Muitos salmos são letras prontas para canções espirituais, dada a qualidade das poesias, que refletem muito bem os anseios da alma, e que tem levado conforto e apoio a muitos, em todas as épocas.
O salmo 63 é um deles. Daniel Ludtke se inspirou nele para compor a música de “Os Meus Lábios Te Louvam”. Impressionante é que ele retirou as palavras literais dos versos 1 a 3 da versão Almeida, compondo uma linda melodia que se encaixou lindamente com o texto. Realmente um artista inspirado.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hDal7TVWEJU
Outra canção inspirada é a “Better than life”, do grupo ACapella, que tem como centro a frase: “Seu amor é melhor do que a vida” (NVI). Um pensamento muito significante, que merece meditarmos nele, pois mostra uma verdade espiritual profunda. Na verdade, o próprio fundamento da salvação, que mostra tanto o papel de Deus quanto o nosso.
Deixo aqui o link para que você desfrute uma versão desta canção, assim como a tradução da letra.
http://youtube.com/w/?v=Qv5zZOnQ654
Um abraço,
Jeferson
Melhor que a Vida (Better than life)
Em uma terra seca e cansada, onde não há água
A minha alma tem sede de você
Eu Te vi no santuário
Vi o Seu poder e glória
Meus lábios Te glorificarão
Eu te louvarei enquanto eu viver
Em teu nome levantarei as minhas mãos
Coro:
Teu amor é melhor do que a vida
Teu amor é melhor do que a vida
Sinceramente eu procuro você
A minha alma tem sede de Ti
Porque Teu amor é melhor do que a vida
Porque Tu é minha ajuda eu vou estar sempre cantando
À sombra de Tua asa.
Eu vou ficar bem perto de você
A tua mão direita me sustém
Eu penso em você a noite toda
Com os lábios cantando louvarei
E a minha alma ficará satisfeita
Coro
Ponte:
Oh, Deus, Tu és o meu Deus
Sinceramente eu procuro você
Tenho saudades de você
Oh, Deus, Tu és o meu Deus
Sinceramente eu Te busco
Tenho saudades de Ti
Repita Chorus
Fonte: http://lyrics.wikia.com/Acappella:Better_Than_Life
In a dry and weary land where is no water
My soul is thirsting for you
I have seen you in the sanctuary
Beheld your power and glory
My lips will glorify you
I will praise you as long as I live
In your name I will lift up my hands
Chorus:
Your love is better than life
Your love is better than life
Earnestly I seek you
My soul is thirsting for you
Cause your love is better than life
Because you are my help I will be singing
In the shadow of your wing
I’m staying close beside you
Your right hand upholds me
I think of you through the night
With singing lips I will praise
And my soul will be satisfied
Repeat Chorus
Bridge:
Oh, God, you are my God
Earnestly I seek you
I’m longing for you
Oh, God, you are my God
Earnestly I seek you
I’m longing for you
Repeat Chorus
Comentário devocional:
Davi, o ungido de Deus, era um homem em fuga, um alvo da raiva do rei Saul. Em um momento de turbulência e intensa emoção ao ser perseguido pelo rei Saul no deserto de Judá, Davi resolveu em seu coração apoiar-se no Todo-Poderoso. Ele expressou seu desejo de estar próximo de Deus, ao invés de se desesperar. Ele se deleitava na comunhão de Deus, sabendo que não tinha sido abandonado. Ele declarava sua confiança no Senhor, ao invés de ficar com medo e desanimado.
Davi desejava uma experiência mais profunda com Deus. A relação que ele tinha naquele momento com o Senhor não era suficiente. Ele comparou seu desejo à sede experimentada na seca mais severa, quando o solo está seco e rachado devido a um longo período sem chuva. Ele percebeu, muito antes de Jesus ter caminhado sobre a terra, que esta era uma sede que só podia ser saciada pela Água Viva. Davi tinha prazer na comunhão de Deus e recordava os momentos em que sentira a presença e o poder de Deus mais profundamente. O seu apreço e admiração por Deus são expressos de forma apaixonada, ao ele dar mais valor à bondade divina do que à própria vida (v.4).
Fruto do seu profundo amor e respeito por Deus, Davi louvava continuamente. Ele falou como alguém que tinha experiência na comunhão com Deus. Davi desfrutava prazer em sua comunhão com Deus, fosse em tempo de batalha ou na hora de dormir. Todo momento lhe era adequado para a comunhão. Devido a isso ele experimentou a mão protetora de Deus de diversas maneiras ao longo dos anos. E Ele reconhecia a Sua ajuda, refúgio e cuidado. Neste estado de alegre confiança, ele se recusa a estar desencorajado. Ele sabe que Deus acabará por prevalecer. Davi poderia ter orado por uma série de coisas, mas neste Salmo muito bem escrito, o coração de Davi simplesmente transborda de admiração e gratidão a Deus.
Nas dificuldades do dia-a-dia, o que fala mais alto, o nosso desejo por Deus ou por nosso desespero por alívio? Nos momentos em que Ele silencia escolhemos nos aquecer em Sua comunhão ou preferimos nos sentir abandonados? Ao lutar com as dificuldades existentes diante de nós, somos capazes de confiar plenamente no resultado planejado por Deus? Quando permitimos que Deus aprofunde a nossa experiência com Ele, somos transformados. Desenvolvemos um desejo por intimidade com Ele, não apenas por Suas respostas ou soluções. O nosso maior desejo passa a ser passar mais tempo com Ele e nos tornarmos mais semelhantes a Ele.
Querido Deus, ao passarmos por tristezas, solidão, doença, ou provações, confiamos que Tu estás conosco e nos ajudarás a transpor estas dificuldades. Permita que sintamos Sua presença conosco nestes momentos e que essas experiências contribuam para nos tornarmos mais semelhantes a Ti.
Stephanie Sheehan
Estados Unidos
Traduzido por JAQ/JDS
Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/63/
Texto bíblico: Salmo 63