Reavivados por Sua Palavra


Jeremias 44 by Jeferson Quimelli
14 de junho de 2014, 0:00
Filed under: correção, idolatria, pecado | Tags: , , ,

Comentário devocional:

Os judeus que se mudaram para o Egito se estabeleceram em quatro lugares: Migdol e Tafnes, na fronteira, Mênfis (Baixo Egito) e Patros (Alto Egito). A última mensagem profética de Jeremias para este povo deixava claro que o motivo dos problemas que enfrentavam, entre eles a fome e a destruição de Jerusalém, era a sua adoração de ídolos e por servirem a outros deuses (v. 2-10). Mesmo após a destruição de Jerusalém eles não haviam se arrependido e voltado para Deus.

A mensagem de Deus entregue ao povo de Judá, no Egito, foi uma mensagem de punição. Ali eles não viveriam ilesos como pensavam que seria (v. 11-14).

Mesmo que a mensagem de Deus possa parecer apenas uma mensagem negativa, devemos entender que toda a mensagem de punição é condicional. Por exemplo, a mensagem de Deus ao povo de Nínive era negativa (Jonas 3:4). No entanto, quando o povo se arrependeu, a cidade não foi destruída (Jonas 3:10). Também a mensagem dada a Ezequiel era negativa (Ezequiel 3:18); no entanto, se o ímpio se arrependesse, sua vida poderia ser prolongada (Ezequiel 3:21).

O povo de Judá no Egito respondeu a Jeremias e disse: “É certo que faremos tudo o que dissemos que faríamos — queimaremos incenso à Rainha dos Céus e derramaremos ofertas de bebidas para ela, tal como fazíamos, nós e nossos antepassados … . Naquela época tínhamos fartura de comida, éramos prósperos e nada sofríamos. Mas, desde que paramos de queimar incenso à Rainha dos Céus e de derramar ofertas de bebidas a ela, nada temos tido e temos perecido pela espada e pela fome” (v. 17, 18 NVI).” 

Jeremias lhes respondeu, dizendo que o que eles e seus antepassados tinham feito era errado e que era por causa deste mau comportamento que eles sofriam e a terra estava desolada (v. 22, 23). Disse-lhes também: “os judeus no Egito perecerão pela espada e pela fome até que sejam todos destruídos… Serão poucos os que escaparão da espada e voltarão do Egito para a terra de Judá” (v. 27, 28).

O nome “Rainha do Céu” é outro nome da deusa assíria relacionada com o planeta Vênus. Em outros lugares da Bíblia ela é chamada Astarote e Anate. Os crentes desta religião adúltera haviam praticado a cerimônia de fertilidade oficiada pelas prostitutas femininas e prostitutos masculinos de seus templos.

O povo de Judá teimosamente afirmou que não iria mais servir a Deus, e violou dois dos mandamentos de Deus: a adoração de ídolos e o adultério. Que tragédia para o povo de Deus cometer tal maldade! Que lição para nós hoje!  

Querido Deus, quando enviares mensagens de advertência e reprovação, mantenha o meu coração sensível a Teus apelos e minha mente disposta a fazer a Tua vontade. Amém.

Yoshitaka Kobayashi
Japão         

 

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/jer/44/

Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Jeremias 44 


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de maria das dorris carvalho ferreira

hoje nos somos u povo de deus nao podemos dezobedeser a noso deus porque eli e tao maravilhouso quando nos guarnamos a sua palavras se eli prometeu a sauvasao pra nos entao nos tem que ser fiel a eli obrigada senhor pelas tuas palavras amem

Comentário por maria das dorris carvalho ferreira

Avatar de MARTA VAZ

TUDO QUE DEUS DESEJA DE SEUS VERDADEIROS ADORADORES: É QUE ESTEJAM
DISPOSTOS A LEVAR A VERDADE.
QUE EM NOSSAS VEIAS CORRAM SANGUEM CHEIAS DO ESPIRITO SANTO.
E NÃO TENHAMOS MEDO DE AVANÇAR COM A VERDADE.

Comentário por MARTA VAZ

Avatar de deward felix

Nós só crescemos na obediência e na palavra no jejum e na oração. Quer obedecer? Guarda os mandamentos de DEUS como Davi guardou pra não pecar contra DEUS

Comentário por deward felix

Avatar de Dairlane

Muito obrigada pelo estudo dessa passagem da Bíblia. Foi muito esclarecedor !

Comentário por Dairlane




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.