Reavivados por Sua Palavra


Salmo 121 – Comentários bíblicos e de Bíblias de estudo by jquimelli
6 de dezembro de 2013, 19:29
Filed under: Bíblia

Introdução.O Salmo 121 é uma bela canção de confiança e segurança em Deus. De todo o patrimônio poético hebraico, este é um dos poemas bíblicos mais apreciados. Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã [sul de Israel], imediatamente depois de saber da morte de Samuel (PP, 664). Quando se deu conta de que seu último amigo terreno influente se fora, ele se voltou ao Senhor como único auxílio que lhe restou. O salmo tem sido uma grande bênção a milhares de pessoas que vez ou outra se encontraram em circunstâncias parecidas com as que o salmista se encontrava. O Salmo 121 era cantado pelos peregrinos a caminho das festas anuais a Jerusalém. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.3, p. 1019.

A vigilância perpétua de Deus sobre aqueles que se inclinam para Ele. É um grande apelo para confiarmos em Deus em todas as circunstâncias. Bíblia Shedd.

Este Salmo, relembrando aos fiéis que Deus os guarda, convinha aos peregrinos que subiam a Jerusalém, por caminhos penosos. Convém também ao cristão, a caminho da Jerusalém celeste. Bíblia de Jerusalém.

1. Para os montes. […] referência às montanhas da Palestina, cujo cume era utilizado pelos pagãos para edificação de altares idólatras. Na jornada para a festa, “ao verem em redor de si as colinas onde os gentios costumavam acender os fogos de seus altares, cantavam os filhos de Israel: ‘Elevo os meus olhos para os montes; De onde me virá o socorro?’ “ (PP, 538). CBASD, vol.3, p. 1019.

O culto idólatra dos baalins realizava-se nos “lugares altos”. Não dos montes, mas de Jeová, vem o auxílio de Deus ao fiel. Bíblia Shedd.

De onde […]?. Não é dos montes ou montanhas que os filhos de Deus recebem auxílio, mas de Deus (ver Jer 3:23).CBASD, vol.3, p. 1019.

2. do Senhor, que fez o céu e a terra. Esta é a resposta à questão do v.1. Deus pode responder a qualquer emergência que se levante no vasto universo de Sua criação.CBASD, vol.3, p. 1019.

3. Ele não permitirá que os teus pés vacilem. Uma expressão de desejo ou petição: “Que Ele não permita que seu pé vacile; que não durma aquele que te guarda.” Estas palavras foram cantadas possivelmente por dois grupos de peregrinos, sendo que cada um deles respondia em contracanto: “Não há necessidade desta oração, porque Aquele que guarda Israel não dormita nem dorme; o Vigia de Israel não será pego de surpresa, como uma sentinela humana sobre os muros da cidade.” A vigilância de Deus é incansável. O Eterno jamais fica exausto e está sempre atento às necessidades de Seus filhos.CBASD, vol.3, p. 1019.

Israel é bem conhecido por seus terrenos rochosos e escorregadios. Bíblia de Genebra.

4. não dormita, nem dorme o guarda de Israel. Deus nunca dorme, e não havia perigo de que o salmista seria esquecido. Elias ridicularizou sarcasticamente os profetas de Baal, sugerindo que o deus deles estava dormindo, quando tanto precisavam dele (1Rs 18.27). Bíblia de Genebra.

5 Tua sombra. Um a ilustração forte sobre a proteção para aqueles que viviam num lugar onde a luz era ofuscante e o calor, ardente. CBASD, vol.3, p. 1019.

Tua sombra à tua direita. Assim como a sombra projetada por uma pessoa a acompanha, assim também é Deus com o Seu povo. Esta metáfora deriva-se da antiga linguagem dos tratados, e tem implicações próprias de uma aliança. Bíblia de Genebra.

O divino protetor está prontamente disponível (ver Sl 16:8). CBASD, vol.3, p. 1020.

6. não te molestará. Nos últimos dias, quando será dada potência ao sol para que queime as pessoas com fogo (Ap 16:8, 9), o povo de Deus encontrará conforto nesta promessa (GC, 628-630).CBASD, vol.3, p. 1020.

a lua. Talvez se refira às febres e às friagens produzidas pelas neblinas noturnas, “regidas” pela lua (Gen 1:16). Bíblia Shedd.

