Filed under: Bíblia
Introdução.O Salmo 121 é uma bela canção de confiança e segurança em Deus. De todo o patrimônio poético hebraico, este é um dos poemas bíblicos mais apreciados. Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã [sul de Israel], imediatamente depois de saber da morte de Samuel (PP, 664). Quando se deu conta de que seu último amigo terreno influente se fora, ele se voltou ao Senhor como único auxílio que lhe restou. O salmo tem sido uma grande bênção a milhares de pessoas que vez ou outra se encontraram em circunstâncias parecidas com as que o salmista se encontrava. O Salmo 121 era cantado pelos peregrinos a caminho das festas anuais a Jerusalém. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.3, p. 1019.
A vigilância perpétua de Deus sobre aqueles que se inclinam para Ele. É um grande apelo para confiarmos em Deus em todas as circunstâncias. Bíblia Shedd.
Este Salmo, relembrando aos fiéis que Deus os guarda, convinha aos peregrinos que subiam a Jerusalém, por caminhos penosos. Convém também ao cristão, a caminho da Jerusalém celeste. Bíblia de Jerusalém.
1. Para os montes. […] referência às montanhas da Palestina, cujo cume era utilizado pelos pagãos para edificação de altares idólatras. Na jornada para a festa, “ao verem em redor de si as colinas onde os gentios costumavam acender os fogos de seus altares, cantavam os filhos de Israel: ‘Elevo os meus olhos para os montes; De onde me virá o socorro?’ “ (PP, 538). CBASD, vol.3, p. 1019.
O culto idólatra dos baalins realizava-se nos “lugares altos”. Não dos montes, mas de Jeová, vem o auxílio de Deus ao fiel. Bíblia Shedd.
De onde […]?. Não é dos montes ou montanhas que os filhos de Deus recebem auxílio, mas de Deus (ver Jer 3:23).CBASD, vol.3, p. 1019.
2. do Senhor, que fez o céu e a terra. Esta é a resposta à questão do v.1. Deus pode responder a qualquer emergência que se levante no vasto universo de Sua criação.CBASD, vol.3, p. 1019.
3. Ele não permitirá que os teus pés vacilem. Uma expressão de desejo ou petição: “Que Ele não permita que seu pé vacile; que não durma aquele que te guarda.” Estas palavras foram cantadas possivelmente por dois grupos de peregrinos, sendo que cada um deles respondia em contracanto: “Não há necessidade desta oração, porque Aquele que guarda Israel não dormita nem dorme; o Vigia de Israel não será pego de surpresa, como uma sentinela humana sobre os muros da cidade.” A vigilância de Deus é incansável. O Eterno jamais fica exausto e está sempre atento às necessidades de Seus filhos.CBASD, vol.3, p. 1019.
Israel é bem conhecido por seus terrenos rochosos e escorregadios. Bíblia de Genebra.
4. não dormita, nem dorme o guarda de Israel. Deus nunca dorme, e não havia perigo de que o salmista seria esquecido. Elias ridicularizou sarcasticamente os profetas de Baal, sugerindo que o deus deles estava dormindo, quando tanto precisavam dele (1Rs 18.27). Bíblia de Genebra.
5 Tua sombra. Um a ilustração forte sobre a proteção para aqueles que viviam num lugar onde a luz era ofuscante e o calor, ardente. CBASD, vol.3, p. 1019.
Tua sombra à tua direita. Assim como a sombra projetada por uma pessoa a acompanha, assim também é Deus com o Seu povo. Esta metáfora deriva-se da antiga linguagem dos tratados, e tem implicações próprias de uma aliança. Bíblia de Genebra.
O divino protetor está prontamente disponível (ver Sl 16:8). CBASD, vol.3, p. 1020.
6. não te molestará. Nos últimos dias, quando será dada potência ao sol para que queime as pessoas com fogo (Ap 16:8, 9), o povo de Deus encontrará conforto nesta promessa (GC, 628-630).CBASD, vol.3, p. 1020.
a lua. Talvez se refira às febres e às friagens produzidas pelas neblinas noturnas, “regidas” pela lua (Gen 1:16). Bíblia Shedd.
