Reavivados por Sua Palavra


Salmo 86 by Jobson Santos
1 de novembro de 2013, 0:09
Filed under: Salmos | Tags: , ,

Salmo 86 – Comentário devocional:

Em meio aos Salmos dos filhos de Coré aparece essa oração do próprio Rei Davi. Aqui temos um vislumbre da alma de um herói admirado por sua bravura e coragem.

Davi sente um constante e profundo desejo de se relacionar com Deus. Ele apresenta a sua grande necessidade e a grande misericórdia de Deus como razões para a garantia de que Deus irá ajudá-lo (vs. 1 e 5). Ele se considera santo, porque confia em Deus (v. 2). Ele clama ao Senhor por ajuda em suas provações, conflitos e perigos, pois confia na imensa misericórdia e bondade de Deus (vs. 5 e 15).

Davi não procura os deuses pagãos – “Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes” (v. 8). Ele vai a uma instância mais alta para pedir ajuda. (vv. 8-10).

Davi aguarda com expectativa o momento em que todas as nações se prostrarão diante do Senhor (v. 9). O apóstolo Paulo aplica essa homenagem a Jesus – “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra” (Fp 2:10, NVI). João, o revelador do Apocalipse, expande o pensamento: “Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: ‘Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre!’ ” (Ap . 5:13. NVI).

Em vista das grandes forças ao comando de Deus, os inimigos de Davi encolhem de tamanho – seja o gigante Golias, o invejoso rei Saul, ou ou até mesmo a guerra entre seus próprios filhos. Os problemas de Davi não cessaram (vs. 14-17), mas ele encerra com a certeza de que Deus está ao seu lado.

Senhor Deus, nas provações que enfrento, somente em Ti busco ajuda e conforto.

Beatrice Neall

Estados Unidos

 

Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/86/

Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Salmo 86

 


3 Comentários so far
Deixe um comentário

#rps – Salmos 86 – Se pudesse alterar o acrescentar um título nesse salmos seria ” Meu Socorro” . Davi aqui relata suas aflições ,seus medos, mas sua alma encontra refugio e segurança nào em qualquer deus ,mas no Senhor . Quantos confiam em deuses modernos ( ciência, dinheiro, politica ) mas nossa confiança deve estar fundamentada, naquele que rege os mundos, que é adorado, e sera reconhecido por toda eternidade, pelos povos e nações. Aquele que mostra o caminho,quando nào existe caminho, que abre o mar se preciso for. Nosso Deus ele traz o alivio para nossas almas, é o balsamo. Os soberbos cairão, os fortes fraquejarão. Mas os justos receberão a vitória. Hoje embora estejas abatido com um problema imenso, com inimigos a espreita, suplica ao Verdadeiro Deus, e comtempla o livramento!

Comentário por gilberto.jose@adventistas.org.br

PAZ DO SENHOR A TODOS. ESTE SALMO 86 MOSTRA CLARAMENTE QUE DEVEMOS ESTAR SEMPRE PREPARADOS PARA RECEBER AS BENÇÃOS DE DEUS NÃO SÓ MATERIALMENTE MAS ESPIRITUALMENTE, POIS ELE ESTÁ AFIRMANDO PARA TER EM SUA VIDA UM GRANDE AVIVAMENTO ESPIRITUAL DAVI AQUI ESTAVA DESFALECENDO MAS ELE DIZ EU CONFIO NO ÚNICO DEUS VERDADEIRO QUE NUNCA FALHA POSSO TER INIMIGO ME PERSEGUINDO MAS EU CONFIO EM DEUS.

Comentário por PR. AFONSO SEVERO

Cumprimento a todos com a Paz do Senhor…
Davi está aflito pede a misericordia do Deus vivo por ele. Ele sabe que é totalmente dependente do todo poderoso, que precisa de sua ajuda, para tudo e todas as coisas.
Agradece, pois sabe que Deus tem sido bom para ele.
Sabe que sem o Senhor não há como sobreviver, sem o Senhor é como entrar num labirinto às escuras, é viver num lamaçal de medo e tristeza, é morrer mesmo estando vivo.
Mas com o papai Jeová é viver em meio a alegria, é dormir em plumas de algodao, é florescer a cada manhã, é deixar o sol raiar em seu coração e sem falar no galardão da Salvação e muito há o que se falar àquele que escolhe andar com Deus o nosso Senhor.
Pois o Senhor é bom, é generoso, misericordioso, justo, ele é fiel.
Que ama e cuida de seus filhos.
Assim somos nós totalmente dependentes do Pai. Que seria de nós sem a sua misericordia.
Ele nos livra a todo instante do mal, mantém nossa alma em total acalento, que vivifica nosso espírito, e nos mantém firmes e fortes, que nos segura pela mão e diz vem filho meu a quem amo tanto…
Sou eternamente grata para com Deus, o amo de todo meu coração, sem ele não sou nada, não sou ninguém…
Comentario Patricia…15/06/2021

Comentário por Patricia




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: