Filed under: Sem categoria
Parabéns! Você completou conosco a leitura do livro de Gênesis, capítulo por capítulo.
Certamente, você nunca mais verá este livro com os mesmos olhos.
Você percebeu que Deus trabalha para a tua salvação do mesmo modo como trabalhou para a salvação dos patriarcas e suas famílias, no trabalho de fazer para Si um povo santo, peculiar. Do qual você faz parte. Por toda a eternidade.
Bênção de Deus!
Filed under: Sem categoria
Moisés escreveu este livro para mostrar coisas importantes ao povo que saíra do Egito, taxado de escravo, tratado de forma inferior a animais. Sua importância era tão real como a nossa:
• Nossa nobre origem divina revela nossa importância (Gênesis 1-2);
• Após o pecado, o Criador revelou um plano: Haveria um Salvador para libertar todo pecador (Gênesis 3);
• Com a multiplicação do pecado, foi necessário limitá-lo por meio de um dilúvio mundial e a confusão das línguas na Torre de Babel (Gênesis 4-11).
• Deus investiu em Abraão no processo do plano de salvação, o qual seria o pai da nação donde viria o Messias.
Até o 11º capítulo Moisés sintetiza cerca de 2000 anos de História mundial, os 39 restantes contam em detalhes a origem do povo judeu (nossa também) e expõe a razão de Israel estar no Egito.
Chegamos ao último capítulo do livro das origens/gênese. Estamos contidos nele devido a que o plano de salvar o mundo envolve a todos nós. Além das muitas lições que aprendemos esta é a mais importante delas.
Com tal lição em foco, observe com atenção o legado de José para nós que chegamos na conclusão de sua história:
1. Poder, política e status podem perverter muitas pessoas (quase todas), mas José ensina-nos que nenhum sucesso precisa corromper quem humildemente teme a Deus;
2. Autoridade, fama e riquezas podem corromper muitas pessoas, mas José demonstra que nenhum lance pode tornar vingativo um servo de Deus;
3. Sabedoria, habilidades e vitórias não devem deixar nenhum filho de Deus ignorante, insensível ou estúpido; pelo contrário, como José, deve reconhecer, humildemente, a poderosa mão divina em tudo e, ajudar àqueles que precisam.
Antes de morrer, José deixou-nos o segredo teológico que norteou sua vida, ao dizer a seus irmãos: “Não é preciso ter medo. Por acaso estou no lugar de Deus? Será que vocês não percebem que planejaram o mal contra mim, mas Deus transformou o mal em bem […] salvando a vida de muita gente? […] Vou cuidar de você e de seus filhos” (vs. 19-21).
Se esta filosofia reger tua vida experimentarás grandes sucessos e colaborarás com a salvação de muita gente! Você aceita?
Você tem absorvido aos princípios bíblicos de vida? Em que Gênesis te influenciou? – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
O livro de Gênesis termina com um filho a honrar o último pedido de seu falecido pai. Deve ter sido um grande testemunho para os cananeus quando os enlutados israelitas e egípcios chegaram e enterraram Jacó na caverna do campo de Macpela, que tinha sido o local de sepultamento da família por gerações. É um momento de luto intenso, mas ao mesmo tempo uma forma positiva para processar o luto, ao dizer adeus de forma ativa à pessoa amada. E toda a comunidade se envolveu neste processo.
Lembro-me de um irmão da África, uma vez, expressar isso para mim de forma poderosa: todos que chegam ao funeral e choram com você, levam embora com eles, ao sair, uma pedrinha da sua grande montanha de dor, e desta forma a montanha vai se tornando cada vez menor. Carreguemos as cargas uns dos outros, especialmente em tempos de luto.
Os irmãos de José ficaram preocupados que a morte de Jacó poderia abrir caminho para alguma forma de vingança por parte de José, mas este age de modo consistente e reafirma o seu perdão a eles. José aprendeu uma das maiores lições de vida: Deus pode transformar o que foi intentado para o mal em algo incrivelmente bom.