[Culturas antigas acreditavam que a luz do luar era prejudicial, de onde veio a expressão “lunático” – aquele que se acreditava ter sido
exageradamente exposto aos raios da lua (Cindy Nash, em http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/121).]
7. mal. Do her. ra’, designando tanto o mal moral quanto o físico.CBASD, vol.3, p. 1020.
8. tua saída. O Senhor vigia continuamente todos os empreendimentos de Seus filhos. CBASD, vol.3, p. 1020.
Leia aqui o comentário devocional sobre o Salmo 121: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/12/06/salmo-121/
45 Comentários so far
Deixe um comentário
o peregrino de israel confia no senhor, aquele que confia no senhor atravessa o dia a noite o sol e a lua mas, confia no senhor,que é o guarda de israel. deus esta contando a trajetoria da nossa vida a entrada e a saida, acredite ele vira mas, não te molesta se confiares no senhor que criou o ceu e a terra..
Comentário por jose canto 26 de fevereiro de 2014 @ 14:07SOMENTE ELE(DEUS) NÃO NOS DESAMPARA NEM DESCUIDA DE NOS,SEUS FILHOS QUE MUITAS VEZES NOS DESCUIDAMOS DELE
Comentário por MARCIA 14 de junho de 2014 @ 16:20marcia vc sabe que livro é esse “CBASD” ?
Comentário por Ricardo anastacio 14 de junho de 2014 @ 17:51Olá, Ricardo, CBASD é a abreviatura do Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. Nos servimos muito dele para entender melhor o texto bíblico e desfazer dúvidas. Obrigado pela sua participação. Um abraço.
Comentário por jquimelli 17 de junho de 2014 @ 20:42ola amigo tudo bom gostaria de saber que livro é esse? CBASD, vol.3, p. 1019. pois estou estudando teologia e gostaria muito de estudar esse livro .se der por favor envie o nome deste livro para mim ! segue abaixo o meu email : ricardo.anastacio@yahoo.com.br
Comentário por Ricardo anastacio 14 de junho de 2014 @ 17:43Muito bom
Comentário por jose costa 30 de junho de 2014 @ 7:06Ótimo estudo, Temos que saber que, não importa o que aconteça, ou como aconteceu, Temos que dar graças Ao Senhor, nas tristezas, nas lutas, nas dores,assim como Jó,
Comentário por Rodolfo Santos 5 de julho de 2014 @ 14:16SALMO-121 Elevo os meus olhos para os montes, de onde vira o meu Socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que Fez os Céus e a Terra!!! Então entrega os seus caminhos ao Senhor confia Nele e ele tudo Fara…
Este Salmos é uma benção para àqueles que verdadeiramente buscam a face do SENHOR.
Comentário por Sérgio Ricardo V. Rocha 22 de julho de 2014 @ 7:05Grande conforto aos corações Preocupados e sobrecarregados.
Comentário por Gisllene 11 de agosto de 2014 @ 20:07Salmo maravilhoso , Muito bom estudar a Bíblia aprendermos cada vez mais da palavra do nosso Bom Deus , coméso estudar a Bíblía , a cinco horas da manham , maravilhoso , sabermos do amor do nosso Bom Deus e do nosso Jesus que nos ama , tambem , ceguir o exemplo de Jesus amarmos o nossos cemelhantes .
Comentário por Janai Padilha Pessoa 26 de agosto de 2014 @ 14:43Este Salmo é uma benção , desejos que todas as pessoas ,tenham , desejo de se entregarem a Deus para estudarem a palavra maravilhosa do nosso Deus , para se prepararem para a volta de Jesus e para a vida eterna , oro por todos ,
Comentário por Janai Padilha Pessoa 26 de agosto de 2014 @ 14:54Maravilhoso quando entregamos nossos caminhos a Deus, porque temos a certeza que em todas as circunstâncias , Ele nos ampara, e nos ensina como agirmos de acordo com Sua Bendita Palavra.
