UNIDOS EM ORAÇÃO – Com meditação do Secretário Ministerial da Conferência Geral, pastor Jerry Page
by Jeferson Quimelli
Amigos,segue o boletim semanal do programa UNIDOS EM ORAÇÃO, gentilmente traduzido pelo pastor Jobson.
| Bem vindo ao e-mail semanal do projeto "Unidos em Oração" |
|
|
|
Novo Foco para a Oração & Nota do pastor:
Erton Köhler
Presidente da Divisão Sul Americana
(Para a semana de 16-23 de Agosto)
A iniciativa Unidos em Oração é muito encorajadora. Eu creio que será uma enorme bênção para a igreja e resultar no grande reavivamento que necessitamos!
Aqui estão alguns pedidos de oração em prol da Divisão Sul Americana:
- No dia 29 de agosto, lançaremos uma nova iniciativa para multiplicar o número de pequenos grupos de estudo da Bíblia na divisão. Cada união, campo local, igreja, e pastor participará na criação de aproximadamente 10,000 novos pequenos grupos. Por favor, ore conosco por esse esforço.
- Esta semana, um grupo de líderes da divisão retornou de uma visita de vinte dias a 25 famílias de missionários sustentados pela divisão. Os missionários vivem em alguns dos lugares mais difíceis do mundo. Estamos intercedendo por esses missionários e convidamos a você para se unir a nós em orar por eles.
- Uma pessoa que trabalha em uma de nossas Uniões está lutando contra um câncer. Ore conosco por sua saúde.
- O Brazil, o maior país de nossa divisão e a fonte de grande percentual de nossas entradas financeiras está enfrentando uma grande crise econômica e política. Necessitamos uma provisão especial de Deus que fortaleça a igreja para enfrentar este momento. Necessitamos sabedoria para administrar esta situação e encontrar os melhores caminhos para a igreja avançar e cumprir sua missão de proclamar a breve volta de Jesus.
|
|
| Como Aconselhei um Pastor a Parar de Fofocar
Um dos departamentais que trabalhava comigo na Associação estava fofocando novamente.
Ele estava espalhando falsos rumores a respeito de um casal da nossa equipe ministerial.
Eu já o havia advertido antes a respeito de sua tendência para a fofoca. Extremamente aborrecido com o que estava acontecendo, marquei uma conversa com ele para a terça-feira. Eu mencionaria uma lista de coisas erradas que ele estava fazendo, o veria se contorcer, e então deixaria bem claro que o seu comportamento precisava mudar.
A terça chegou e eu fiz a minha devoção costumeira, na presença do Senhor, naquela manhã. Pedi-lhe que falasse a mim claramente, por meio de Sua palavra, tudo o que eu precisava entender. O encontro com Jim não estava em minha mente, mas estava na mente de Deus!
Eu estava lendo o livro de Provérbios e alguns versículos do capítulo 12 começaram praticamente a saltar para fora da página. "Quando o tolo é ofendido, logo todos ficam sabendo… As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar… A pessoa prudente esconde a sua sabedoria, mas os tolos anunciam a sua própria ignorância."(versículos 16, 18 e 23, NTLH).
"Eu entendi, Senhor", orei.
Eu estava certo quanto aos fatos, mas completamente errado na atitude. Pedi a Jesus para me tornar sábio como Ele em minha reunião. Gálatas 6:1 me veio à mente: "Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também" (NTLH).
Comecei a nossa reunião com Gálatas 6:1 e pedi a Jim que orasse por mim para que eu pudesse ser como Jesus em todas as minhas relações com as pessoas. Admiti que, às vezes, falo mal das pessoas pelas costas. Então, de maneira gentil, compartilhei com ele minhas preocupações. Finalizamos a nossa reunião orando um pelo outro, de joelhos, com lágrimas nos olhos.
Mais tarde naquela noite, um pastor me telefonou. Ele estava irritado com alguns membros de sua igreja que estavam espalhando fofocas falsas a seu respeito. Ele planejava enfrentá-los! Vejam a bondade de Deus. Em minha devoção pessoal pela manhã, Ele tinha me preparado para que eu pudesse ter uma boa reunião com Jim e também estivesse pronto para ajudar aquele pastor ferido naquela noite.