Martin Klingbeil
Professor de Ciências Bíblicas e Arqueologia
Southern Adventist University
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/gen/50
Tradução: JAQ/GASQ
Texto bíblico: Gênesis 50
Comentário em áudio
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: Parábolas de Jesus, cap. 2
Filed under: Sem categoria
Os hebreus não chamam este livro “Êxodo.” Chamaram-no pelas suas primeiras palavras ou pensamentos no livro [Shemot]. (É assim que deram o nome de seus livros. Eles chamam Gênesis “no princípio” [B’reshit]). Êxodo fala de libertação. Andy Nash, em http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/1/.
1-3 O texto foca o sofrimento de José e mantém silêncio sobre os irmãos. Jacó é tratado do mesmo modo que o seria um nobre egípcio, marcando a alta consideração pela família de José. A religião egípcia requeria o embalsamento do corpo tendo em vista a jornada após a vida. Quarenta dias… setenta dias. Os quarenta dias de embalsamento eram seguidos de trinta dias de luto (Num. 20:29; Deut. 34:8) (Andrews Study Bible).
2 embalsamassem. Uma prática egípcia destinada a preservar o corpo após a morte e, desta forma, conservar a identidade pessoal na vida pós-morte. Não existia essa prática em Israel. Aqui, o intento é o de preservar o corpo para ser transportado para Canaã (Bíblia de Genebra).
4 falou José à casa de Faraó. Logo após ter chorado a morte de seu pai (Dt 34.8), a aparência de José talvez não fosse adequada para se apresentar diante de Faraó (cf 41.14) (Bíblia de Genebra).
4-14 Após receber a permissão de Faraó para enterrar Jacó em Canaã, José, seus irmãos, e “todos “” os oficiais de Faraó viajaram a Canaã para o enterro de Jacó. A explicação de José para a necessidade do enterro em Canaã (v. 5 “sepultura que eu cavei para mi mesmo”) é colocada de modo que possa ser entendida pelos egípcios (Andrews Study Bible).
9 carros e cavaleiros. A história posterior do êxodo usa linguagem similar (Êx. 14:9, 17-18, 23, 26, 28) (Andrews Study Bible).
10 além do Jordão. As palavras “além do Jordão” indicam que esse livro [Gênesis] foi concluído na outra margem desse rio, onde Moisés, depois, faleceu (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento – F.B Meyer).
11 Abel-Mizraim. Lit. “Lamentação do Egito” (Andrews Study Bible).
No hebraico ebel significa “lamentação” e abel, “campo”. O nome parece ser um jogo das duas palavras (Bíblia Shedd).
13 Caverna do campo de Macpela. Ver 24.3.
17 As lágrimas de José só demonstraram o seu amor para os irmãos ao pensar que eles tinham desconfiado do seu perdão genuíno (Bíblia Shedd).
19 Este é o coração e o clímax da história de José: só Deus pode perdoar pecado e cobrir a culpa do homem pecador. A providência divina dirige em tudo, tornando os propósitos maus dos homens em bem (cf 45.4-7) (Bíblia Shedd).
21 lhes falou ao coração. Ver 34:3. O perdão verdadeiro entre seres humanos é induzido pelo perdão divino (Ef. 4:32) (Andrews Study Bible).
22,26 110 anos. O tempo ideal de uma vida, segundo inscrições egípcias (Bíblia Shedd).
Note a longevidade decrescente dos patriarcas desde Abraão (175 anos; 25:7) até José (110 anos). Ele recebeu embalsamento e honras de sepultamento como as teve Jacó (Andrews Study Bible).
23 Os filhos de Maquir, neto de José, são descritos como tomados sobre os seus joelhos (lit “nascidos sobre os seus joelhos”). Significa “adotados como seus descendentes” (Bíblia Shedd).
24 Deus certamente nos visitará. O verbo hebraico traduzido por “visitar” denota um encontro divino que mudará a vida de alguém para o bem ou para o mal (21.1; Êx 3.16, 4.31; Lc 1.68,78; At 15.14) (Bíblia de Genebra).
25 transportar os meus ossos. Os ossos de José foram tirados do Egito por Moisés (Êx 13.19) e, mais tarde, foram sepultados em Siquém (Js 24.32) (Bíblia de Genebra).