[Culturas antigas acreditavam que a luz do luar era prejudicial, de onde veio a expressão “lunático” – aquele que se acreditava ter sido
exageradamente exposto aos raios da lua (Cindy Nash, em http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/121).]

7. mal. Do her. ra’, designando tanto o mal moral quanto o físico.CBASD, vol.3, p. 1020.

8. tua saída. O Senhor vigia continuamente todos os empreendimentos de Seus filhos. CBASD, vol.3, p. 1020.

 

Leia aqui o comentário devocional sobre o Salmo 121: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/12/06/salmo-121/


36 Comentários so far
Deixe um comentário

o peregrino de israel confia no senhor, aquele que confia no senhor atravessa o dia a noite o sol e a lua mas, confia no senhor,que é o guarda de israel. deus esta contando a trajetoria da nossa vida a entrada e a saida, acredite ele vira mas, não te molesta se confiares no senhor que criou o ceu e a terra..

Comentário por jose canto

SOMENTE ELE(DEUS) NÃO NOS DESAMPARA NEM DESCUIDA DE NOS,SEUS FILHOS QUE MUITAS VEZES NOS DESCUIDAMOS DELE

Comentário por MARCIA

marcia vc sabe que livro é esse “CBASD” ?

Comentário por Ricardo anastacio

Olá, Ricardo, CBASD é a abreviatura do Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. Nos servimos muito dele para entender melhor o texto bíblico e desfazer dúvidas. Obrigado pela sua participação. Um abraço.

Comentário por jquimelli

ola amigo tudo bom gostaria de saber que livro é esse? CBASD, vol.3, p. 1019. pois estou estudando teologia e gostaria muito de estudar esse livro .se der por favor envie o nome deste livro para mim ! segue abaixo o meu email : ricardo.anastacio@yahoo.com.br

Comentário por Ricardo anastacio

Muito bom

Comentário por jose costa

Ótimo estudo, Temos que saber que, não importa o que aconteça, ou como aconteceu, Temos que dar graças Ao Senhor, nas tristezas, nas lutas, nas dores,assim como Jó,
SALMO-121 Elevo os meus olhos para os montes, de onde vira o meu Socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que Fez os Céus e a Terra!!! Então entrega os seus caminhos ao Senhor confia Nele e ele tudo Fara…

Comentário por Rodolfo Santos

Este Salmos é uma benção para àqueles que verdadeiramente buscam a face do SENHOR.

Comentário por Sérgio Ricardo V. Rocha

Grande conforto aos corações Preocupados e sobrecarregados.

Comentário por Gisllene

Salmo maravilhoso , Muito bom estudar a Bíblia aprendermos cada vez mais da palavra do nosso Bom Deus , coméso estudar a Bíblía , a cinco horas da manham , maravilhoso , sabermos do amor do nosso Bom Deus e do nosso Jesus que nos ama , tambem , ceguir o exemplo de Jesus amarmos o nossos cemelhantes .

Comentário por Janai Padilha Pessoa

Este Salmo é uma benção , desejos que todas as pessoas ,tenham , desejo de se entregarem a Deus para estudarem a palavra maravilhosa do nosso Deus , para se prepararem para a volta de Jesus e para a vida eterna , oro por todos ,

Comentário por Janai Padilha Pessoa

Maravilhoso quando entregamos nossos caminhos a Deus, porque temos a certeza que em todas as circunstâncias , Ele nos ampara, e nos ensina como agirmos de acordo com Sua Bendita Palavra.

Comentário por Lucidalva Martins

Com certeza este Salmo é maravilhoso ,uma benção para nós que cremos e confiamos no nosso Bom Deus ,só Ele pode nos guardar e nos proteger , Desejo , para vocês , um Feliz Sábado .Amo a palavra do meu Bom Deus , adoro ler a Bíblia , gosto muito de Asistir a teve Novo tempo ,programas maravilhosos sobre o nosso Deus e o nosso Jesus ,A teve Novo Tempo , esta sendo uma benção na vida de muitas passoas , que estão se entregando ao nosso Deus .

Comentário por Janai Padilha Pessoa

Valeu o estudo do salmo 121, escolhemos essa palavra para o culto no lar de pessoas ainda não convertidas, muito agradecido

Comentário por Reinaldo

Salmo maravilhoso , leio os Salmos todos os dias , leio toda a Bíblia é uma benção estudarmos a palavra do nosso Bom Deus cada dia seremos Reavivados por suas Palavras .Amo ler a B´blia .