Comentário por Lucidalva Martins 29 de agosto de 2014 @ 13:44Com certeza este Salmo é maravilhoso ,uma benção para nós que cremos e confiamos no nosso Bom Deus ,só Ele pode nos guardar e nos proteger , Desejo , para vocês , um Feliz Sábado .Amo a palavra do meu Bom Deus , adoro ler a Bíblia , gosto muito de Asistir a teve Novo tempo ,programas maravilhosos sobre o nosso Deus e o nosso Jesus ,A teve Novo Tempo , esta sendo uma benção na vida de muitas passoas , que estão se entregando ao nosso Deus .
Comentário por Janai Padilha Pessoa 29 de agosto de 2014 @ 16:57Valeu o estudo do salmo 121, escolhemos essa palavra para o culto no lar de pessoas ainda não convertidas, muito agradecido
Comentário por Reinaldo 7 de outubro de 2014 @ 11:34Salmo maravilhoso , leio os Salmos todos os dias , leio toda a Bíblia é uma benção estudarmos a palavra do nosso Bom Deus cada dia seremos Reavivados por suas Palavras .Amo ler a B´blia .
Comentário por JANAI PADILHA PESSOA 7 de outubro de 2014 @ 15:43eu gostaria de saber se vocês tem um estudo sobre o salmo 1 versiculo por versiculo eu tenho interesse em aprender vou enviar meu email.
Comentário por Marco Antonio Costa Almeida 28 de novembro de 2014 @ 12:05Prezado marco,
Comentário por jquimelli 28 de novembro de 2014 @ 13:44Nosso interesse é postar toda a Bíblia com comentários.
Quanto ao Salmo 1, aguarde um pouco que postaremos tão logo possível (“são poucos os ceifeiros…” 🙂 ).
Abraço.
Amo ler a Bíblia , assisto todos os dias a teve novo tempo não perco o meu tempo em outros canais , o meu tempo é só para a palavra do meu Bom Deus ..
Comentário por Janai padilha Pessoa . 29 de novembro de 2014 @ 20:49MUITO BOM ESTE ESTUDO COISA ESPIRITUAL VIDO DE dEUS PRA VOCE
Comentário por manuel messias 23 de dezembro de 2014 @ 10:14este estudo e muito bom
Comentário por manuel messias 29 de janeiro de 2015 @ 9:39muito bom obrigado
Comentário por vicente de paula 4 de maio de 2015 @ 18:15O Versículo primeiro em algumas traduções é escrito tendo uma pergunta conforme a tradução que você usou, mas, existem outras que esse verse é uma afirmativa. Qual é a frase correta, segundo o texto original?
Comentário por Leandrinho SAntos 4 de junho de 2015 @ 7:07Adorei o texto. Muito bom estudar a Bíblia.
Comentário por Maria Helena 13 de julho de 2015 @ 3:39Graças e paz da parte do Senhor Jesus Cristo, muito bom meu irmão o comentário deste salmo foi muito edificante para mim, continue com esse trabalho tenho certeza que abençoará muitas vidas Deus o abençoe e lhe dê iluminação do Espirito Santo.
Comentário por marileide oliveira gonçalves 23 de novembro de 2015 @ 12:08Que bom, ficamos felizes por isso!
Comentário por jquimelli 23 de novembro de 2015 @ 15:58Deus seja Louvado!
Para vivermos este salmo necessário é ter fé, assim como Davi em suas adversidades,
Comentário por Rubens Rodrigues Souza 27 de fevereiro de 2016 @ 23:18Buscou ao Senhor e reconhecendo que só Nele havia solução para suas procupações e problemas. Ao depositarmos nossa fé em Deus, Ele é fiel e Justo para nos socorrer.
