Reavivados por Sua Palavra


Jó 41 – comentários by Jeferson Quimelli
6 de agosto de 2013, 0:34
Filed under: Sem categoria

Aqui o argumento é: que Jó revele primeiro sua destreza em dialogar com o crocodilo, para então pensar em lutar com Deus, num debate. Os maravilhosos detalhes da vida de cada animal supõem uma sabedoria e potência tão grandes da parte de Deus, que é melhor reconhecer que nossa vida, também, faz parte dos bem pensados desígnios de Deus (Bíblia Shedd).


Em uma série de perguntas, a voz do Todo-Poderoso sugere a grandeza desse animal (Comentário Bíblico Devocional-VT, FBMeyer).

1 crocodilo. [NVI: "Leviatã"] A descrição poética nessas linhas está ancorada na natureza, mas a criatura ou as criaturas descritas representam algo mais. A exemplo das feras de Is 27.1 e Sl 74.14, elas simbolizam poderes ameaçadores nas dimensões celestial e terrestre (Ap 12.7; 13.1) (Bíblia de Genebra).

6 mercadores. Heb kena’anm, negociadores viajantes, vendedores ambulantes, que deram origem ao nome Canaã. O crocodilo não se presta para ser mercadoria negociável, nem se come sua carne (Bíblia Shedd).


9-11 É loucurapara as pessoas pensarem que podem se opor a Deus quando elas tem medo de confrontar mesmo um crocodilo. Quão mais poderoso é Deus! (Life Application Study Bible).

10 Aplica-se a moral: quem se impressiona com a criatura, muito maisdeve se impressionar com o Criador (Bíblia Shedd).


Este versículo contém a conclusão da argumentação toda. Uma criatura que Deus fez é tão formidável que o homem não ousa "despertá-lo". Como, então, alguém ousa contender com o Criador? (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 687).

11 Me precedeu [NKJV].O clímax do argumento iniciado em 38:4, evolui do menor para o maior; do inanimado (não vivente) para o animado (vivente), até às mais surpreendentes de todas as criaturas (behemoth, leviathan), até chegar em Deus, originador e Senhor sobre tudo (Andrews Study Bible).

O argumento é: se o homem não pode controlar criaturas como o crocodilo, como pode querer forçar o Criador a conceder-lhe favores especiais? A alusão parece ser às repetidas demandas de Jó para ser ouvido (Jó 9:34;, 35; 13:3, 22; 23:3-7) (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 688).

18 resplandecer luz. A água borrifada pelas narinas do crocodilo rebrilha na luz do sol (Bíblia Shedd).


mó de baixo. A pedra de baixo do moinho era maior e mais dura que a de cima (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 688).

34 soberano sobre todos os orgulhosos. Somente o Senhor pode humilhar criaturas assim (Bíblia de Estudo NVI Vida).



Jó 41 by Jeferson Quimelli
6 de agosto de 2013, 0:00
Filed under: confiança em Deus

Comentário devocional:

No Capítulo 39 Deus concluiu sua explicação sobre Sua capacidade de criar uma ampla gama de animais com características peculiares. No capítulo anterior, um animal enorme (Behemoth) foi descrito com características semelhantes a um hipopótamo. Agora, no capítulo 41, um outro animal de grande porte (liwyathan) é apresentado com características que lembram o crocodilo.

Deus pergunta a Jó: 1) Se ele pode arpoar este grande animal. 2) Se ele pode “prender sua língua com uma corda” (v. 1, NVI) [Sabidamente, a língua é a parte mais sensível de um crocodilo]. 3) Se Jó pode colocar uma corda em seu nariz, ou 4) Atravessar sua mandíbula com um gancho (v. 2).

O animal é descrito com características semelhantes a um crocodilo, mas pode simbolizar também um poder maligno, Satanás (ver Is 27.1; Sl 74:14; Ap. 12:7; 13:1). 4) “Você imagina que ele vai implorar misericórdia e dizer palavras amáveis?” (v. 3, NVI) [isto nos lembra as “amáveis” palavras ditas a Eva]. 5) Será que este animal “fará um acordo com você para que o tenha como escravo pelo resto da vida?” (v. 4, NVI) [o pecado é quem faz dos homens escravos do mal que com ele tentam brincar]. 6) Você vai conseguir brincar com ele como um animal de estimação? (v. 5). 7) “Se puser a mão nele, a luta ficará em sua memória” (v. 8, NVI) [Eva tomou o fruto de suas mãos e desde aquele momento a batalha nunca mais cessou].

Deus pergunta, ainda, a Jó: “Não será derrubado aquele que se levanta contra mim?” (v. 10, tradução do original pelo autor). Na batalha cósmica final, a batalha do Senhor, Satanás será finalmente erradicado. Deus ainda diz: “Eu não vou ficar em silêncio acerca dele e de seus ramos” (v. 12, tradução do original pelo autor). Esta pode ser uma alusão aos anjos que seguiram a Satanás e também foram expulsos do céu. Sabemos que Deus agiu e agirá firmemente contra Satanás e seus anjos, a quem liderou enganosamente para a queda (cf. Apoc. 12 e 20).

Cristo é vitorioso. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Nenhuma criatura, semelhante a qualquer animal, é mais forte do que Ele. Como resultado dessa revelação de Deus, Jó declara no capítulo 42:2: “Eu sei que você pode fazer todas as coisas”.

Querido Deus,
Aprendemos que não devemos temer nada fora, ou em torno de nós, mas, sim, o que existe dentro de nós e nos separa de Ti. Sabemos que se Te aceitarmos como Rei dos Reis, compartilharemos da Tua vitória na batalha final contra o mal, a qual porá um fim na história do pecado e dará início a uma eternidade de paz. Conceda-nos o privilégio de estar ao Teu lado hoje e sempre. Amém.

Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul

Traduzido e adaptado por JDS/JAQ
 

texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/job/41

Texto bíblico: Jó 41