Comentário por JANAI PADILHA PESSOA

eu gostaria de saber se vocês tem um estudo sobre o salmo 1 versiculo por versiculo eu tenho interesse em aprender vou enviar meu email.

Comentário por Marco Antonio Costa Almeida

Prezado marco,
Nosso interesse é postar toda a Bíblia com comentários.
Quanto ao Salmo 1, aguarde um pouco que postaremos tão logo possível (“são poucos os ceifeiros…” 🙂 ).
Abraço.

Comentário por jquimelli

Amo ler a Bíblia , assisto todos os dias a teve novo tempo não perco o meu tempo em outros canais , o meu tempo é só para a palavra do meu Bom Deus ..

Comentário por Janai padilha Pessoa .

MUITO BOM ESTE ESTUDO COISA ESPIRITUAL VIDO DE dEUS PRA VOCE

Comentário por manuel messias

este estudo e muito bom

Comentário por manuel messias

muito bom obrigado

Comentário por vicente de paula

O Versículo primeiro em algumas traduções é escrito tendo uma pergunta conforme a tradução que você usou, mas, existem outras que esse verse é uma afirmativa. Qual é a frase correta, segundo o texto original?

Comentário por Leandrinho SAntos

Adorei o texto. Muito bom estudar a Bíblia.

Comentário por Maria Helena

Graças e paz da parte do Senhor Jesus Cristo, muito bom meu irmão o comentário deste salmo foi muito edificante para mim, continue com esse trabalho tenho certeza que abençoará muitas vidas Deus o abençoe e lhe dê iluminação do Espirito Santo.

Comentário por marileide oliveira gonçalves

Que bom, ficamos felizes por isso!
Deus seja Louvado!

Comentário por jquimelli

Para vivermos este salmo necessário é ter fé, assim como Davi em suas adversidades,
Buscou ao Senhor e reconhecendo que só Nele havia solução para suas procupações e problemas. Ao depositarmos nossa fé em Deus, Ele é fiel e Justo para nos socorrer.

Comentário por Rubens Rodrigues Souza

Parabéns muito bom

Comentário por Fagner

Deus meu me proteja sempre com minha família…

Comentário por Rafael batista silvar

Quanto a informação, a respeito do salmo 121. Ela não procede. Davi escreveu 73 salmos. Dentre os quais, o 121, não consta.

Comentário por Olavo Fernandes

Olá, irmão Olavo! Obrigado pela sua observação.
Ao efetuarmos a compilação dos comentários selecionados, consultamos textos de variadas linhas de pensamentos, que consideramos sérios, realizados com rigor acadêmico, de diferentes métodos de pesquisa, também baseados em bibliografias diferentes, como a que nós fazemos. Por conta disso, muitas vezes, vemos aparentes contradições entre os comentários de fontes diferentes. Quando isso acontece, procuramos não colocar estes textos. Como não encontramos contradições, nesta citação de autoria do Salmo 121, com outras fontes, nós a colocamos. Pode nos dizer qual foi a fonte na qual o sr. se baseou para seu comentário? Um abraço, Jeferson.

Comentário por jquimelli

Reforçando o comentário sobre a lua : De dia o Sol não te molestará e nem a lua a noite.
Ou seja confia em Deus e estarás protegido 24h (é a vigilância perpétua de Deus sobre aqueles que nele confiam)

Comentário por Carlos

ola a paz e eu estou querendo pregar no salmo 121 poderia me mandar o esbolço destre vercilulo

Comentário por ERMANI ANDRADE DA SILVA SILVA

Republicou isso em Maria Delmond.

Comentário por Maria Delmond

Boa tarde.,

O que seria este abreviação? PP, 664.

Referente a localidade onde Davi estava e o fundo histórico, foi extraído de qual literatura?

Obrigado,.

Comentário por Samuel Moura

Bom dia, prezado irmão.
A abreviatura PP se refere ao livro Patriarcas e Profetas, de Ellen G. White.
As demais bibliografias estão citadas.
Que o Senhor lhe abençoe.

Comentário por jquimelli

Gostei muito de estudar este salmo e posso dizer que a maneira de Deus usar o autor deste estudo falou muito comigo de uma forma bem agradavel. O Espirito Santo atuou esclarecendo e revelando a Sua Santa palavra para nós

Comentário por Ilmario granja lessa




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: