Quimelli
5 de setembro de 2015, 0:45
Filed under: Sem categoria

Precisamos conhecer a Deus. Quem não O conhecer, não perderá metade da vida, perderá a vida eterna inteira.

Após a frustração de Moisés notando a decepção do povo com suas propostas e a reação negativa do Faraó frente às suas solicitações, seu único consolo disponível era Deus. Não havia mais onde, nem ninguém, para recorrer.

Para muitos que descartam Deus, muitas circunstâncias são indescritivelmente desesperadoras. Estrategicamente, é nos limites humanos que Deus Se apresenta desejando ser conhecido – e, anseia que O conheçamos (vs. 1-9). Ele…

1. Apresenta-Se como Yahweh/Senhor/Jeová;
2. É o Todo-poderoso que aparecera a Abraão, Isaque e Jacó – não outro;
3. É Quem estabeleceu aliança com ancestrais israelitas e prometeu dar a terra de Canaã a seus descendentes;
4. É Quem ouviu gemidos dos escravos hebreus e lembrou-Se das Suas palavras;
5. Faz promessas incríveis aos escravos no Egito:
• “Vou livrar vocês desse trabalho desumano”;
• “Vou resgatá-los da escravidão e, para redimir vocês, vou interferir com alguns castigos bem severos”;
• “Vou tirá-los do Egito, porque vocês são meu povo, e eu serei do Deus de vocês…”;
• “E vou levar vocês para a terra que prometi dar a Abraao, Isaquel e Jacó. Ela será o país de vocês”;
6. É o soberano que respeita as incompreensões sobre Ele, e age para corrigi-las.

A majestade de Deus não impressionou os milhões de hebreus no Egito; pelo contrário, “eles nem deram atenção” à teologia, pois, todos “estavam com espírito abatido” devido à opressão do Faraó.

Aqui a narrativa é interrompida abruptamente por uma genealogia (vs. 14-27). Por quê? Abel Ndjerareou explica:

“Ao que parece, essa genealogia é introduzida para enfatizar que, apesar das dúvidas de Moisés, ele e Arão foram designados porta-vozes e intermediários entre o Senhor e Faraó. A lista de nomes é emoldurada por dois versículos nos quais o autor assevera que Deus enviou Moisés e Arão a Faraó para tirar os israelitas do Egito”: vs. 13, 27.

Contudo, “as renovadas promessas de Yahweh”, comenta Paul R. House, “têm o propósito de insuflar em Moisés o zelo por sua tarefa, mas não provocam qualquer efeito imediato [vs. 9-12, 28-30]. Moisés continua desanimado”.

Nós, humanos, damos muito trabalho a Deus; contudo, Ele…

• Respeita nossos limitados sentimentos estragados;
• Molda estes falhos sentimentos…

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí



Êxodo 6 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
5 de setembro de 2015, 0:30
Filed under: Sem categoria

1 Agora. Sem mais demora Deus agirá. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Agora, verás. Uma vez que Moisés não estava preparado para entender os caminhos de Deus, de nada serviria dar-lhe alguma explicação. É como se Deus lhe dissesse: “O que Eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois” (Jo 13:7). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 555.

2-8 Esta seção apresenta quatro vezes a exclamação: “Eu sou o SENHOR” (vv. 2, 6, 7 e 8). A mesma frase aparece repetidamente introduzindo importantes manifestações divinas (e.g., 20:2). Andrews Study Bible.

Note o uso repetitivo da fórmula da revelação (autoridade) “Eu sou o SENHOR”, nestes versículos (vs. 2.6-8). O uso do nome de Deus da aliança sublinha a certeza das promessas e da fidelidade da aliança. Bíblia de Genebra.

3 Todo-poderoso. Em hebraico, El Shaddai; era o nome empregado por todos os povos do Oriente Médio para descrever a Deus, mesmo entre aqueles que tinham perdido a ideia monoteística da divindade. SENHOR [YHWH]. O nome específico revelado para Moisés quando lhe foram dadas as promessas da Salvação (Êx 3.14). Normalmente na Bíblia, o nome “Senhor” descreve a Deus nas Suas relações com a raça humana, Sua revelação e Sua graça, enquanto o nome “Deus” O aponta como criador Todo-poderoso dos céus e da terra, a origem de tudo. Bíblia Shedd.

Mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui conhecido. Não significa que os patriarcas desconheciam totalmente o nome Iavé (“O SENHOR”) , mas mostra que não compreendiam plenamente todas as suas implicações como o nome daquele que resgataria o seu povo. … Esses fatos poderiam ser compreendidos somente pelos israelitas que experimentariam o êxodo e pelos seus descendentes. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Deus estava para se revelar de maneira de forma mais completa, libertando Seu povo com “mão poderosa” (Êx 6:1), de fato considerando-os como Seu povo (v. 7), estabelecendo Sua aliança com eles e dando-lhes a terra de Canaã (v. 4). Por isso, no v. 3, Deus se refere ao novo significado que a libertação traria ao Seu nome (ver v. 1-7). CBASD, vol. 1, p. 555.

“Conhecer” alguém na Bíblia se refere a um conhecimento relacional. Andrews Study Bible.