Parece que nunca há tempo suficiente. Somos tentados a interromper ou cancelar o nosso tempo com o Senhor a fim de "fazermos algo prático". Cada vez mais estou seguro de que, se eu priorizar conectar-me com Deus através da oração e da Palavra, Ele pode realizar muito mais por meu intermédio ajudando-me a proceder da maneira correta! Foi isso que Ele prometeu em João 15!
Separemos tempo para estudar a Palavra de Deus e falar com Ele frequentemente. Isso fará diferença para a eternidade!
Seu irmão em Cristo,
Jerry N. Page, Secretário Ministerial da Conferência Geral |
|
|
|
|
Visitar nosso novo site
"Unidos em Oração"!
Temos uma nova sala de oração online, mensagens em áudio inéditas dos seminários sobre oração ministrados na Assembléia da Conferência Geral (CG), materiais e apostilas para enriquecer a sua vida de oração, pedidos de oração oficiais da Igreja mundial e em prol de nossos líderes (atualizado semanalmente) e a lista de oração do Presidente Ted Wilson. Tudo isso, e muito mais, está agora disponível em nosso site recém remodelado. |
|
Poderosas Citações
da Biblia e do Espírito de Profecia
"Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem". Romanos 12:21
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem" Efésios 4:29
"O espírito da tagarelice e maledicência é um dos instrumentos especiais de Satanás, para semear a discórdia e a luta, para separar amigos e solapar a fé de muitos na veracidade de nossas crenças".
Ellen White
Lar Adventista, p. 441 |
|
 |
Não perca a viagem!
Unidos em Oração é a continuação dos 100 Dias de Oração. Crede em Seus profetas é a continuação do Reavivados por Sua Palavra.
Se você ainda não se juntou ao movimento…
Junte-se Agora!
*Nota: A iniciativa "Reavivamento e Reforma" envia semanalmente os emails do Unidos em Oração. E envia diariamente os emails do Crede em Seus profetas. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Se você quiser alterar suas preferências de recebimento ou trocar seu endereço de correio eletrônico, apenas clique no botão "atualizar minhas preferências" [update my preferences] na parte inferior desse e-mail. |
|
|
|
|
|
|
|
|

Gênesis 38
by Jeferson Quimelli
Comentário devocional:
Este é um capítulo incomum nas Escrituras. Eu penso que Moisés incluiu este registro para melhor revelar o caráter de Judá em contraste com o do herói José.
O caráter enganoso de Judá é revelado na história de seu envolvimento sexual com Tamar, sua nora, que se disfarçou de prostituta. O fato de Judá ter enviado um representante para pagar a “prostituta” e que nesta busca o representante a tenha referenciado como sendo uma prostituta cultual parece ser uma tentativa de proteger a imagem pública de Judá. Além disso, Judá encerra suas tentativas de pagamento porque temia o ridículo. Isso reflete seu método no capítulo anterior, Gn 37, onde ele condena José à escravidão, para que este morra. Judá era politicamente astuto em realizar atividades ilícitas na tentativa de preservar sua imagem pública.
Cada uma das falhas de caráter de Judá colocadas em evidência em Gn 38 – falsidade, imoralidade sexual e manter uma boa imagem pública enquanto age maliciosamente -, será vitoriosamente superada por José nas passagens seguintes. José brilhará onde Judá falhou, e nosso primeiro exemplo ocorrerá em Gn 39 com uma semelhante história sedutora.
Stephen Bauer
Professor de Teologia e Ética
Southern Adventist University
Collegedale, Tennessee, EUA
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/gen/38
Tradução: JAQ/GASQ
Texto bíblico: Gênesis 38
Comentário em áudio
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: Caminho a Cristo, caps. 12-13
Gênesis 38 – Comentários pr Heber
by Jeferson Quimelli
Leia atentamente esta história…
Primeiramente, decepcionante é observar que a intrigante história de José não consta aqui como esperávamos, não há nenhuma menção a ele (somente no capítulo seguinte).
Este capítulo é um interlúdio proposital, merece nossa atenção para entender o todo – lembre-se, o foco não é José, é Deus agindo intencionalmente na história mundana.