Parabéns muito bom
Comentário por Fagner 28 de março de 2016 @ 9:13Deus meu me proteja sempre com minha família…
Comentário por Rafael batista silvar 30 de março de 2016 @ 18:14Quanto a informação, a respeito do salmo 121. Ela não procede. Davi escreveu 73 salmos. Dentre os quais, o 121, não consta.
Comentário por Olavo Fernandes 1 de julho de 2016 @ 16:49Olá, irmão Olavo! Obrigado pela sua observação.
Comentário por jquimelli 4 de julho de 2016 @ 22:53Ao efetuarmos a compilação dos comentários selecionados, consultamos textos de variadas linhas de pensamentos, que consideramos sérios, realizados com rigor acadêmico, de diferentes métodos de pesquisa, também baseados em bibliografias diferentes, como a que nós fazemos. Por conta disso, muitas vezes, vemos aparentes contradições entre os comentários de fontes diferentes. Quando isso acontece, procuramos não colocar estes textos. Como não encontramos contradições, nesta citação de autoria do Salmo 121, com outras fontes, nós a colocamos. Pode nos dizer qual foi a fonte na qual o sr. se baseou para seu comentário? Um abraço, Jeferson.
Reforçando o comentário sobre a lua : De dia o Sol não te molestará e nem a lua a noite.
Comentário por Carlos 31 de agosto de 2016 @ 5:06Ou seja confia em Deus e estarás protegido 24h (é a vigilância perpétua de Deus sobre aqueles que nele confiam)
ola a paz e eu estou querendo pregar no salmo 121 poderia me mandar o esbolço destre vercilulo
Comentário por ERMANI ANDRADE DA SILVA SILVA 11 de novembro de 2016 @ 23:23Republicou isso em Maria Delmond.
Comentário por Maria Delmond 23 de dezembro de 2016 @ 23:17Boa tarde.,
O que seria este abreviação? PP, 664.
Referente a localidade onde Davi estava e o fundo histórico, foi extraído de qual literatura?
Obrigado,.
Comentário por Samuel Moura 27 de agosto de 2017 @ 17:47Bom dia, prezado irmão.
Comentário por jquimelli 30 de agosto de 2017 @ 10:16A abreviatura PP se refere ao livro Patriarcas e Profetas, de Ellen G. White.
As demais bibliografias estão citadas.
Que o Senhor lhe abençoe.
Gostei muito de estudar este salmo e posso dizer que a maneira de Deus usar o autor deste estudo falou muito comigo de uma forma bem agradavel. O Espirito Santo atuou esclarecendo e revelando a Sua Santa palavra para nós
Comentário por Ilmario granja lessa 17 de novembro de 2017 @ 18:24muito bom .mesmo .nós precisamos de aprender o contexto certo e original primeiro pra depois passar a lição pra nossa vida diária e aprendi nesse estudo.
Comentário por Cristiano Brown 5 de março de 2018 @ 17:58Estou estudando para ministrar sobre este Salmo, me ajudou muito a compreendê-lo melhor. Obrigada de coração.
Comentário por Joane 5 de setembro de 2018 @ 11:19Top
Comentário por Juliano 21 de dezembro de 2018 @ 7:10Um excelente estudo que Deus abençoe.
Comentário por Jailson dos santos FARTUM 12 de setembro de 2019 @ 16:10Obrigada por compartilhar seu trabalho.
Comentário por Ivanete Alves Câmara Rosa 23 de dezembro de 2021 @ 6:40Amo esse salmos ❤️ ele fala comigo obrigada meu Deus 🖐️🙏
Comentário por Rosangela Rodrigues da Silva 4 de novembro de 2022 @ 3:01Muito bom
Comentário por Katrielen Mota da silva Ribeiro 6 de junho de 2023 @ 9:37Muito inspirador! 🙌🏾
Comentário por ludgenio joaquim 30 de dezembro de 2023 @ 8:01Muito inspirador! 🙏🏾♥️
Comentário por ludgenio joaquim 30 de dezembro de 2023 @ 8:03