5 Me lembrei da Minha aliança. Quando o verbo “lembrar” é usado em relação a Deus, quer dizer que Ele está disposto a agir com base em Suas promessas, e não simplesmente que as estava relembrando. Esta narrativa afirma a inclusão de todo o povo de Israel na aliança abraâmica. Bíblia de Genebra.

aliança. Conjunto das promessas imutáveis de Deus, que alcançam a gloriosa plenitude do seu cumprimento na pessoa de Jesus Cristo. Bíblia Shedd.

6 vos tirareivos resgatarei. A resposta de Deus à queixa de Moisés em 5.22-23. Esse é o âmago da presente seção, uma solene garantia da redenção e da reafirmação da aliança. Bíblia de Genebra.

resgatarei. Normalmente, esse termo refere-se à restauração dos direitos a um membro da família em desvantagem, mediante o pagamento de um preço ou resgate; tal redenção normalmente era efeturada pelo parente mais chegado (Lv 25.25; cf Rt 4). Israel, como filho primogênito de Javé (4.22), foi remido do Egito para ser o próprio povo de Deus. … O âmago da aliança é a reivindicação de Deus sobre Seu povo, bem como a reivindicação recíproca que Ele lhes permitia fazer. Bíblia de Genebra.

Grandes manifestações de julgamento. Este livramento não poderia ser alcançado por meios pacíficos, mas exigiria demonstração de força da parte de Deus. CBASD, vol. 1, p. 556.

9 Este verso introduz o tema recorrente na descrença de Israel (14:10-12; Js 5:6; Jz 2:17; 2Rs 18:12). Andrews Study Bible.

12 Eu sou incircunciso de lábios (ARC). Esta é uma frase típica do hebraico que significa o mesmo que “pesado de língua”, de Êxodo 4:10. Da mesma forma, ouvidos “incircuncisos” (Jr 6:10) são aqueles que não ouvem, e coração “incircunciso” (Jr 9:26) é mente que não entende. Na ARA, a expressão idiomática é traduzida como “não sei falar bem”. CBASD, vol. 1, p. 557.

Moisés se encontra desencorajado após seu primeiro encontro com Faraó e após a reação de seu próprio povo. Andrews Study Bible.

14-27 Estabelece as credenciais de Aarão como líder religioso de Israel. Andrews Study Bible.

Nessa seção de transição, Moisés e Arão são formalmente identificados, e história do trabalho deles é passada em revista e reiniciada, como preparação para a descrição das dez pragas. Bíblia de Genebra.

Já que a decisão [negativa de Faraó e do povo] estava firmada, cabe agora, uma definição sobre quem era este Moisés, antes de proceder com a história. Bíblia Shedd.

16 Levi. O terceiro filho de Jacó, chamado de Israel. Mencionaram-se os dois primeiros, Rúben e Simeão, para chegar a Levi. Depois a genealogia segue a linha até Arão e Moisés, e aos parentes deles que haveriam de assumir trabalhos sacerdotais, sem descrever os outros filhos de Jacó. O que interessa em qualquer vida humana é que se converta para servir a Deus. Bíblia Shedd.

Levi viveu cento e trinta e sete anos. Cf. v. 18, 20. No AT, chama-se a atenção para o número de anos que uma pessoa viveu somente no caso de ultrapassar os cem. Bíblia de Estudo NVI Vida.

20 Anrão. Não há dúvidas de que esse Anrão seja o “homem da casa de Levi” mencionado em Êxodo 2:1. Ele era neto de Levi. Deus prometeu a Abraão que a quarta geração daqueles que entrariam na terra da opressão retornariam à terra prometida (Gn 15:16). As quatro gerações seriam então as de Levi, Coate, Anrão e Moisés. CBASD, vol. 1, p. 557.

Joquebede. Significa “Yahweh” [YHWH] é glorioso”. Joquebede é o primeiro nome relacionado ao nome divino Yahweh, que aparece aqui na sua forma abreviada “Jo”. CBASD, vol. 1, p. 557, 558.

Sua tia. Embora um casamento entre tia e sobrinho fosse proibido pela lei mosaica (Lv 18:12), foi aparentemente permitido em épocas anteriores. CBASD, vol. 1, p. 558.

O registro do casamento de Anrão com sua tia paterna seria extremamente improvável em uma genealogia fictícia. Bíblia de Genebra.

21, 24 Corá. Um primo de Moisés e Aarão que liderou uma rebelião contra os dois líderes (Nm 16). Andrews Study Bible.

23 lhes deu à luz. Nenhum descendente de Moisés é mencionado, mas os descendentes de Arão continuam, pelas duas gerações seguintes, a estabelecer a sucessão sacerdotal de Arão através de seu sucessor, Eleazar. A genealogia abrange somente quatro gerações durante a permanência no Egito, e é claramente seletiva (Gn 5.3-32). Bíblia de Genebra.

 Nadabe e Abiú ofereceram fogo impróprio diante do Senhor e foram consumidos pelo fogo (Lv 10:1-2). Eleazar se tornou sumo sacerdote após Aarão (Nm 3:32) e seu neto Finéias desempenhou ação decisiva durante a rebelião sexual e a subsequente praga em Baal Peor (Nm 25). Durante o período de assentamento, Finéias ainda interviu com Rúben, Gade e Manassés para prevenir guerra entre as tribos (Js 22). Andrews Study Bible.

26 São estes. A pausa para definições e explicações é o prelúdio ao grande ato de salvação, que agora passará a ser descrito. Bíblia Shedd.

29 Eu sou. A mensagem dos servos de Deus vem da revelação que Deus lhe concede da Sua própria natureza. Bíblia Shedd.