Filed under: Sem categoria
"Esta deusa é normalmente identificada com a Ishtar assírio-babilônica. Dado que havia cerimônias imorais ligadas a essa adoração, ela despertou calorosa indignação em Jeremias, particularmente porque isso parece ter sido uma parte preeminente da idolatria então praticada. A Ishtar assírio-babilônica, a deusa-mãe, era equivalente à divindade conhecida pelos hebreus como Astarote e pelos cananeus como Astarte, cujas estatuetas são encontradas na Palestina. Esta deusa da fertilidade, da maternidade, do amor sexual e da guerra, era adorada em ritos extremamente degradantes e imorais. Era a mesma deusa adorada com muitos nomes e, em vários aspectos, como a mãe-terra, a mãe virgem e é identificada em sentido geral com Atagartis, a "Grande Mãe" da Ásia Menor, Artemis (Diana) dos efésios, Vênus e outras. Vários nomes aplicados à deusa-mãe virgem contém um elemento que significa "senhora" ou "dona", como Nana, Innini, Irnini, Beltis. Algumas das designações eram Belti, "minha senhora" (o equivalente exato do italiano Madonna), Belit-ni, "nossa senhora" e "rainha do céu", o nome com o qual Ishtar era adorada nos telhados como estrela matutina ou vespertina, com uma oferta de bolos, vinhos e incenso. Ishtar também era conhecida como a mãe misericordiosa que intercedia junto aos deuses em favor de seus adoradores. Alguns desses nomes e atributos são aplicados hoje à virgem Maria, e acredita-se que muitos aspectos da devoção dos cultos à virgem Maria no catolicismo sejam vestígios modernos da antiga adoração a essa deusa-mãe do mundo pagão." Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.4, p. 546.
6 Comentários so far
Deixe um comentário
Muito bom! Deveria escrever mais sobre esse assunto para advertir pessoas que estão envolvidas na idolatria.
Comentário por assis 16 de junho de 2014 @ 8:45Muito bom! Deveria escrever mais sobre esse assunto para advertir pessoas que estão envolvidas na idolatria. Gostaria também, que fosse postado algum assunto sobre os baalins. O que significa isso?
Comentário por assis 16 de junho de 2014 @ 8:52Muitos são os comentarios, eu preciso de mais textos para poder envolver-me profundamente nessa verdade
Comentário por ricaro de souza rocha 6 de abril de 2015 @ 23:17Ótima explicação!!
O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Comentário por Daiane Suelen 22 de outubro de 2021 @ 10:52Não inventa história. O patriarcado retirou por conta própria a esposa de Javé.
Comentário por Felipe Candido 16 de julho de 2023 @ 14:48Meus olhos se abriram com essa palavra ! Uma visão esclarecedora. Muitos nomes inocentemente usados pela minha família, meus filhos me chamam de ‘ minha senhora ’ Deus não permite que nada fique oculto para seus filhos e eu precisava ler essa mensagem, senti uma presença forte enquanto lia e tive que parar para adorar e orar e continuar. Que Deus abençoe sempre seu ministério! Que Ele o guarde debaixo de Suas asas todos os dias.
Comentário por Andressa Barcelos Borges Cabeço 19 de outubro de 2024 @ 11:22