Judá destaca-se por sua imoralidade, justificando por que o foco bíblico está em José. Abaixo estão os nomes dos 13 filhos de Jacó/Israel:
1. Rúben/filho de Lia;
2. Simeão/filho de Lia;
3. Levi/filho de Lia;
4. Judá/filho de Lia;
5. Dã/filho de Bila, escrava de Raquel;
6. Neftali/filho de Bila, escrava de Raquel;
7. Gad/filho de Zilpa, escrava de Lia;
8. Aser/filho de Zilpa, escrava de Lia;
9. Issacar/filho de Lia;
10. Zabulon/filho de Lia;
11. Diná/filha de Lia;
12. José/filho de Raquel;
13. Benjamim/filho de Raquel.
Judá, o quarto filho de Lia, viveu num emaranhado de pecado. Casou-se com uma cananeia. Dois de seus três filhos sofreram a justiça divina por praticarem extremas maldades/malandragens/iniquidades.
Viúva, sua nora esperou a lei do levirato, quando o caçula de Judá pudesse ser seu marido; contudo, o levirato fora ignorado. Judá, ao ver uma suposta prostituta, fez sexo com ela, engravidando-a; e, era sua nora.
Judá, após passar os dias de luto da morte da esposa, deturpou-se sexualmente. Além disso, engravidou sua nora por engano (fornicação); depois, pretendeu executar justiça queimando-a viva – até descobrir no “teste de DNA” que o filho era dele!
Tamar teve gêmeos de seu sogro. Chamou-os de: Farés/Perez=Brecha/rompimento, e, Zara/Zerá=Brilhante/ascensão.
Deus procurava alguém disponível para desenvolver Seu plano de salvação; dentre tantos pecadores, Ele viu potencial em José, o menino de 17 anos no Egito, vendido por seus irmãos aos comerciantes de escravos…
Em casa José corria mais perigo que entre desconhecidos estrangeiros. Longe dos invejosos irmãos podia aproximar-se mais de Deus.
Às vezes Deus nos tira de nossa aparente zona de conforto para nosso próprio bem!
Curiosidade: Jesus=descendente de Judá; Tamar, a cananeia, está em Sua genealogia (Mateus 1:5; Lucas 3:33). Graça divina ultrapassa qualquer desgraça! Apreciemo-la sem questioná-la!
O Deus da graça opera até mesmo nas piores desgraças humanas. Mesmo quando o pecado parece prevalecer, Deus está vencendo! Aleluia!
Reavivemo-nos! Não perca amanhã! Compartilhe! – Heber Toth Armí.
Gênesis 38 – Comentários selecionados
by Jeferson Quimelli
1-30 À primeira leitura, este capítulo parece fora de lugar. Contudo, existem nele importantes ligações para a circundante história de José. Vocabulário similar, a importância de símbolos de status (roupa, selo, equipe) e a importância crescente (e transformação) de Judá conecta este capítulo aos circundantes (Andrews Study Bible).
1-5 Judá sai da casa de Jacó e se casa com uma cananita e se torna amigo de um líder cananita. Todos estes elementos sugerem que Judá está perdendo sua visão da linhagem como povo especial de Deus (Andrews Study Bible).
6-10 A apresentação de Tamar, a esposa cananita de Er, é significativa. Apesar de que o fato de ser canaanita a coloca de fora das promessas especiais da família de Abraão, ela se torna a real heroína da história (Andrews Study Bible).
8 O casamento do levirato é conhecido das leis dos hititas e medo-assírias. A diferença principal é que na lei bíblica o cunhado é responsável em prover um herdeiro (Deut. 25:5-10). Onan tem relações sexuais com Tamar mas rejeita sua responsabilidade com ela e com seu falecido irmão (Andrews Study Bible).
11 Judá envia Tamar para a casa de seu pai para viver como viúva (Lev 22:13; Rute 1:8). Ele não parece estar comprometido a ter Tamar como membro de sua casa (Andrews Study Bible).
12-13 Note a diferença entre Tamar e Judá. Tamar está vestindo suas roupas de viúva enquanto Judá, por sua vez, está a caminho de atividades festivas (Andrews Study Bible).
23 Judá está preocupado com respeito à vergonha de não haver redimido sua promessa, mas ignora os direitos de Tamar (Andrews Study Bible).
24-25 Adultério exigia a morte do ofensor (Lev 20:10; Deut 22:22) (Andrews Study Bible).
26 A justiça de Tamar é contrastada com a semi justiça de Judá. A história se foca mais nos motivos do que nos atos e os motivos de Tamar estão alinhados com a lei do do levirato, que visava preservar famílias. Como resultado, Tamar é parte da linhagem messiânica (Rute 4:12, 18-22; Mat 1:3-6) (Andrews Study Bible).